Planta-Gelo (Corpuscularia Lehmannii): Suculenta Rara

Corpuscularia lehmannii

Se você é um apreciador das plantas chamadas “Pedras-vivas” do gênero Lithops, vai gostar também da suculenta Planta-gelo, mais conhecida pelo seu nome científico Corpuscularia lehmannii. Elas pertencem ao mesmo grupo, porém a Planta-gelo tem uma manutenção de cultivo mais simples.

A suculenta Corpuscularia lehmannii tem porte elegante com design muito pitoresco pois suas folhas são ao mesmo tempo roliças e geométricas. Embora seu porte seja pequeno, ela forma hastes com folhagens densas.

Sobre a Corpuscularia lehmannii

A planta Corpuscularia lehmannii cresce em regiões áridas da Província do Cabo Oriental da África do Sul, em terrenos pedregosos e secos. É considerada uma espécie com alto risco de extinção devido à expansão urbana e mineração.

Ela pertence à família Aizoaceae, a mesma dos famosos Cacto Pedra ou Pedra-viva. Já falamos sobre eles aqui no site, se quiser saber um pouco mais leia Como Plantar Lithops, o Cacto Pedra Viva.

Ela possui outro nome popular, Coração-partido.

A Corpuscularia lehmannii tem crescimento considerado moderadamente rápido, chegando a atingir cerca de 30 centímetros de altura.

Ela possui hastes longas, ascendentes e com entrenós visíveis de tom roxo quando jovens, contudo mais tarde tornam-se verdes e cobertas por folhas roliças.

As folhas formam lâminas angulosas e muito suculentas. Elas surgem em pares opostos e são de cor verde um pouco acinzentada.

As flores são amarelas e desabrocham solitárias nas extremidades da planta. Podem ter até 4 centímetros de diâmetro. Elas despontam durante o verão e outono.

Como Cuidar da Suculenta Corpuscularia lehmannii

Luz e Temperatura

Embora seja uma planta que aprecia muita luminosidade, a suculenta Corpuscularia lehmannii pode ser cultivada tanto em sol pleno no solo de jardins como também em vasos e jardineiras em ambientes de meia-sombra.

Dentro de casa escolha locais como o beiral das janelas ou as varandas. Elas se desenvolvem melhor em ambientes bem iluminados, se adaptando tanto a locais semissombreados quanto de sombra, desde que com luz indireta brilhante.

Um indicativo de que sua suculenta pode estar precisando de mais luz é observar o estiolamento. Plantas com deficiência de luz crescem estioladas, ou seja, o espaçamento entre um grupo de folhas e outro é longo, indicando que a planta está se “esticando” em busca de mais luminosidade.

Plantas mais jovens devem ser acostumadas gradativamente ao sol. Apesar de suportar a luz solar direta, é preciso ter cuidado com as regiões tropicais mais quentes do país. Por outro lado, podem suportar temperaturas negativas de até -5°C.

As folhas adquirem um tom mais bonito, acinzentado quanto maior a exposição à luz.

Corpuscularia lehmannii com flores
Reprodução imagem: suculentas.mdc/glasshousesucculents

Rega e Substrato

O solo com boa drenagem é um fator de extrema importância para a Corpuscularia lehmannii. Como em seu habitat de origem elas crescem em fendas de rochas, tente reproduzir o mesmo tipo de ambiente deixando o substrato mais arenoso e solto.

Assim como a maioria das suculentas, a Planta-gelo é tolerante à seca. Sendo assim, as regas devem ser moderadas e abundantes, porém somente quando o solo estiver completamente seco.

Pelo contrário, quando a rega é insuficiente, suas folhas se tornam enrugadas.

A suculenta Planta-gelo passa por um período de dormência no inverno, quando seu crescimento é interrompido. Nesse sentido, as regas devem ser diminuídas tanto na quantidade quanto na regularidade nesse período.

Adubo

Faça a fertilização pelo menos duas vezes a cada estação de crescimento, entre a primavera e o outono. Utilize adubo próprio para suculentas, com baixo nitrogênio.

Além disso, siga as instruções da embalagem para evitar o excesso de nutrientes. 

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre a Planta-gelo (Corpuscularia lehmannii)? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário