Filodendro Brasil: Curiosidades, Substrato, Regas e Luz

filodendro brasil
Filodendro Brasil Imagem: Sítio da Mata

O Filodendro Brasil é uma planta bastante popular pois não exige muitos cuidados de rega, além de ser uma planta que pode ser cultivada dentro de casa.

É uma trepadeira com folhas decorativas de cores verdes rajadas de amarelo.

Aqui neste artigo você encontrará um conteúdo amplo para cultivo dessa linda planta.

Com os cuidados certos de localização e cultivo você terá uma trepadeira perene em casa por muitos anos.

Fatos Interessantes Sobre o Filodendro Brasil

  • Nome Botânico: Philodendron scandens, Philodendron hederaceum, entre outros
  • Outros Nomes: Filodendro pendente, Filodendro, Filodendro Brasil
  • Origem: América do Sul, América Central, América do Norte
  • Família: Araceae
  • Luminosidade: Meia-sombra, Sombra

Filodendro Brasil

O Filodendro Brasil é comumente confundido com a Jiboia (Epipremnum pinnatum) pois são são extremamente parecidos. Ainda mais, ambas as espécies possuem folhas em formato de coração.

Para não especialistas, existe uma dica para diferenciá-los. O Filodendro tem o tamanho das folhas em torno de 10 cm. Enquanto é comum ver a Jiboia com folhas enormes à medida que se aproximam da copa das árvores e ganham mais luminosidade.

Em seu habitat de origem, o Filodendro Brasil cresce protegido sob a sombra das árvores.

Forma flores típicas com haste de inflorescência, bráctea e sabugo. Um espetáculo à parte são as longas raízes aéreas que pendem da planta. Elas podem atingir um comprimento de até 6 metros em plantas mais velhas no habitat natural.

Substrato

O Filodendro Brasil gosta de solo rico em matéria orgânica e que permita uma boa aeração. Portanto, escolha substrato que tenham alto teor de nutrientes para garantir o crescimento saudável e vigoroso da sua planta.

Essa planta gosta de substrato levemente ácido. Sendo assim, acrescente à mistura um pouco de pó de rocha. Este composto mineral é responsável por elevar o PH ácido do solo. 

Além disso, acrescente a fibra de coco para ajudar na aeração.

Luminosidade

Como uma trepadeira que vive sob as árvores, o Filodendro Brasil gosta de sombra. Evite a luz solar direta e longa, pois dessa forma suas folhas podem sofrer queimaduras.

Evite também locais com corrente de ar, sobretudo em locais onde o inverno tenha índice muito baixo. A temperatura ideal para a planta é entre 15° e 25°.

Regas

Considerando seu tamanho, em suma, o Filodendro tem um consumo de água relativamente baixo.

Dessa forma, o ideal é que se ofereça água somente quando o substrato estiver seco da última rega. Lembrando assim, que é sempre melhor pecar pela falta de água do que correr o risco de encharcar as raízes.

Em épocas de temperaturas altas e baixa umidade do ar, borrife com água as folhas. Ao mesmo tempo, também ajuda a mantê-las limpas, livres da poeira.

Filodendro Xanadu: a Planta Perfeita para sua Sala

O Que Fazer Quando Tenho uma Planta Morrendo por Falta de Água

7 Plantas Que Precisam de Pouca Água e Gostam de Sombra

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário