A flor Frésia é uma bela espécie bulbosa que possui um perfume marcante e delicioso. Elas adornam jardins nos meses de verão e surgem de caules finos que alcançam cerca de 40 centímetros. Conheça os cuidados e algumas espécies de flores Frésias mais cultivadas no nosso país.
Sobre a Flor Frésia
Cerca de 15 espécies pertencem ao gênero Freesia, todas elas nativas do continente africano, sendo a maioria da África do Sul. Seu nome vem do pesquisador e médico Friedrich Theodor Freese, que viveu no século XIX. Elas são plantas perenes e bulbosas da família Iridaceae.
Algumas espécies cultivadas no Brasil são: Freesia refracta, Freesia leichtlinii, Freesia corymbosa e ainda Freesia x hybrida.
As folhas são em sua maioria de tons verde claro, em formato de longas fitas e as flores podem ser duplas ou simples, dependendo da espécie. Além disso, as flores têm um formato de trombeta que se abrem como espigas ramificadas. Podem ser de cores vermelhas, laranjas rosas, roxas, amarelas, azuis, brancas ou ainda multicoloridas.
Após o florescimento, a Frésia (Freesia x hybrida) forma frutos esféricos irregulares que contém sementes redondas brilhantes em tons de marrom.
A saber, a Frésia tem vários híbridos ao redor do mundo, sendo muito cultivada tanto para fins ornamentais quanto para indústria de perfumes.
A flor Frésia é muito cultivada como flor de corte devido à sua longa duração de cerca de 15 dias. No seu jardim, quando for usar a Frésia para arranjos, corte a haste o mais próximo possível da base, assim que a primeira flor se abrir.
Além disso, coloque água no vaso apenas para cobrir os primeiros centímetros do caule da planta.
As flores têm um perfume agradável largamente utilizado na indústria cosmética e farmacêutica.
Assunto relacionado: 5 Plantas com Flores Coloridas que Vão Alegrar Qualquer Ambiente
Como Cuidar da Flor Frésia
A Frésia gosta de ambientes ensolarados e se adapta muito bem também à meia-sombra. E embora seja uma planta que aprecia o calor, ela precisa de umidade constante.
Especialmente após o plantio, o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas, contudo, cuidando para não ocorrer o encharcamento. Após a primeira floração elas se tornam menos sensíveis a curtos períodos de seca.
A flor da Frésia não gosta de ser aguada do alto, assim no momento das regas, molhe sempre a planta por baixo. E se possível, quando floridas, proteja-a das chuvas.
Elas crescem melhor quando plantadas em grupos, em solo bem drenado e rico em húmus. Para ajudar na floração, utilize fertilizantes ricos em potássio durante todo o ano e interrompa logo após a floração.
Os bulbos da Frésia entram em período de dormência no inverno, dessa forma, não havendo necessidade de rega e nem de adubação. Se preferir, espere as folhas secarem e retire os bulbos da terra para armazená-los em local fresco e seco.
Como Plantar a Frésia
O cultivo através de bulbos têm maior sucesso do que por meio das sementes, que exigem um controle de temperatura e umidade difícil de alcançar em casa. Além do mais, você vai encontrar Frésias para plantar que florescem em diferentes épocas do ano.
Nesse sentido, procure nas floras pelo tubérculo da Frésia. Eles são vendidos em sacos ou redes e muitos permitem a visualização da qualidade do bulbo. Compre somente os bulbos que estiverem bons com aparência saudável, pois os danificados não brotam bem.
Prepare o solo do jardim ou vaso com matéria orgânica e deixe um espaço de cinco a dez centímetros entre um bulbo e outro. Cave buracos entre 10 e 20 centímetros de acordo com o tamanho do bulbo que você tem.
Em seguida acomode os bulbos e complete o substrato. Regue e mantenha o solo constantemente umedecido.
As Frésias se adaptam bem em diversos estilos de jardim e podem ser combinadas entre elas com tons diferentes ou ainda preencher composições com rosas e outras plantas perenes. Use a criatividade e combine com plantas que você já tem no seu jardim, observando, entretanto, se são de características semelhantes quanto ao solo e umidade.
Gostou das dicas sobre a planta com flor Frésia? Deixe suas estrelinhas abaixo e compartilhe com quem você sabe que também gosta de flores.