Flor Rosa do Deserto: Veja Como Cuidar e Ter Muitas Flores

flor rosa do deserto

A Flor Rosa do deserto é uma planta bem resistente, e como seu próprio nome sugere, é nativa de regiões com condições climáticas severas. O que faz com que tenha desenvolvido um sistema de armazenamento de água em seu caule. Todavia, assim como as outras plantas ela também precisa de cuidados específicos.

Um dos pontos mais interessantes dessa planta é que ela ama o sol, e o seu caule grosso possui essa característica com o objetivo de acumular água para os períodos de estiagem. De fato, como ela é nativa de regiões áridas, isso possibilita a sua sobrevivência em ambientes tão inóspitos.

Sobre a Flor Rosa do Deserto

  • Nome Botânico: Adenium obesum
  • Outros Nomes: Rosa do deserto, Adenium, Flor-rosa-do-deserto
  • Origem: África e Oriente Médio
  • Família: Apocynaceae
  • Flor: Diversas cores
  • Luminosidade: Sol pleno

Cuidados com a Flor Rosa do Deserto

Por gostar de calor, essa planta pode ficar em ambientes mais quentes e que sejam protegidos, no inverno, de temperaturas abaixo de 10°C.  baixas.

As plantas cultivadas em condições adequadas, mesmo ainda jovens, com menos de 20 centímetros de altura já florescem. Para estimular o aparecimento de flores, prefira adubos com maior percentual de fósforo. As florações ocorrem geralmente na primavera, contudo algumas espécies ainda florescem no verão e no outono.

Você deve ter bastante cuidado com a quantidade de água que adiciona em sua Flor Rosa do Deserto, pois como seu caule acumula água, há o risco de sobrecarregar a planta. Dessa forma, isso pode causar encharcamento do solo e consequente podridão das raízes. Assim, regue com moderação, contudo não deixe passar muito tempo sem regar.

Sempre utilize vasos com muitos orifícios e substratos com boa drenagem, que seja rico em matéria orgânica e com consistência mais arenosa. Desse modo, utilize pelo menos 40% de areia grossa na mistura com terra. Adicione também um pouco de carvão, pois ele ajuda a absorver a água em excesso, além de retirar as impurezas do solo.

A flor do deserto possui toxina em sua seiva e não pode de forma alguma entrar em contato com a pele.

Sendo assim, esteja atento ao acesso de crianças e animais à planta também. Certifique-se de manter a planta fora do alcance e contato dos pequenos.

A Flor Rosa do Deserto é uma planta incrível e como resultado está sendo bem escolhida pelos brasileiros. Com os cuidados adequados as flores irão aparecer com suas características encantadoras.

Veja Também:

Tipos de Plantas Carnívoras e Suas Estratégias

Problemas com a Calathea; Erros que Podem Prejudicar sua Planta.

Como Plantar Cebola em Jardins e Vasos

Cuidando da Tropicalíssima Bananeira em Vasos

5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço

Gostou das dicas sobre como cuidar da Flor Rosa do Deserto? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (7 votes)

Deixe um comentário