Flores Amarelas Para O Jardim

flores amarelas para o jardim jasmim amarelo

A melhor decoração de qualquer jardim é aquela que surgiu dos seus sonhos. Tem quem sonhe com flores de cores específicas, tamanhos e texturas. Hoje vamos falar daqueles que procuram flores amarelas para o jardim, seja para forrar o solo, acompanhar o muro, preencher pórticos e paredes, adornar beira de lagos ou simplesmente formar belas touceiras salpicadas de amarelo no jardim.

Flores Amarelas

As flores amarelas desempenharam um importante papel em diversas culturas ao longo da história. Nas culturas orientais, por exemplo, a cor amarela é considerada sagrada e imperial. O povo Maia associava o amarelo ao alimento, o milho, e para eles as flores amarelas simbolizam abundância e saúde. Na nossa cultura ocidental a cor amarela simboliza alegria e esperança.

Veja a seguir as espécies de flores amarelas que separamos para você.

1 – Íris-amarelo (Iris pseudacorus)

Iris pseudacorus

O Íris-amarelo é uma espécie encantadora, suas folhas em formato de longas fitas, como em leques, se elevam bem acimas das hastes das flores amarelas. A floração tem um tom amarelo-brilhante na espécie típica, no entanto existem outros cultivares com flores amarelo-claras e esverdeadas.

Ela também é conhecida popularmente por outros nomes como Bandeira-amarela e Flor-de-lis-amarela.

Nativa da Europa, Ásia e norte da África, ela é uma planta aquática, com formação de maciços, que gosta de estar em locais com solo constantemente umedecido. Sendo assim, perfeita para beira de lagos e tanques, podendo até mesmo ficar com sua base toda dentro da água.

O Íris-amarelo é para quem mora em regiões com clima frio, pois não gosta do calor tropical.

2 – Trepadeira-africana (Senecio mikanioides)

Senecio mikanioides

Essa elegante trepadeira tem folhas recortadas com margens irregulares que acrescentam um charme especial à sua profusão de flores amarelas. A floração ocorre ao longo do ano principalmente na primavera e no verão.

A Trepadeira-africana, como o próprio nome indica, é nativa da África do Sul e tem um crescimento considerado moderado. Além disso seu crescimento e floração são mais efetivos quando cultivados em regiões de altitude dos estados do Sul e Sudeste do Brasil.

Ela suporta climas frios com temperaturas mais baixas, típicas do sul do país. Seu cultivo é bastante utilizado para ornar pórticos, caramanchões, grades e cercas. Ela pode ser plantada no jardim como também em vasos e jardineiras, desde que em locais com meia-sombra ou sol pleno.

3 – Feijão-da-praia (Sophora tomentosa)

Sophora tomentosa)

O Feijão-da-praia é para quem procura uma planta resistente à solos arenosos, com alta salinidade em ambientes litorâneos. Nativa de manguezais e restingas de toda a costa tropical do Brasil, ela é uma espécie rústica que pode ser cultivada como escandente para a formação de moitas isoladas. Além disso, é comum também seu cultivo como cerca, divisória ou em renque.

Sua inflorescência é em cachos eretos nas pontas dos ramos com flores amarelas que se formam durante quase todo o ano. Ela possui interessantes frutos (foto) que além de embelezar o conjunto, justificam seu nome popular de Feijão-da-praia. 

4 – Jasmim-amarelo (Jasminum mesnyi)

flores amarelas para o jardim

A planta Jasmim-amarelo tem hastes pouco ramificadas, porém longas, chegando a 2 ou 3 metros de comprimento. Ela forma um arbusto lindo pendente, sobretudo com suas flores amarelas com pétalas finas, dobradas ou semidobradas, dispostas ao longo dos ramos.

A floração ocorre desde a primavera até o outono, desde que cultivada em sol pleno. Além disso, tem um crescimento rápido. Seus ramos podem ser conduzidos com a ajuda de um suporte para efeito de planta trepadeira ou mesmo para a formação de cercas.

Nativa da China, ela pode ser cultivada também em varandas e jardineiras em ambientes semissombreados, contudo sua floração não será tão abundante em comparação com o cultivo em sol pleno.

5 – Gazânia-perene (Gazania rigens var. Uniflora)

Gazania rigens var. Uniflora

Essa é uma planta diferenciada com folhas de cores lindíssimas. Elas são verde-acinzentadas e quando misturadas a outras plantas do jardim ou mesmo em maciços isolados se sobressaem visualmente pela sua beleza.

Além de suas folhas atraentes, a Gazânia-perene possui flores amarelas solitárias que surgem acima da folhagem e atraem as borboletas. É uma planta de sol pleno, perene e resistente à seca. Tem crescimento decumbente, ou seja, típico de uma planta rasteira que cresce deitada sobre o solo com a extremidade erguida.

Nativa de dunas costeiras e pastagens da África do Sul e Moçambique, a Gazânia-perene gosta de solo rico em matéria orgânica.

6 – Alamanda-de-cerca (Allamanda polyantha)

Allamanda polyantha

As alamandas são arbustos que geram uma quantidade grande de flores, e a maioria delas com características bem típicas em seu formato tubular e delicadeza de suas pétalas. A Alamanda-de-cerca não é diferente, suas flores amarelas surgem várias vezes ao ano, mas principalmente durante a primavera.

A espécie Allamanda polyantha é nativa dos estados de Minas Gerais e também do Espírito Santo. Ela é um arbusto rizomatoso, muito ramificado, perene e que pode chegar a 2 metros de altura.

Plante a Alamanda-de-cerca em sol pleno para que suas flores sejam numerosas. Escolha, como o próprio nome indica, locais para formar maciços em cercas ou renques. Além disso, ela pode ser podada para se adaptar a alturas menores como para a utilização em bordaduras ao longo de canteiros.

7 – Margaridinha-folha-de-ervilha (Glebionis segetum)

Glebionis segetum flores amarelas

A Margaridinha-folha-de-ervilha forma maciços ou conjuntos muito atraentes e decorativos, não só por suas flores, que aliás são totalmente amarelas, mas também pelo formato interessante de margens irregulares de suas folhas. Além disso, o tom das folhas é um leve verde azulado.

Originária da Ásia, essa espécie é anual e alcança de 40 a 60 centímetros. Pode ser usada para formar bordaduras no jardim e acompanhar muros e canteiros. Ela gosta de sol pleno, contudo prefere o frio e o solo um pouco mais úmido.

Bom, definitivamente, os tipos de flores amarelas são inúmeros. Colocamos aqui apenas algumas sugestões que talvez você ainda não conheça e que se adaptam a várias situações tanto de localização quanto de clima. Acompanhe nossas postagens pois aumentaremos as listas de plantas com flores de diversas cores.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre flores amarelas para o jardim? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário