7 Flores De Sol Intenso Para O Seu Jardim

O colorido das flores no jardim traz uma sensação de frescor para climas como o nosso. Porém, seja no verão ou em outras estações, dependendo da região, o calor pode ser escaldante. Embora as espécies que vamos sugerir sejam flores de sol intenso, elas possuem alguns truques para amenizar o calor. Isso inclui folhas mais duras e peludas e geralmente de tamanho pequeno que evitam o sol e ao mesmo tempo evaporam menos quantidade de água.

Separamos a seguir 7 espécies de plantas que quanto maior a exposição solar maior a quantidade de flores. São plantas que se sentem à vontade com o calor e a luminosidade. Devem ser plantadas sempre em maciços ou em renques para enaltecer a sua beleza e coloração.

7 Espécies de Flores de Sol Intenso

1- Algodão-Bravo (Ipomoea carnea)

Ipomoea carnea com flores rosadas e folhas verdes

O Algodão-bravo floresce quase o ano todo, mas principalmente na primavera e no verão. É uma planta bastante rústica, que tolera tanto um período de seca prolongada quanto o encharcamento.

Embora seja considerado uma planta daninha em algumas regiões, sobretudo por sua facilidade de reprodução, ele é uma boa opção para jardins com solo umedecido por lagos e cursos d’água.

2 – Jade-Vermelha (Mucuna bennettii)

Flor de sol intenso Mucuna bennettii

A Jade-vermelha é uma trepadeira que oferece um espetáculo de flores em abundância, principalmente no verão. É uma planta perfeita para caramanchões e pergolados para evidenciar a beleza dos cachos florais.

Para cultivar a Jade-vermelha é necessário que se apoie seus galhos com estruturas fortes e robustas. Dê preferência a solo rico em matéria orgânica bem como regas regulares, mas sem encharcamento.

Ela gosta de locais quentes e é bastante sensível ao frio, não suportando nem as geadas mais leves.

 3 – Gérbera (Gerbera jamesonii)

Gerbera jamesonii com detalhe de três flores de muitas pétalas de cor salmão com o centro amarelo e miolo marrom, flor de sol intenso.

A Gérbera já é amplamente conhecida como uma vistosa flor de corte por adornar muitos estilos de arranjos florais. No jardim as longas hastes florais se destacam acima da folhagem verde com folhas recortadas e sulcadas.

Embora seja indicada para o cultivo a sol pleno, a Gérbera se desenvolve melhor em regiões subtropicais do país. Além disso, gosta de solo rico em material orgânico.

4 – Lírio-Aranha (Hymenocallis caribaea)

Flor de sol intenso Hymenocallis caribaea de cor branca com longas estruturas que se prolongam das pétalas.

O Lírio-aranha tem flores surpreendentes com um formato inusitado que deixam o jardim com um visual muito diferenciado. Ela é mais indicada para regiões de clima tropical, quente e úmido.

É sensível a temperaturas mais frias, sobretudo invernos mais longos. As regas devem ser frequentes de tal forma que o solo se mantenha umedecido. Além disso, ele precisa ser leve e muito bem drenado.

Fica belíssimo formando grandes grupos de maciços. O Lírio-aranha, também pode ser cultivado a meia-sombra.

Assunto Relacionado: 7 Suculentas De Sol Pleno Que Gostam De Ficar No Jardim

5 – Sálvia-Bicolor (Salvia leucantha)

Flor de sol intenso Salvia leucantha com cores laranja avermelhada e folhas verdes em jardim.

A Sálvia-bicolor é muito procurada por beija-flores e pássaros sebinhos. Tem folhas estreitas e em formato de flecha. As flores roxas e brancas surgem ao longo da inflorescência espigada. Também floresce durante todo o ano.

Gosta de solo fértil com regas regulares. É uma planta tolerante à baixas temperaturas, sendo possível seu cultivo nos estados do sul do país.

6 – Espirradeira (Nerium oleander)

Nerium oleander em cacho de flores brancas e miolo rajado de amarelo, laranja e vermelho.

Se você procura por uma espécie de porte maior, a Espirradeira pode ser a escolha certa. Ela é um arbusto que pode atingir de 3 a 5 metros de altura, quase uma árvore.

É utilizada com frequência para arborização de vias, parques, jardins e também como cerca viva e com a finalidade de formar barreiras visuais.

7 – Cabeleira-de-Velho (Euphorbia leucocephala)

flor de sol intenso Euphorbia leucocephala com flores brancas pequenas em jardim.

A Cabeleira-de-velho é um arbusto grande, leitoso, que pode chegar a 3 metros de altura. Sua beleza está nas folhas que embora muito pequenas são extremamente numerosas, formando um espetáculo após a queda das folhas. Essa beleza branca se estende do outono até o inverno.

E apesar de precisar de sol pleno, ela aprecia temperaturas mais amenas. Bem como seu florescimento é maior em regiões de altitude.

Enfim, mostramos aqui várias espécies para diferentes situações e climas. Se você ainda não encontrou o que procura, dê uma olha nesse outro artigo onde descobrirá mais ideias: 7 Plantas Pendentes De Sol Pleno E De Fácil Cultivo.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre as flores de sol intenso? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário