Flores de Sombra: Quais Delas Você Já Tem Em Casa?

flores de sombra - violeta rosa

As flores de sombra mais comumente comercializadas para a área de estar são: kalanchoe, Bromélia, Orquídea, Antúrio, e Lírio da Paz. Se você está procurando plantas de sombra com flores, veja também algumas espécies menos comuns que talvez você ainda não conheça.

Essas plantas, em particular, têm flores muito atraentes e embelezam todos os ambientes da casa, desde que sejam bem iluminados. O florescimento demanda muita energia da planta.

Nesse sentido, embora os cuidados com cada uma das espécies de flores de sombra sejam específicos de cada espécie, todas elas precisam de muita luminosidade.

Assim, cuidar não é exatamente difícil, mas pode ser aprendido. Principalmente no caso de plantas mais exigentes como as Orquídeas.

Conheças as Flores de Sombra

Kalanchoe (Kalanchoe)

flores de sombra - kalanchoe

Esta planta de casa com flores é especialmente escolhida por causa da variedade de cores. Quase todas as cores podem ser encontradas, do amarelo brilhante ao branco e do rosa ao vermelho flamejante.

A Kalanchoe produz uma grande variedade de pequenas flores durante todo o ano. Além disso, é muito pouco exigente, cabe em quase todos os cantos, um pouco de sombra e rega regular são suficientes. Um local perto da janela é o ideal.

Suas folhas grossas armazenam água. Para que haja muitas flores, a planta deve ficar no escuro 12 horas por dia. Apare as pontas da planta regularmente a fim de manter a planta mais compacta. A Kalanchoe é a planta ideal para todo iniciante!

Bromélias (Bromelia)

flores de sombra - bromélia

Tropicalíssima, nativa das Américas, as Bromélias compreendem mais de 3000 espécies. A inflorescência da Bromélia consiste em brácteas (folhas modificadas) de coloração muito intensa. 

Não apenas a variedade de cores em si, mas também a intensidade das cores dentro das folhas e flores torna esta planta de casa um atrativo único.

Além de muito comum, esta planta é relativamente fácil de cuidar. Tudo o que você precisa é de um local claro e quente com água suficiente.

Orquídeas

flores de sombra orquídea

A Orquídea é uma das divas entre as plantas com flores. Em termos de variedade de cores, formas e crescimento, é difícil encontrar outra espécie à altura. As inflorescências podem consistir em flores individuais, mas também em cachos de flores.

Imediatamente exala um toque exótico em casa. Portanto, não é surpreendente que esta planta tenha encantado colecionadores em todo o mundo. Existem feiras nacionais e internacionais onde se encontram espécies raras, além da exposição de belíssimas orquídeas.

A manutenção da orquídea não é exatamente exigente, mas você precisa conhecer a espécie que tem e o seu modo de cultivo. O bom é que se encontra muita informação disponível na internet sobre cada espécie. As orquídeas, em geral, preferem lugares quentes e com muita água.

Antúrio (Anthurium)

Antúrio (Anthurium)

O Antúrio é uma planta tropical que floresce o ano todo. Os produtores desenvolveram espécies do tipo “mini” que cabem em pequenos espaços dentro de casa. 

Difícil será escolher entre as novas variedades que têm cores brancas, vermelhas, roxas ou laranja e são um encanto.

É uma planta típica de meia-sombra e sombra. Na luz solar direta ela pode perder o tom vivo das flores. Contudo, se escolher um local em casa muito escuro, saiba que haverá menos flores, ou a ausência do florescimento.

Mantenha as raízes sempre úmidas. O Antúrio não tolera correntes de ar ou local com ventos fortes. Fertilizante de orquídea bem como substrato de orquídea são ideais para esta planta.

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

O Lírio da Paz gosta de estar sempre protegido da luz solar direta. Além disso, se caracteriza por murchar muito rapidamente quando está com sede. Suas regas devem ser feitas regularmente, com o solo ainda um pouco úmido. Porém, em épocas de maior umidade do ar a frequência das regas deve diminuir.

Pode ser cultivada tanto na água quanto no solo.

É uma das plantas com flores de sombra mais populares para cultivo no interior. Isso se deve não apenas a sua beleza, mas também a sua simbologia, pois é considerada a representação da pureza e positividade.

Assunto Relacionado: Lírio da Paz Com Folhas Secas: Identifique as Causas

Violeta (Saintpaulia ionantha)

Violeta (Saintpaulia ionantha)

A violeta adorna os vasos de ambientes internos desde muito tempo. Alguns vão reconhecê-la como planta da casa da vovó. Mas ninguém pode negar que suas flores, embora pequenas, são um charme.

A violeta gosta de ficar à sombra e longe dos raios diretos do sol. Elas são plantas perenes, ou seja, duram muitos anos. Além disso, elas florescem várias vezes no ano.

Elas gostam de solo levemente umedecido. Desse modo, as regas devem acontecer somente quando a parte superior do substrato já estiver seca. Porém, evite deixar que o solo fique completamente sem água. Isso pode prejudicar as florações.

Assunto Relacionado: Como Fazer Muda de Violeta: Veja Dicas Preciosas

Planta-Batom (Aeschynanthus lobbianus)

Planta-Batom (Aeschynanthus lobbianus)

A Planta-batom é uma excelente opção entre as flores pendentes de sombra para cultivo interno. Sua inflorescência surge nas pontas das hastes com diversos cálices verdes e flores vermelhas. Ela tem folhas simples opostas ao longo de hastes finas.

Ela é perfeita para vasos e jardineiras em ambientes sombreados pois precisa estar protegida dos raios diretos do sol. A Planta-batom tem uma espécie irmã, Aeschynanthus pulcher, muito semelhante e com o mesmo nome popular.

Elas gostam de substratos aerados e bem drenados e com regas moderadas.

Planta-Tapete (Episcia cupreata)

Planta-tapete (Episcia cupreata)

A Planta-tapete é também conhecida popularmente como Violeta-vermelha por sua semelhança com a Violeta (Saintpaulia ionantha).

Ela é igualmente de pequeno porte, porém sua inflorescência acontece em menor quantidade. Apesar disso, suas folhas garantem a beleza da planta. Elas são acobreadas nas bordas, cobertas com uma fina camada aveludada.

Ela é originária da Amazônia brasileira e atinge cerca de 15 cm de altura. Para garantir seu florescimento, regue com regularidade para manter o substrato umedecido.

Trapoeraba-Roxa (Tradescantia pallida var. purpurea)

Trapoeraba-Roxa (Tradescantia pallida var. purpurea)

Essa roxinha se multiplica muito fácil e é comumente avistada em praças e jardins principalmente pela beleza da sua cor.

A Trapoeraba-roxa é muito ramificada e suas flores, embora sejam pequenas, são delicadas e cor de rosa. Além disso, as florezinhas surgem muitas vezes ao longo de todo o ano.

Você vai amar ter uma Trapoeraba-roxa em vaso como uma das suas flores de sombra. Elas não exigem muitos cuidados, são resistentes e as regas são moderadas.

Veja Também:

Gostou deste artigo sobre as flores de sombra? Aproveite para deixar suas estrelinhas abaixo. Além disso, compartilhe com quem você conhece e que também gosta de flores. Por fim, aproveite e conheça nossos artigos de Receitas do pomar e da horta.

4.9/5 - (23 votes)

Deixe um comentário