As plantas ornamentais adoecem e são atacadas por fungos e pragas . Os problemas surgem, sobretudo por erros de cultivo. E em geral, porque damos o mesmo tratamento a diferentes espécies. Conhecer as plantas que você tem em casa é fundamental para conseguir um desenvolvimento saudável. Entretanto, algumas dicas podem te ajudar a evitar as folhas amarelas nas plantas.
Separamos a seguir algumas possíveis causas de folhas amareladas que podem ser úteis sobretudo se você não tem ainda experiência no cultivo e manutenção das plantas de casa.
Possíveis Causas das Folhas Amarelas nas Plantas
Existem várias razões que podem deixar as folhas das plantas amarelas. É importante identificar corretamente a causa de acordo com os cuidados que você dispensa a planta em questão.
Contudo, saiba que o amarelamento das folhas antigas é comum e você não deve ser preocupar nesse caso. O alerta é para quando muitas folhas da sua planta estão sendo afetadas.
Aqui estão algumas das possíveis causas do amarelamento:
Deficiência Nutricional
A falta de nutrientes essenciais, como nitrogênio, ferro ou magnésio, pode levar ao amarelamento das folhas. Nesse sentido, é importante fornecer à planta uma fertilização equilibrada para mantê-la saudável. Se você tem muitas plantas em casa, comece a anotar os períodos de adubação para não esquecer as datas recomendadas. Cada planta tem uma exigência diferente, o que significa fertilização adequada para uma espécie pode ser pouco para outras. Entenda um pouco melhor sobre os fertilizantes nesse outro artigo que publicamos anteriormente: Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes.
Doenças Fúngicas
Algumas doenças causadas por fungos, como a ferrugem e o míldio, podem causar o amarelamento das folhas. Essas doenças se desenvolvem geralmente em condições de alta umidade e temperatura. Algumas espécies suculentas, por exemplo, preferem ambientes mais secos. Assim, sempre que perceber alguma alteração nas folhas, trate o mais rapidamente possível com fungicidas adequados.
Infestação de Pragas
Pragas como pulgões, ácaros e cochonilhas, também podem causar o amarelamento das folhas. Essas pragas se alimentam da seiva das plantas, causando danos e enfraquecendo-as. A solução é implementar medidas de controle de pragas, como a aplicação de inseticidas, naturais ou químicos. A remoção manual das pragas também pode ser feita para evitar a proliferação. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais fácil será a remoção.
Excesso de Água
Essa talvez seja a causa mais comum do amarelamento das folhas. Isso porque pode ser complicado acertar a quantidade certa de água. Não só a quantidade de água, mas também a frequência. A rega depende de vários fatores como por exemplo, o tipo de vaso, a drenagem do substrato, a temperatura do ambiente, a umidade do ar, vento, sol, chuva, enfim, tudo pode alterar a forma como devemos regar nossas plantas. Nesse sentido, o excesso de água provoca a falta de oxigênio nas raízes e o consequente acúmulo de nutrientes no solo, deixando as folhas amarelas.
Enfim, realize inspeções regulares para identificar o mais cedo possível qualquer causa que esteja provocando folhas amarelas nas plantas. Além disso, remova as folhas amarelas ou danificadas, pois elas podem servir como fonte de infecção por doenças e abrigo para pragas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre as possíveis causas das folhas amarelas nas plantas? Então compartilhe com alguém que também cultiva plantas em casa. Em seguida, marque suas estrelinhas abaixo.