Homalomena Rubescens Ou Tajá-Vermelho: Planta Para Sombra

Folhas verdes da Homalomena rubescens

Com caule avermelhado e folhas grandes em formato de coração, a Homalomena rubescens é uma planta nativa do Sudeste Asiático e pode ser cultivada dentro de casa.

Ela é uma espécie tropical, amante da umidade que prefere ser cultivada à sombra de plantas maiores quando está no jardim.

Conheça um pouco mais sobre a Homalomena rubescens e veja as dicas de rega, substrato, luminosidade e adubação.

Sobre a Homalomena rubescens

A Homalomena rubescens pertence à família Araceae, que sozinha tem mais de 3000 espécies, além de inúmeros cultivares, principalmente em áreas tropicais da América do Sul e do Sudeste Asiático.

Outras plantas muito populares estão na família das Aráceas e já foram comentadas aqui no site. Por exemplo, a Comigo-ninguém-pode e o Guaimbê.

A Homalomena rubescens é conhecida popularmente aqui no Brasil como Tajá-vermelho. Embora em outros países ela seja nomeada como Coração-do-rei e Coração-vermelho em referência às suas folhas grandes e talos vermelhos.

Ela é uma planta entouceirada, sem caule lenhoso e que cresce com ramos eretos, chegando a 50 centímetros de altura.

Tem folhas laminadas em formato de flecha, com nervuras em baixo relevo na face superior e salientes na parte inferior. Elas surgem diretamente da raiz tuberosa e têm pecíolos ou hastes avermelhadas.

Como Cuidar da Homalomena rubescens

A Homalomena rubescens é uma planta tropical tuberosa, e nesse sentido, é comum que ela perca todas as folhas durante o inverno, rebrotando logo depois na primavera.

Luz e Temperatura

A Homalomena rubescens prefere locais claros à sombra ou semissombreados. A exposição ao sol é melhor no sul do país e nos horários de início ou fim do dia.

É uma planta que se desenvolve melhor em temperaturas entre 21° e 30°C. Além disso, não suporta locais muito frios por longos períodos.

Rega e Substrato

As regas devem ser típicas de uma planta tropical que gosta de sombra e umidade, ou seja, moderada, mantendo o solo levemente úmido.

Se perceber pontinhas secas nas folhas ou folhas amareladas pode ser sinal de muita água e encharcamento das raízes. Por outro lado, se as folhas arquearem, murchas, pode ser pouca rega.

Tente mantê-la agrupada com outras plantas se for cultivar a Homalomena rubescens dentro de casa, pois isso favorece a umidade no ambiente.

Na época de muito calor e altas temperaturas, borrifar as folhas ajuda a aliviar um pouco. Lembrando que esse efeito é momentâneo, acabando o frescor assim que a água seca.

Manter as folhas limpas, principalmente das espécies que estão dentro de casa é importante para facilitar a captação de luz a fim de que a planta realize a fotossíntese.

Prepare para a Homalomena um substrato leve e arejado, rico em material orgânico e que seja muito bem drenado.

Adubo

Faça a fertilização da Homalomena rubescens durante os meses da primavera e do verão.

É uma planta tóxica, sendo recomendável mantê-la fora do alcance de crianças, assim como de cães e gatos.

Veja Também:

Gostou das dicas? Logo após terminar a leitura, deixe suas estrelinhas abaixo. Além disso, aproveite e compartilhe com seus amigos que também se interessam por plantas.

4.8/5 - (6 votes)

Deixe um comentário