Iresine Herbstii ou Coração Magoado: Arbusto de Folhas Vermelhas

Iresine herbstii ou Coração magoado

Se você precisa criar um contraste de cores no jardim, ou está procurando uma planta de tons fortes para vasos, pense na Iresine herbstii. Ela é um desses arbustos que chamam a atenção pelo espetacular colorido vermelho vivo das folhas.

Talvez você a conheça por seus nomes populares de Coração-magoado, Coração-de-Maria ou simplesmente Iresine. Além disso, ela tem sinônimos botânicos como Iresine diffusa e Achyranthes verschaffeltii.

A Iresine herbstii é uma planta nativa do Brasil pertencente à família Amaranthaceae. Ocorre em várias regiões do país desde o Pampa, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia.

Além da espécie típica de folhas vermelhas, existe também a lindíssima “Carnaval”. Ela se diferencia apenas nas cores das folhas que são multicoloridas em tons de verde, vermelho, vinho, roxo e amarelo.

Sobre a Iresine Herbstii

A Iresine herbstii é um arbusto perene, ereto, ramificado e com aspecto suculento que pode atingir cerca de 1,3 metros de altura e 90 centímetros de largura.

Suas folhas são arredondadas ou ovaladas, opostas e às vezes, alternadas. Como se não bastasse a linda cor vermelha arroxeada das folhas, elas ainda possuem nervuras bem marcadas.

A inflorescência surge no verão. São terminais com flores pequenas, em tons claros de verde e muito graciosas, apesar de seu tamanho diminuto.

Além da espécie padrão e da “Carnaval”, como citamos acima, a Iresine herbstii possui outros cultivares. Uma espécie facilmente encontrada é a chamada “Aureo-reticulata”. Esta tem folhas verdes com nervuras amarelas.

Como Cuidar da Iresine herbstii

A Iresine herbstii é uma planta para locais claros com muito sol ou um pouco de meia-sombra. Dessa forma, desde que receba ao menos 4 horas de sol direto, seu desenvolvimento será saudável.

Assim, se você mora em regiões do país caracterizadas por altas temperaturas e sol forte, tente cultivar sua planta com um pouco de proteção da ação direta da luz solar.

Desse modo, prefira locais com sombra filtrada, ou seja, embaixo de árvores maiores.

Por outro lado, como a maioria das plantas tropicais, o Coração-magoado é sensível ao frio, não suportando temperaturas abaixo de 10°C.

No jardim, você pode usá-la como maciços isolados ou como bordaduras, em filas ao longo de muros e caminhos. Combinações com outras plantas vão multiplicar e enriquecer ainda mais o visual do seu jardim.

Da mesma forma, sua beleza se sobressai em vasos e jardineiras. Assim, prepare um bom solo para que sua planta tenha o mesmo vigor de como se estivesse no jardim.

Nesse sentido, o substrato ideal para o Coração-magoado deve ser rico em material orgânico e com boa drenagem.

Substrato

Elementos para compor o substrato, como terra vegetal ou turfa, farinha de ossos e húmus de minhoca, por exemplo, são boas escolhas para a Iresine herbstii.

Além disso, acrescente sempre um material que facilite a drenagem do substrato. A perlita é excelente para cumprir esse papel pois diferentemente das cascas de pinus por exemplo, ela não se decompõe com o tempo.

Assunto relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

Como Regar a Iresine herbstii

É sempre bom lembrar que não existe uma regra para saber quantas vezes sua planta deve ser regada. Assim como qualquer outra planta, a rega da Iresine herbstii vai depender de vários fatores.

Desde o clima e a temperatura da região, época do ano, período de chuva e outros pontos influenciam na rega. Além disso, se a planta está plantada no jardim ou em vasos também faz diferença.

A saber, ela prefere um solo levemente umedecido. Com base nisso, você pode programar as regas testando sempre com as mãos se o solo já precisa de mais água.

Desse modo, cuide para que o solo nunca fique completamente seco entre as regas. Mas tenha especial atenção ao excesso de água, de modo que o substrato não fique alagado.

Como Adubar

Use fertilizantes uma vez a cada dois meses durante o período da primavera e verão.

Se você não tem experiência com fertilização, comece com metade da medida de adubo indicada na embalagem. Isso evita que um excesso cause a queimadura das folhas e atrapalhe no desenvolvimento da planta.

Como Podar

A fim de estimular o crescimento espesso da Iresine herbstii, faça podas regulares dos novos rebentos.

Nesse sentido, você pode realizar podas de contenção e formação. Os brotos mais longos podem ser encurtados em no máximo metade do seu comprimento.

Aproveite as partes cortadas para fazer a propagação por estacas.

Pragas e Doenças

De uma forma geral a Iresine herbstii é uma planta bem resistente. Mas alguns fatores podem adoecer a planta.

Por exemplo, se você perceber folhas murchas, muito provavelmente a planta está sentindo falta de água. Lembre-se que dependendo da estação do ano, muda a quantidade de água que a planta precisa.

Por outro lado, folhas com pouco brilho e opacas tendem a ser uma reação ao excesso de sol e calor. Embora a Iresine herbstii goste de ambientes claros e ensolarados, algumas cidades mais quentes, aliadas à estação do ano com alta temperatura, podem prejudicá-las.

Assim, qualquer alteração prolongada que a planta sofra, deixa-a mais sensível e consequentemente mais vulnerável a fungos e pragas.

Pulgões e cochonilhas são habitantes indesejáveis de jardins e devemos sempre estar de olho. A solução para estes invasores podem ser soluções caseiras como a calda de detergente ou outro inseticida mais efetivo.

Em qualquer dos casos, o tratamento deve ser ininterrupto até que as pragas desapareçam.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Iresine herbstii ou Coração Magoado? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário