Jardim Com Pedras: Saiba Como Fazer Antes De Começar A Montar

jardim com pedras

Os jardins são uma das melhores formas de utilizar a criatividade e quando combinado com pedras têm o potencial de explorar ainda mais esse nosso lado criativo. Imagine uma combinação de plantas, pedras, cores e formas que combinem com o estilo da decoração da sua casa? Por certo que resultará em um local mais acolhedor e prazeroso. É exatamente por isso que vamos falar nesse artigo sobre como montar um jardim com pedras.

Como montar um jardim com pedras

Atualmente os jardins com pedras estão sendo bastante utilizados para completar e enriquecer o design de uma casa. Os jardins com pedras são planejados tanto para áreas externas quanto internas.

Uma das características mais relevantes é o fato de ter a sua disposição uma vasta gama de cores e combinações de pedras que podem ajudar a aumentar a sensação de amplitude e também harmonização do ambiente.

Os jardins com pedras são tão versáteis e práticos quanto um jardim vertical, pois podem ser adaptados a quase todo tipo de ambiente.

O que devo considerar?

Um dos pontos mais importantes é organizar o jardim conforme o espaço que você tem na sua área interna ou externa. Pegue uma caneta e um papel e comece a desenhar o seu jardim.

Você deve analisar o tamanho e seus limites. Lembre-se de considerar os itens que irão ficar no espaço, definir a organização dos elementos escolhidos, como as cadeiras, pedras, vasos e plantas utilizados.

Trace diferentes planos. Desenhe pedras em tamanhos e formatos diferentes. Pesquise fotos na internet de tamanhos de jardins que se assemelham ao seu e assim, vá conseguindo mais ideias. Experimente e planeje.

Existe uma grande variedade de pedras para você considerar, que diferem tanto no tamanho quanto nas cores. Algumas sugestões:

  • Pedras de rio
  • Dolomita branca
  • Seixo natural
  • Brita
  • Argila expandida
  • Granito
  • Pedras de São Tomé
  • Placas de mármore

Faça seu jardim com pedras

Dependendo da composição escolhida, deixe o terreno plano. Por exemplo se for usar placas de granito ou mármore ou ainda pedrinhas como brita ou de rio.

Por outro lado, para composição de pedras roladas maiores, que não serão usadas como piso, não há essa necessidade. Apenas arranje-as junto às plantas escolhidas.

Prepare o terreno para a chegada das plantas com o intuito de garantir um crescimento saudável.

Lembre-se de observar o tipo de luminosidade natural que banha seu jardim para escolher as plantas adequadas para o ambiente.

Utilize as pedras conforme o seu gosto. Você pode utilizar formas geométricas, fazer caminhos destacados ou apenas colocar em volta do seu jardim. Pode ter certeza que vai ficar lindo!

É comum que algumas pedras afundem com o tempo, sendo assim é só adicionar mais pedras no local.

Já falamos aqui no Blog sobre vários tipos de plantas que são boas para cultivo e decoração de jardins. Confira abaixo algumas sugestões.

Plantas para Jardins Sombreados que Ficam Encantadoras Juntas

Dicas Para Deixar Jardins Pequenos Mais Atraentes e Espaçosos

Cultive a Estrelítzia no Seu Jardim Com Flores Fascinantes o Ano Todo

Conheça Aqui 7 Opções Incríveis De Planta Para Cerca Viva

4 Plantas Resistentes Ao Sol Pleno: Uma Suculenta e Plantas Com Flores

Gostou das ideias sobre os jardins com pedras? Aproveite e compartilhe com seus amigos e não esqueça de deixar o seu comentário e suas estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (8 votes)

Deixe um comentário