Lantana Camara: Flores Abundantes e Tricolores

Lantana Camara
Lantana Camara

Se você quer colorir o seu jardim, dê uma olhada nesses lindos cachos de Lantana camara. Elas cobrem rapidamente os canteiros com flores coloridas em uma mesma inflorescência. É um espetáculo de cores vivas.

Elas prosperam em vários tipos de clima, sendo comum seu cultivo em todo o país. A Lantana gosta de estar em sol pleno, mas é resistente a temperaturas mais baixas do sul do país, inclusive com geadas.

Sobre a Lantana Camara

O gênero Lantana é composto por mais de 500 espécies originárias das Américas, África e Ásia, das quais cerca de 26 ocorrem em todos os estados do Brasil.

A Lantana camara é popularmente conhecida como Cambará-de-cheiro, Cambarazinho e Cambará-verdadeiro. Ela é um arbusto perene, lenhoso, muito ramificado e com hastes eretas e pertence à família Verbenaceae.

A Lantana camara, embora ocorra em todo o país, é naturalizada, não é nativa. Já outras espécies como a Lantana achyranthifolia como flores brancas, a Lantana Caatingensis, com flores róseas ou lilás, e a Lantana montevidensis, com flores lilás e brancas são nativas do Brasil.

Aliás, uma das variedades mais procuradas é a Lantana amarela, também chamada de Lantana ‘New Gold’ ou Cambará-amarelo, que é originada da hibridação da Lantana camara com a Lantana montevidensis.

Uma das características mais marcantes da Lantana camara, que é a espécie que estamos tratando aqui, é a beleza da sua floração com mais de uma cor. As cores são mutáveis originando flores amarelas, vermelhas e alaranjadas na mesma inflorescência.

Os frutos que se formam, também são muito atrativos, mas todos venenosos se ingeridos.

Além disso, as flores da Lantana são populares por atraírem abelhas e muitas borboletas para o jardim. E seus frutos, embora tóxicos, são alimento para alguns tipos de aves.

As folhas da Lantana camara são ovaladas, opostas, ásperas ao toque e com nervuras na parte superior.

Assunto Relacionado: Flores Que Atraem Borboletas Para O Jardim E Varandas

Como Cuidar da Lantana Camara

O mais importante para o cultivo da Lantana é a luminosidade. Você verá toda a beleza das flores quando a planta é cultivada em sol pleno.

Luz e Temperatura

A Lantana camara é uma planta muito decorativa não somente para os jardins como também para cultivo em vasos. Mas escolha bem o local, para que as plantas de vaso recebam ao menos seis horas de luz solar direta por dia.

Quando cultivada em locais onde a luminosidade não é suficiente, ela não floresce.

Elas toleram o sol escaldante sem problemas, mesmo nas regiões com temperaturas mais elevadas.

Da mesma forma, a Lantana também suporta baixas temperaturas, e é resistente às geadas.

Rega e Substrato

Um substrato rico em material orgânico e com boa drenagem é suficiente para um arbusto florido e saudável.

As regas devem ser frequentes, contudo, sempre evitando o encharcamento das raízes. É bom verificar o nível de umidade do substrato antes de fazer a rega. Fazer o teste com os dedos é uma maneira rápida e simples de saber se já está na hora de regar de novo.

Como a umidade depende muito da estação do ano e também do clima da cidade onde você mora, a verificação do solo ajuda a não exagerar na quantidade de água.

Por outro lado, você vai notar se estiver faltando água na sua planta, pois as folhas ficam meio murchas e caídas. Nesse caso, com certeza sua Lantana precisa de água.

Embora elas sejam resistentes à seca, não deixe sua planta sem água no período de floração, pois as flores murcham rapidamente.

Adubo

Utilize um fertilizante líquido que possa ser misturado na água da rega. Adubos com liberação lenta também são uma boa opção, principalmente no período anterior à floração.

Lembrando de seguir as orientações da embalagem para evitar o excesso de adubo que pode prejudicar o desenvolvimento da Lantana.

Podas

Embora as Lantanas sejam plantas vigorosas e de longa duração, existe no mercado variedades menores, chamadas de mini Lantana ou mini Lantana colorida. Essas não precisam de podas. Aliás, a Lantana pendente, cultivada em vasos, são em sua maioria de variedades mini.

As espécies típicas podem ser podadas no período da floração. O corte das inflorescências murchas favorece a formação de novas flores.

Além disso, as podas de manutenção e das hastes muito altas podem ser feitas para controlar o crescimento e moldar o arbusto.

Propagação da Lantana Camara

A Lantana pode ser propagada facilmente por estacas. Nesse sentido, prefira cortar um broto da planta que ainda não esteja com a haste amadurecida, lenhosa, para facilitar a multiplicação.

Escolha pedaços de cerca de 10 cm de comprimento com ao menos três nós na haste. Enfie uma das extremidades sem as folhas em substrato constantemente umedecido e espere algumas semanas.

Então, depois da formação das raízes e novos brotos, você já pode transferir a planta para o local definitivo.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Lantana camara? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

Deixe um comentário