A Liriope spicata, também conhecida somente como Liríope, é uma planta ornamental versátil e de baixa manutenção que é frequentemente usada como cobertura de solo. Por causa de seus rizomas fortes e seu crescimento entouceirado, ela é usada para evitar erosão em encostas.
Entretanto, por sua beleza, ela é muito comum em jardins residenciais, mas também em praças e outras áreas paisagísticas.
Conheça algumas dicas para ajudá-lo a cuidar de sua planta Liríope aí na sua casa, seja como planta envasada ou cultivada em jardim.
Sobre a Liriope spicata
A planta Liriope spicata é originária do sul da Ásia, incluindo China e Japão. Foi introduzida nos jardins do Ocidente como planta ornamental na década de 1950 e desde então tem se tornado cada vez mais popular.
Ela pertence à família Asparagaceae, a mesma de outras espécies já mencionadas anteriormente aqui no site, como as Sansevierias, por exemplo.
As folhas de Liriope spicata são longas, delgadas e semelhantes a grama, com uma cor verde escura. Eles crescem em uma formação densa e tufada e podem atingir uma altura de cerca de 30 centímetros. Não tem caule e possuem rizomas, crescendo entouceiradas.
Por causa de seus rizomas fortes, ela é uma planta muito utilizada para contenção de encostas e taludes.
Assunto Relacionado: 3 Plantas Que Evitam Erosão Do Solo No Jardim
A folhagem permanece perene, proporcionando interesse durante todo o ano no jardim. Aliás, você encontrará também uma versão variegada da Liriope spicata, com folhas brancas e verdes, que geram um contraste muito bonito nos jardins.
A inflorescência da Liriope spicata são pequenas e discretas, em formato de espigas que podem atingir até 40 cm de altura. As espigas são compostas por minúsculas flores tubulares que geralmente são de cor azulada ou lilás, embora algumas cultivares possam ter flores brancas ou rosas.
As flores aparecem no verão, até o final do outono, e são seguidas por pequenas bagas pretas que são muito atraentes para os pássaros.
Como Cuidar da Liriope spicata
Além de sua atraente folhagem e flores, a Liriope spicata é valorizada por sua capacidade de crescer em uma ampla gama de condições, incluindo áreas sombreadas onde outras plantas podem ter dificuldades.
Luz e Temperatura
A planta Liriope spicata prospera tanto em pleno sol como também em sombra parcial. Ela crescerá melhor em um local que receba pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia. Isso a torna uma excelente escolha para uma cobertura de solo, seja sob arbustos maiores ou árvores.
Ela é uma planta resistente e pode tolerar uma ampla gama de temperaturas. Mesmo sendo originária de clima mais frio, ela se adapta bem ao nosso calor.
Em invernos mais severos, é comum que suas folhas adquiram um tom amarronzado e queimado.
Rega e Substrato
A Liriope spicata é relativamente tolerante à seca, sobretudo após sua adaptação ao local escolhido. Por isso não requer muita água quando já estabelecida, mas enquanto jovem precisa de regas regulares.
Regue com mais frequência sempre que o solo estiver seco. Tenha cuidado para não regar demais, pois isso pode levar à podridão dos seus rizomas.
Ela cresce melhor em solo bem drenado e rico em matéria orgânica ou húmus.
Adubo
A planta Liríope não requer fertilização pesada, mas você pode aplicar adubo na primavera e no verão. Escolha um adubo balanceado do tipo NPK 10-10-10 para promover um crescimento saudável.
Doenças e Pragas
A Liriope spicata é relativamente resistente a doenças e pragas, mas pode ser suscetível a doenças fúngicas como o oídio se a folhagem for muito densa ou se o ar estiver muito úmido.
Enfim, a Liriope spicata é uma planta resistente e de baixa manutenção que se adapta bem a uma variedade de condições de cultivo. Com os devidos cuidados e atenção, sua planta prosperará saudável e trará beleza à paisagem do seu jardim ou vasos nos próximos anos.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre a Liriope spicata? Compartilhe com alguém que também gosta de plantas e logo depois deixe seu comentário no final e marque também suas estrelinhas.