A Medinilla magnifica é uma planta tropical nativa das Filipinas e conhecida por suas grandes flores pendentes rosa em forma de coração, que podem durar até três meses. Não apenas as flores são impressionantes, mas também suas grandes folhas verde escuras. Conheça um pouco mais sobre essa beleza tropical e como cuidar dela aí na sua casa.
Sobre a Medinilla magnifica
A Medinilla magnifica é conhecida popularmente simplesmente como Medinila ou então Uva-rosa, em alusão a sua flor em formato de cacho pendente.
Ela é um arbusto tropical perene, que dura muitos anos, e pertence à família Melastomataceae, a mesma da famosa Quaresmeira (Tibouchina granulosa), nativa do Brasil.
Nas florestas onde cresce naturalmente, nas Filipinas, Java, Sumatra e Península Malaia, a Medinilla magnifica cresce como planta epífita. O que significa que ela usa as árvores e arbustos maiores como hospedeiros para o seu suporte e desenvolvimento, sem no entanto prejudicá-los, já que não é uma planta parasita.
Os ramos da Medinila podem crescer até 2 metros de comprimento. Tem folhas cerosas, grandes e brilhantes em forma de lança que podem chegar a 30 cm. Além disso, possuem nervuras marcadas em tom verde claro. Mas o que realmente faz esta planta se destacar são suas flores.
As inflorescências da Medinilla magnifica são grandes, em forma de coração e podem chegar a 50 cm de comprimento. Elas são rosa brilhante e têm pequenos pontos roxos em sua superfície. As flores aparecem em cachos na extremidade dos ramos e podem durar até três meses.
Como Cuidar da Medinilla magnifica
A Medinilla magnifica é uma planta relativamente fácil de cuidar, mas requer algumas condições específicas para crescer saudável e florescer. Acompanhe algumas dicas para ajudá-lo a cuidar da sua Medinilla Magnifica.
Luz e Temperatura
Assim como muitas plantas tropicais que crescem à sombra de árvores, a Medinilla Magnifica precisa da luz filtrada e não deve ser exposta diretamente à luz solar intensa.
Dessa forma, se você mora em regiões com clima mais ameno como os do Sul do país, pode cultivar sua Medinila em áreas abertas ao ar livre e sob o sol. As abelhas, beija-flores e borboletas são atraídas por suas flores enormes.
Por outro lado, se você está em uma região de calor intenso e sol forte, o melhor é cultivá-la em meia-sombra. Ela cresce bem em um ambiente bem iluminado com luz indireta.
A Medinilla Magnifica prefere temperaturas entre 20 e 25 graus Celsius. Evite colocá-la em áreas com correntes de ar, pois ela é sensível a mudanças de temperatura.
Rega e Substrato
A Medinilla magnifica precisa de um ambiente úmido para crescer saudável. Você pode aumentar a umidade ao redor da planta usando um umidificador ou borrifando-a regularmente com água, várias vezes ao dia.
Para regar sua Medinila você vai precisar observar a umidade do substrato. Isso porque essa é uma planta que gosta de regas frequentes e solo úmido, mas não encharcado.
Sendo assim, deixe o solo secar um pouco entre as regas. Outro ponto importante é ter o cuidado para não deixar água parada na base da planta, pois isso pode levar a problemas de apodrecimento das raízes.
Adubo
A adubação pode ser feita mensalmente durante o período de crescimento entre a primavera e o verão. Use um adubo completo e evite o excesso de nitrogênio, pois ele favorece o desenvolvimento da folhagem.
Embora o equilíbrio de nutrientes seja o mais importante, você pode ajudar no florescimento oferecendo uma quantidade maior de fósforo.
Como Propagar a Medinilla magnifica
Com uma beleza exótica dessas em casa, por certo que os amigos vão pedir uma muda para levar para casa. A boa notícia é que a Medinilla magnifica pode ser propagada a partir de estacas de caule. Aqui está como fazê-lo:
- Corte uma estaca saudável do ramo da Medinila de 10-15 cm de comprimento com algumas folhas e flores
- Coloque então essa estaca em um vaso com solo úmido e com boa drenagem
- Mantenha sempre a umidade do solo
- A estaca deve ficar em um local quente, úmido e sombreado
- Depois de algumas semanas, a estaca deve começar a desenvolver raízes
- Quando as raízes se desenvolverem completamente, você pode transplantar a nova planta para um vaso maior.
Elas podem ser multiplicadas também através das sementes. Você verá que após a floração a Medinila ficará com frutos cheios de sementes. Basta esmagá-los para conseguir outras mudas.
No entanto, as sementes devem ser deixadas vários dias de molho antes de serem plantadas. Isso serve para tirar o tanino, que impede a germinação. Troque a água diariamente.
Enfim, seguindo as dicas e cuidados, você pode desfrutar de suas magníficas flores por um longo tempo. Lembre-se de manter a umidade e a luminosidade adequados para que você tenha uma Medinilla Magnifica maravilhosa em casa.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre a Medinilla magnifica? Mande este artigo para alguém que gosta de flores exóticas. Logo depois, marque suas estrelinhas abaixo.