Monstera Adansonii: Dicas Para sua Planta Crescer Mais Rápido

Monstera adansonii

Para quem gosta de folhas recortadas, a Monstera adansonii é a espécie perfeita para adicionar à sua coleção. Conhecida popularmente como Imbé Furado ou Costela-de-Adão, ela é uma planta trepadeira que pode ser cultivada em ambientes internos.

A Monstera adansonii gosta de entrelaçar suas raízes para subir. Desde que você providencie um local próximo das paredes ou um outro artefato como suporte, sua planta terá um desenvolvimento mais rápido.

Sobre a Monstera Adansonii

Assim como a famosíssima Costela-de-Adão (Monstera deliciosa), a Monstera adansonii faz parte da família Araceae.

Nativa da região Amazônica, da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, ela está presente em todos os estados da Região Sul, Sudeste e Norte do Brasil, exceto em Rondônia. Bem como nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Mato Grosso.

A Monstera adansonii é uma planta herbácea trepadeira bastante ramificada. Suas folhas são perfuradas irregularmente. Os recortes na face da folha são chamados fenestras. Algumas folhas podem apresentar também bordas recortadas.

A inflorescência é protegida por uma espata de cor creme ou branca. A espata é uma folha modificada típica da família Araceae.

As flores surgem ao longo do eixo carnoso em forma de espiga. As flores e os frutos são brancos.

Como Cuidar da Monstera Adansonii

A Monstera adansonii é uma planta epífita que cresce e se desenvolve agarrando suas raízes às arvores em direção ao topo. É uma espécie típica de clima quente e úmido.

Luz e Temperatura

Em seu habitat natural a Monstera adansonii “escala” os troncos e vive protegida do sol pela copa das árvores.

Suas folhas podem queimar facilmente se expostas a luz solar direta aliada a altas temperaturas. Contudo, na falta de luminosidade ela não desenvolverá folhas saudáveis, perfuradas e grandes.

Desse modo, ao cultivar sua Monstera em ambientes internos fique de olho no tamanho das folhas. Folhas pequenas e com poucos recortes indicam pouca luminosidade.

Sendo assim, a depender da região do país, cultive sua planta com exposição parcial ao sol ou luz indireta abundante.

Rega e Substrato

A Monstera adansonii se desenvolve melhor em mistura de solo aerado e rico em matéria orgânica. Ao chegar com sua planta em casa, espere duas ou três semanas para que ela se adapte ao novo ambiente (luz e temperatura) e então troque o substrato que veio do produtor.

Para preparar um bom substrato para a Monstera adansonii utilize húmus de minhoca ou esterco, junto com um pouco de fibra de coco, carvão vegetal, casca de pinus ou vermiculita.

Ela prefere a umidade constante no substrato. Sendo assim, não deixe que o solo fique completamente seco antes de regar novamente. Exceto na estação do inverno, época em que as regas devem ser reduzidas, mas sem descuidar da umidade.

Em climas muito quentes, tente manter a umidade agrupando sua Monstera adansonii com outras plantas. Borrifar as folhas ajuda momentaneamente para aliviar o calor, porém assim que a água evapora, o efeito de umidade desaparece.

Porém, como a Monstera adansonii aprecia muita umidade, você pode borrifar todos os dias, para que ela se desenvolva melhor. Molhe as folhas sempre no período da manhã para evitar a proliferação de fungos, o que pode ocorrer caso as folhas estejam molhadas no período noturno.

Monstera adansonii flor
Reprodução imagem: reddit.com/shlindzzz

Adubo

Tanto o adubo orgânico quanto o inorgânico são essenciais para ter uma planta mais saudável. Escolha um fertilizante que você já conheça ou então opte pela adubação com Bokashi. O Bokashi é um excelente adubo orgânico que traz resultados incríveis para a planta.

No entanto, se fizer o replantio espere até uns dois meses para então começar a fertilização.

Logo após esse período, a adubação mensal pode ser retomada.

Se você não tem experiência com adubos, utilize a metade da quantidade indicada pelo fabricante, pois isso evita que a planta sofra com excesso de nutrientes.

Assunto Relacionado: 5 Motivos Que Deixam as Folhas da Costela de Adão Amarelas ou Secas

Poda e Propagação da Monstera Adansonii

A Monstera adansonii se multiplica por estacas. Como é uma trepadeira, é provável que dentro de casa você possa querer controlar seu desenvolvimento.

A planta deve ser podada sempre com tesoura esterilizada para evitar a contaminação.

Cortando antes do nó da folha você aproveita a haste para fazer novas mudas. É só retirar as partes do final do talo. E, em seguida, enterrar este pedaço no substrato.

Deixe a muda completamente protegida do sol. Procure fazer a troca de vaso para um recipiente maior a cada dois anos. Aproveitando assim, para renovar o substrato.

Veja Também:

Gostou dessas dicas sobre a Monstera Adansonii, então aproveite para compartilhar com alguém que você sabe que também gosta de plantas.

4.9/5 - (24 votes)

Deixe um comentário