Musgo Para Plantas: Você Sabe Para Que Serve E Como Utilizar?

Musgo para plantas

Por vezes vemos a indicação de uso do musgo para plantas como as orquídeas, os bonsais e ainda para arranjos florais e kokedamas. Mas, como saber quando usar o musgo vivo ou desidratado? Vamos então conhecer melhor as características do musgo.

Os musgos são plantas pertencentes a uma divisão das briófitas, ou seja, são plantas que apresentam presença de clorofila e não possuem vasos condutores de seivas.

Além disso, os musgos se caracterizam por serem muito pequenos e se desenvolverem na natureza em locais extremamente úmidos e quase sempre na sombra de rochas e troncos.

Chamamos de musgo esfagno tanto o musgo vivo como o desidratado, usado por jardineiros para forrar cestos ou ajudar no meio de plantio de algumas espécies.

Assunto Relacionado: Selaginella Kraussiana Ou Musgo Tapete: Conheça As Dicas De Cultivo

O musgo possui pH neutro, ou seja, não interfere na composição dos nutrientes do solo.

Além disso, é extremamente leve e retém umidade. O que faz com que o uso do musgo para plantas seja um elemento que traz muitas vantagens.

Aplicações Comuns do Musgo para Plantas:

  • Cultivo de várias espécie, por exemplo, suculentas
  • Musgo seco para orquídeas
  • Musgo vivo ou desidratado para Kokedamas
  • Forração de cestos suspensos
  • cobertura verde de musgo no Bonsais
  • Construção de arranjos florais
  • Musgos secos na finalização decorativa de vasos e cestos

Existe a opção do musgo para plantas vivo, usado largamente em composição de terrários, uma vez que retém facilmente a umidade do pequeno ambiente.

Dúvidas frequentes

Para que serve o musgo desidratado?

O musgo desidratado é usado para ajudar na retenção da umidade de plantas como orquídeas e suculentas. Pode ser misturado ao substrato de outras plantas que também precisam de umidade.

Como cultivar musgo em vasos?

A principal dica é manter a umidade constante. Sendo assim, vale usar um borrifador de água para ajudar na umidade.

Não precisam de fertilizantes. Eles não gostam de sol pleno, apesar de existir algumas raras espécies que crescem em luz solar direta.

Porque meu musgo ficou manchado e amarronzado?

Muito provavelmente o musgo recebeu excesso de água. Tente diminuir a quantidade de água oferecida, porém sem deixá-lo desidratar.

Veja Também:

Gostou do artigo musgo para plantas? Envie para alguém que você sabe que também precisa conhecer mais sobre o Musgo para plantas.

4.9/5 - (13 votes)

Deixe um comentário