Nematoides: O Que É E Como Identificar uma Planta Atacada

Nematoides - clorose na folha

Você percebeu que sua planta está sem vigor, não cresce e as folhas estão com cor estranha? Fique atento pois estes são alguns sintomas da presença de nematoides no substrato.

O Que São os Nematoides

Os nematoides que parasitam as plantas são vermes minúsculos que atacam as raízes, para se alimentar e multiplicar.

Eles prejudicam assim a sua função principal das raízes de levar nutrientes para a planta assim como fazer a absorção necessária de água.

Além disso os nematoides, à medida que penetram e consomem o sistema radicular, soltam toxinas que contribuem para a destruição das plantas.

Mesmo com a ausência de raízes, os vermes ficam no solo. Ou seja, eliminar a planta infestada não garante a exterminação da praga.

Existem vários tipos de nematoides e de diferentes tamanhos, sendo que alguns deles são fatais e outros têm menor capacidade de causar danos.

Como Identificar os Nematoides na Planta

Alguns sintomas da presença de nematoides na planta podem ser confundidos com deficiência nutricional ou falta de água.

Dessa forma é bom analisar sobre diversos aspectos o que pode estar acontecendo com sua planta.

Quando existem nematoides na planta, eles causam a queda prematura das folhas, assim como folhas amareladas. Além disso, a planta pode murchar ou interromper o crescimento pois seu sistema radicular está afetado.

As manchas das folhas acontecem no momento em que as raízes não conseguem mais realizar plenamente a fotossíntese, causando pintas claras ou amarelas.

Dependendo da gravidade do problema, você pode retirar a planta e analisar as raízes à procura dos vermes.

Práticas para Evitar o Nematoide

É aconselhável sempre utilizar substrato seguro para evitar a terra já contaminada. A areia de construção, largamente empregada na combinação de substratos caseiros, também deve ser analisada.

Na dúvida, sobre a presença de nematoides, o sol e calor podem ajudar a eliminá-los.

Primeiramente, coloque o substrato em um vaso e regue para que fique umedecido. Então, cubra o vaso com um filme plástico transparente e leve para o sol.

O calor eliminará grande parte dos fungos e bactérias presentes no solo assim como também os nematoides.

Sempre faça a limpeza das ferramentas utilizadas em cada planta. Desinfete-as antes de fazer o uso na próxima planta. 

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a identificação dos nematoides? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você já conhecia sobre esse assunto. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (15 votes)

Deixe um comentário