Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar

Orquídea Phalaenopsis

As Orquídeas Phalaenopsis apesar de demandarem fácil manutenção, possuem alguns detalhes de cultivo que são cruciais para mantê-las saudáveis. Para saber um pouco mais sobre a Orquídea Phalaenopsis e como cuidar, continue lendo nosso artigo.

Elas são uma das plantas mais requisitadas para presentear, contudo muitas pessoas por não conhecerem sua capacidade de floração acabam descartando a orquídea depois que ela perde as flores.

Orquídea Phalaenopsis: como cuidar

As Orquídeas Phalaenopsis são originárias de países da Ásia e costumam ser encontradas presas em troncos de árvores sobre a proteção de suas copas. Apesar da necessidade de proteção do sol, a Orquídea Phalaenopsis se desenvolve bem em ambientes internos com maior luminosidade. 

Local de cultivo

As Orquídeas Phalaenopsis se tornaram bastante populares em ambientes internos ao redor do mundo e especialmente aqui no Brasil. 

Essa espécie de planta precisa de luz brilhante, mas sem sol direto. De forma que tanto o excesso de luminosidade quanto, mesmo um pouco de sol, podem amarelar as folhas da sua planta.

Dentro de casa escolha locais que sejam bem iluminados como próximo às janelas e varandas.

Melhor substrato para suas orquídeas phalaenopsis

As Orquídeas Phalaenopsis crescem adaptadas aos troncos das árvores e por isso mesmo gostam de ter suas raízes livres. O substrato que melhor atende às exigências da espécie devem ser formados por misturas leves. Por exemplo, casca de pinheiro, fibra de coco ou turfa e alguma argila expandida ou carvão. 

Esta mistura irá ajudar a sua orquídea a reter água suficiente nas raízes e ainda assim manter uma boa aeração e drenagem. 

Rega e fertilização das orquídeas 

A quantidade de regas depende da estação do ano. Em épocas mais quentes pode regar uma ou duas vezes por semana e em épocas mais frias pode ser regado uma vez por semana. Claro, tudo vai depender do clima da sua região.

Em cidades que continuam quentes até mesmo no inverno, mantenha o padrão de regas da planta. 

Os fertilizantes podem ser adicionados na água e serem utilizados de forma alternada. Uma rega com fertilizantes e outra só com água!

É muito bom que sua planta seja regada durante a manhã, pois isso vai aumentar as chances de o excesso de água evaporar durante o dia.

Ademais, ao molhar sua orquídea evite jogar água entre as folhas. As fendas são lugares sensíveis e o acúmulo de umidade no local pode adoecer a planta.

Orquídea Phalaenopsis: como cuidar quando as flores caem 

As flores costumam aparecer com o aumento das temperaturas, mas hoje em dia, os híbridos podem florir em qualquer estação. 

Quando as flores caem o ideal a ser feito é realizar o corte da haste rente ao pé da planta, mesmo que continue verde. 

Algumas pessoas até tentam forçar um novo florescimento cortando a haste ao meio, mas isso, infelizmente, pode prejudicar a saúde da sua planta, pois está realizando um procedimento não natural. 

Alguns problemas podem ocorrer com sua Orquídea, veja esse outro artigo que escrevemos sobre: Minha Orquídea Está Morrendo: Conheça Os Sinais Que A Planta Revela

Esse foi um guia básico sobre Orquídea Phalaenopsis que pode te ajudar. Todavia, sempre pesquise sobre a espécie específica que você tem em casa. Saiba que já citamos sobre algumas plantas que possuem algumas características Interessantes. Se quiser saber mais, é só clicar em um dos links abaixo!

Quais Tipos De Vasos De Plantas Devo Escolher?

Suculenta Aloe Aristata: Como Cuidar Dessa Maravilha

Algumas Das Flores Mais Populares No Brasil. Confira!

Qual o Melhor Substrato Para Orquídeas

Orquídeas em Ambientes Fechados: Veja Como cuidar!

Gostou deste artigo sobre a Orquídea Phalaenopsis como cuidar? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma orquidea em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.8/5 - (6 votes)

Deixe um comentário