Orquídea Phalaenopsis: Como Cuidar, Regar e Fertilizar

Orquídea Phalaenopsis

As Orquídeas Phalaenopsis apesar de demandarem fácil manutenção, possuem alguns detalhes de cultivo que são cruciais para mantê-las saudáveis. Para saber um pouco mais sobre a Orquídea Phalaenopsis e como cuidar, continue lendo nosso artigo.

Elas são uma das plantas mais requisitadas para presentear, contudo muitas pessoas por não conhecerem sua capacidade de floração acabam descartando a orquídea depois que ela perde as flores.

Orquídea Phalaenopsis: como cuidar

As Orquídeas Phalaenopsis são originárias de países da Ásia e costumam ser encontradas presas em troncos de árvores sobre a proteção de suas copas. Apesar da necessidade de proteção do sol, a Orquídea Phalaenopsis se desenvolve bem em ambientes internos com maior luminosidade. 

Local de cultivo

As Orquídeas Phalaenopsis se tornaram bastante populares em ambientes internos ao redor do mundo e especialmente aqui no Brasil. 

Essa espécie de planta precisa de luz brilhante, mas sem sol direto. De forma que tanto o excesso de luminosidade quanto, mesmo um pouco de sol, podem amarelar as folhas da sua planta.

Dentro de casa escolha locais que sejam bem iluminados como próximo às janelas e varandas.

Melhor substrato para suas orquídeas phalaenopsis

As Orquídeas Phalaenopsis crescem adaptadas aos troncos das árvores e por isso mesmo gostam de ter suas raízes livres. O substrato que melhor atende às exigências da espécie devem ser formados por misturas leves. Por exemplo, casca de pinheiro, fibra de coco ou turfa e alguma argila expandida ou carvão. 

Esta mistura irá ajudar a sua orquídea a reter água suficiente nas raízes e ainda assim manter uma boa aeração e drenagem. 

Rega e fertilização das orquídeas 

A quantidade de regas depende da estação do ano. Em épocas mais quentes pode regar uma ou duas vezes por semana e em épocas mais frias pode ser regado uma vez por semana. Claro, tudo vai depender do clima da sua região.

Em cidades que continuam quentes até mesmo no inverno, mantenha o padrão de regas da planta. 

Os fertilizantes podem ser adicionados na água e serem utilizados de forma alternada. Uma rega com fertilizantes e outra só com água!

É muito bom que sua planta seja regada durante a manhã, pois isso vai aumentar as chances de o excesso de água evaporar durante o dia.

Ademais, ao molhar sua orquídea evite jogar água entre as folhas. As fendas são lugares sensíveis e o acúmulo de umidade no local pode adoecer a planta.

Orquídea Phalaenopsis: como cuidar quando as flores caem 

As flores costumam aparecer com o aumento das temperaturas, mas hoje em dia, os híbridos podem florir em qualquer estação. 

Quando as flores caem o ideal a ser feito é realizar o corte da haste rente ao pé da planta, mesmo que continue verde. 

Algumas pessoas até tentam forçar um novo florescimento cortando a haste ao meio, mas isso, infelizmente, pode prejudicar a saúde da sua planta, pois está realizando um procedimento não natural. 

Enfim, esse foi um guia básico sobre Orquídea Phalaenopsis que pode te ajudar. Todavia, sempre pesquise sobre a espécie específica que você tem em casa. Saiba que já citamos sobre algumas plantas que possuem algumas características Interessantes. Se quiser saber mais, comece com esse outro artigo sobre Como Cuidar De Orquídeas Em Casa: 7 Regras de Ouro.

Veja Também:

Gostou deste artigo sobre a Orquídea Phalaenopsis como cuidar? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma orquidea em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

Deixe um comentário