5 Palmeiras De Sombra Para Cultivo Dentro De Casa

Palmeira para sombra Chamaedorea elegans

As palmeiras de sombra dão um ar tropical e leve dentro de casa. Além disso, são plantas que têm altura, sem, contudo, ocupar muito espaço lateral. Sendo assim perfeitas tanto como protagonistas da decoração assim como ornamentando cantos e espaços menores. Conheça 5 tipos de palmeiras de sombra que podem ser cultivadas em ambientes bem iluminados dentro de casa.

5 Sugestões de Palmeiras de Sombra

1 – Palmeira areca (Dypsis Lutescens)

A Palmeira Areca gosta de ambientes quentes, úmidos e com boa iluminação. Dentro de casa encontre um local bem iluminado para que a planta se desenvolva bem. Ambientes com pouca luz fazem com que a Palmeira Areca fique com as hastes finas e aparência debilitada. Dessa forma, se perceber que a planta não está se desenvolvendo bem, coloque-a em um ponto com luz solar até que ela se recupere. Se encontrar o local adequado dentro de casa e mantiver a umidade que ela aprecia, você terá uma planta saudável por muitos anos.

2 – Palmeira-pinanga (Pinanga coronata)

A Palmeira-pinanga tem folhas muito grandes e bonitas que chamam a atenção pelo seu recorte diferente. Ela fica bem tanto em vasos quanto plantada em grupos nos jardins.

Elas se desenvolvem bem dentro de casa, pois é uma palmeira que aceita o cultivo em áreas sombreadas. O substrato deve ser mantido umedecido durante todo o ano. Em períodos mais quentes ou em áreas com ventos, é comum que o solo seque mais rapidamente, assim vigie para que sua Palmeira-pinanga não fique com sede.

3 – Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)

Talvez você conheça a Camedórea-bambu por alguns de seus outros nomes populares como Palmeira-bambu, Palma-bambu e Palmeira-seifriz. Por certo que você já viu uma dessas em algum escritório, consultório, shopping, ou na casa de alguém que gosta de cultivar plantas de interior. Elas têm preço baixo e são encontradas facilmente à venda em mercados e floras. Seu cultivo é descomplicado, preferindo substrato rico em material orgânico e regas regulares. Você vai perceber se o local que escolheu dentro de casa está com luz insuficiente, pois a Palmeira Camedórea-bambu fica estiolada.

palmeiras de sombra

4 – Palmeira-rápis (Rhapis excelsa)

Embora a Palmeira-rápis não goste de temperaturas muito altas, ela suporta o cultivo desde o ambiente sombreado até o sol pleno. Contudo, quanto mais luz, mais claras suas folhas se apresentam. Gosta de substrato fértil, umedecido, sem porém deixar encharcar as raízes. E apesar de crescerem bastante, ultrapassando os 3 metros de altura, o crescimento é lento.

5 – Camedorea-elegante (Chamaedorea elegans)

Também conhecida como Palmeira-de-Salão e Pacaia, a Camedórea-elegante é mais compacta e típica para ambientes sombreados. Fica bonita plantada em grupos nos vasos, mas pode também ser cultivada isolada. Ela gosta de ambientes quentes e com boa umidade do ar. Utilize um substrato rico em material orgânico e mantenha sua planta irrigada frequentemente de modo que o solo não seque totalmente entre as regas. 

Palmeiras de sombra palmeira-rápis e camedora-elegante

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre as Palmeiras de sombra? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.7/5 - (8 votes)

Deixe um comentário