A Astromélia é uma planta com flores lindas de tons vermelhos e brancos, nativa e amplamente cultivada na Região Sul e Sudeste do Brasil. Ela possui raízes tuberosas que se assemelham a pequenas batatinhas. Seu uso como Planta Alimentícia Não Convencional é praticamente desconhecido. Conheça um pouco mais sobre a PANC Astromélia e veja algumas de suas características.
Sobre a Alstroemeria Caryophyllaea
A Alstroemeria caryophyllaea é uma planta perene, nativa do Brasil que pertence à família Alstroemeriaceae. Possui muitos nomes populares como Bilros, Alstreméria, Madressilva-brasileira, Jacinto, Lírio-dos-Incas, Madressilva-verdadeira, entre outros.
Tem o caule pouco espesso, sem ramificação chega a atingir de 30 a 70 cm de altura. Ela suporta bem o frio do sul do país, no entanto suas folhas tendem a cair quase totalmente no inverno.
A inflorescência surge na primavera na extremidade dos ramos e as flores têm cores vermelhas perfumadas.
A Astromélia pode ser cultivada tanto à meia-sombra quanto em pleno sol. É comum o cultivo como renques e bordaduras, plantadas em maciços e ao longo de muros.
Conheça um pouco mais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais aqui nesse outro artigo onde mencionamos outras espécies de PANC.
Receita com PANC Astromélia
Os pequenos tubérculos ou as raízes bulbosas da Astromélia são as partes mais saborosas da planta e são muito crocantes. Elas podem ser usadas cruas em saladas, refogadas, fritas e ensopadas. Os bulbos possuem pequenos fiapos no centro que podem ser retirados. Use as flores para enfeitar os pratos.
Para favorecer o crescimento e o tamanho das raízes, assim que começar a floração você pode fazer uma poda. Isso direciona toda a força da planta para a parte subterrânea.
1 – Salada de Raiz de Astromélia
As raízes da Astromélia possuem uma casquinha bem fina que não há necessidade de ser retirada para o cozimento.
Ingredientes
- 500 gramas de raiz de Astromélia
- 1 Cebola grande
- 1 Maço de cheiro-verde salsinha e cebolinha
- Alho à vontade
- 1 Colher de vinagre
- Azeite para temperar
- Sal e pimenta a gosto
Cozinhe as batatinhas da raiz até o ponto em que elas ainda estejam firmes, sem desmanchar. Reserve e deixe esfriar. Enquanto isso, pique a cebola em tamanho bem pequenos. Amasse o alho. Em seguida, corte finamente o cheiro verde. Logo depois, derrame o azeite sobre as batatinhas. Então jogue o restante dos ingredientes já picados e acrescente sal e pimenta. Misture delicadamente de forma a envolver todas as batatinhas da raiz com o azeite e os temperos. Esse é um excelente acompanhamento para carnes, peixes e aves.
2 – Fritas de Astromélia
Para fazer Fritas de Astromélia, lave bem as raízes e retire todos os resíduos de terra com uma escovinha. As raízes são crocantes mesmo depois de fritas.
Ingredientes
- 300 gramas de raiz de Astromélia
- Óleo para fritar
- 3 dentes de alho triturado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Após lavar as raízes, seque bem e em seguida corte-as ao meio para retirar o fiapo interno. Jogue no óleo quente e então espere até que fiquem com aspecto dourado. Logo depois, retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha.
Em seguida, passe o alho rapidamente pelo óleo quente, escorra e jogue sobre as raízes fritas. Antes que esfrie, tempere com sal e pimenta a gosto. Coma como acompanhamento para os pratos principais ou como um delicioso tira-gosto.
Enfim, você pode inventar outras receitas e aproveitar as raízes da Astromélia para diversos tipos de preparos culinários.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das ideias de receita PANC de Astromélia? Compartilhe com alguém que você saiba que adora novidades e gosta de experimentar pratos PANCs. Em seguida, deixe suas estrelinhas abaixo.