Essa samambaia com folhas onduladas tem chamado muita atenção. Já é possível encontrar facilmente algumas variedades à venda não só nas floras como também em supermercados. As folhas em tons claros de verde e o cultivo em sombra são o maior atrativo da planta Asplênio.
A planta Asplênio é também conhecida popularmente como Ninho-de-Passarinho. Pois suas folhas formam uma roseta central dispostas em círculos e com formato alongado de lanças.
Embora sejam samambaias, elas ficam mais bonitas decorando mesas ou em vasos no chão. Ou seja, onde nossos olhos podem acompanhar a beleza do seu desenvolvimento.
Sobre a Planta Asplênio
A planta Asplênio pertence à família Aspleniaceae, a mesma das avencas, e é encontrada na natureza em regiões tropicais de países asiáticos e na Oceania. Seu nome científico é Asplenium nidus.
A samambaia Asplênio, assim como outras samambaias, cresce de forma epífita. Ou seja, é uma espécie que cresce sobre troncos de árvores e em meio a rochas. Porém ela não é uma planta parasita.
As folhas da samambaia Asplênio tem um tom muito característico verde claro. Elas surgem do centro da planta e vão se desenrolando com uma fita. É lindo acompanhar esse processo.
Dependendo da espécie, a folhagem Asplênio pode ser mais larga ou fina, mais ondulada ou lisa.
Elas crescem lentamente e podem chegar a pouco mais de 1 metro de altura. No início as folhas são bem eretas e com o tempo, por causa do tamanho, elas se tornam arqueadas formando o belo visual que já conhecemos de uma típica samambaia.
Aliás, como todas as samambaias, as plantas Asplênios não produzem flores.
A reprodução do Asplênio acontece através de esporos. Eles surgem ao longo da nervura central da parte inferior das folhas. Falaremos mais a frente sobre a propagação.
Asplênio: Tipos
Além da espécie típica que conhecemos, a samambaia Asplenium nidus, existe uma variedade muito interessante que vale citar aqui.
A Asplenium nidus ‘Crissie’ tem folhas com um efeito surpreendente na extremidade pois elas se ramificam formando algo parecido com franjas nas pontas menores.
Planta Asplênio: Como Cuidar
Como uma típica planta tropical, a planta Asplênio gosta de ambientes úmidos e sombreados. A temperatura ideal gira em torno de 20°C a 25°C.
Luz e Temperatura
A samambaia Asplênio prospera melhor em locais muito claros, porém sem a incidência direta da luz solar, principalmente nos momentos mais quentes do dia. Dependendo da região do país em que você estiver, as temperaturas podem ser muito altas para essa espécie.
Dessa forma, proteja sua planta do sol forte. Contudo, em climas mais amenos como do sul do país, você pode oferecer um pouco de luz direta do sol no início da manhã ou fim de tarde.
Ao escolher um local em casa para sua planta Asplênio, lembre-se de priorizar pontos sem corrente de ar.
Rega e Substrato
Embora seja uma planta epífita, que goste de solo bem leve, ela aceita um substrato mais encorpado. Mas, escolher um solo parecido com o das orquídeas, por exemplo, fará seu Asplênio se desenvolver bem.
Sendo assim, priorize solos porosos, que tenham uma boa capacidade de escoamento da água.
Uma sugestão de receita para cultivar o Asplênio é misturar à terra vegetal elementos como húmus de minhoca, casca de pinus, fibra de coco, carvão vegetal, vermiculita ou perlita.
Assunto Relacionado: Você Sabe a Diferença Entre Perlita e Vermiculita?
A samambaia Asplênio gosta de solo úmido o tempo todo, mas nunca encharcado. Por certo, manter regas regulares, sem deixar o substrato secar completamente é o melhor para sua planta.
Como Adubar
Você pode oferecer um fertilizante próprio para samambaias durante todo o ano, ao menos uma vez ao mês.
Fertilizantes de longa duração tem um prazo diferenciado. Pesquise a quantidade e a constância para evitar o excesso de adubo.
Na primeira vez que usar o fertilizante, utilize uma quantidade menor do que a indicada. Observe sua planta por dois meses. Se não surgirem plantas amareladas ou secas, na próxima vez passe a utilizar a quantidade de costume.
Como Propagar
A planta Asplênio não emite mudas laterais, pois ela se multiplica através de seus esporos.
Sendo assim, para propagar essa planta, você vai precisar de uma folha com a presença de esporos.
Faça o seguinte, corte essa folha e seque-a protegida do vento, em um recipiente para coletar todos os esporos que se soltarem da folha.
Em seguida, espalhe os esporos sobre um solo pobre em nutrientes e que seja mantido constantemente umedecido.
Escolha uma estação do ano em que a temperatura gire em torno de 22°C.
Gostou das dicas sobre a planta Asplênio? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.