Planta Com Folhas Amareladas: Saiba Identificar O Motivo

Planta com folhas amareladas

Ao encontrar uma planta com folhas amareladas saiba que esse é um processo natural de envelhecimento de cada espécie. As folhas mais antigas, após atingirem uma expectativa de vida máxima, amarelam, secam e caem. No entanto, existem alguns fatores que podem prejudicar as folhas novas da sua planta.

A descoloração irregular das folhas pode estar ligada a diversos problemas. Alguns são mais facilmente identificáveis e outros precisam de uma maior investigação.

Nesse sentido, você deve verificar e analisar, um a um, os possíveis fatores citados a seguir. Assim, ficará mais simples apontar o que pode estar prejudicando sua planta e causando o amarelamento das folhas.

O Que Pode Deixar sua Planta Com Folhas Amareladas

1 – Luminosidade

Aqui temos dois extremos. Nem todas as plantas suportam viver longe dos raios diretos do sol. Outras tantas precisam estar protegidas dos raios solares.

Por esse motivo, é tão importante conhecer a espécie de planta que você tem e quais são as suas necessidades de luz.

Algumas plantas, como as suculentas, por exemplo, possuem reserva de água em suas estruturas. O que faz com que tolerem ficar diretamente ao sol e ainda assim permanecerem hidratadas.

Outras espécies, como as epífitas, que se fixam em troncos de árvores, se protegem da luz solar ficando à sombra de outras espécies.

A luz solar direta faz com que a água presente na planta e no solo se evapore rapidamente. Assim, espécies que precisam de proteção da sombra podem ter suas folhas amareladas por excesso de luz.

Por outro lado, espécies que precisam da luz solar direta para sobreviver, também podem sofrer o amarelamento das folhas quando não estão recebendo luminosidade suficiente.

2 – Falta de Nutrientes

As plantas precisam de muitos nutrientes para um crescimento saudável. Os principais, chamados de macronutrientes primários, são o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Sem eles, as plantas sofrem a interrupção de processos metabólicos importantes.

Contudo, cada nutriente exerce um papel importante na formação da planta e a falta de algum deles prejudicará de alguma forma o seu desenvolvimento.

Bem resumidamente, o ferro, o nitrogênio, o magnésio e o boro são responsáveis pelo processo de produção de clorofila. A deficiência em algum desses nutrientes podem causar diversos problemas e todos eles deixam sua planta com folhas amareladas.

Veja o pode acontecer quando existe a falta de nutrientes:

  • manchas amarelas na folha da planta
  • descoloração de folhas antigas
  • descoloração amarela entre as nervuras das folhas antigas
  • amarelamento por inteiro de folhas jovens
  • folhas maiores na parte média da planta
  • folhagem em tom de verde mais claro na parte inferior
  • folhas inferiores amarelas em grande quantidade

Assunto Relacionado: Macro e Micronutrientes: Você sabe como eles agem nas plantas?

3 – Muito ou Pouca Água

O excesso de água nem sempre significa que você regou demais a planta. Às vezes um substrato com drenagem ruim evita que a água da rega escorra corretamente.

Então, isso proporciona um ambiente encharcado, que consequentemente impede que as raízes tenham o oxigênio de que precisam.

Desse modo, além das raízes não conseguirem respirar, elas ficam danificadas a ponto de não conseguir exercer suas funções, deixando as folhas e caules amarelos.

Por outro lado, a falta de água também é um fator que deixa as folhas amarelas. Isso pode ocorrer por um esquecimento nosso de regar a planta. Mas também pode acontecer por causa da mudança climática, mesmo que você mantenha as regas frequentes a que a planta está acostumada.

O que acontece é que nas estações do ano com temperaturas altas, ou épocas de menor umidade do ar, a água evapora com maior rapidez. Além disso, a planta perde mais umidade através da transpiração das folhas.

Assim, nesses períodos a planta precisa de mais água.

4 – Excesso de Fertilizante

Assim como a falta de nutrientes pode amarelar as folhas, o excesso é igualmente prejudicial e pode causar os mesmos sintomas, só que com maior rapidez. Ainda mais se considerarmos que algumas plantas são mais sensíveis ao uso excessivo dos fertilizantes.

Fertilizar demais a planta provoca a salinização do solo. Os sais solúveis levam a dois problemas: a dificuldade de absorção dos nutrientes pela raiz e também a retirada da umidade das raízes.

Consequentemente, isso deixa as plantas mais sensíveis e provoca o amarelamento das folhas em poucos dias. E depois a queda.

5 – Doenças por Fungos

Embora mais raras, as doenças fúngicas ocorrem em muitas espécies, inclusive nas plantas ornamentais. E nem sempre é fácil identificar o tipo de fungo.

As manchas amarelas nas folhas causadas por fungos são diferentes das características que já citamos aqui, pois elas têm bordas definidas.

As manchas que surgem na folhagem são como pintas. Elas geralmente têm um ponto amarelado acompanhado por pontos marrons. Ou seja, elas não amarelam a folha por inteiro como nos outros casos.

O míldio por exemplo forma manchas amarelas em diversos pontos da folha, geralmente delimitados também pelas nervuras. E posteriormente elas se tornam marrons.

6 – Pragas

Esse é um dos piores problemas que podem ocorrer com a planta com folhas amareladas. Desde pulgões, cochonilhas e nematoides até ácaros que deixam suas teias em nossas plantas e as utilizam como hospedeiras.

As pragas são facilmente reconhecíveis desde que você faça um controle frequente tanto do verso das folhas como nos caules.

O extermínio das pragas varia de acordo com a causa. Além disso, é bom ressaltar que muitas vezes as pragas atacam plantas que já estão debilitadas por algum motivo anterior, seja por falta de nutrientes ou excesso de regas.

Gostou desse artigo sobre planta com folhas amareladas? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (10 votes)

Deixe um comentário