As plantas floridas são uma excelente escolha para quem deseja ter um jardim mais colorido e vibrante. Além de deixarem o ambiente mais agradável, elas podem atrair pássaros e outros polinizadores, tornando o espaço ainda mais especial. Existem inúmeras opções de plantas com flores para jardim, com uma grande variedade de cores, tamanhos e formas. Algumas delas vão atrair a sua escolha.
Entre as sugestões estão algumas flores anuais que florescem por meses e outras perenes, que podem produzir novas flores em períodos de semanas.
Algumas plantas com flores já são bastante populares para jardim, como as Petúnias por exemplo, já outras opções são menos conhecidas. Além disso, destacamos algumas dicas de cultivo de cada uma delas para que você possa escolher com maior facilidade.
Plantas com Flores para Jardim
Com a grande variedade de plantas com flores para jardim disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher quais delas são as mais adequadas para o seu espaço. Além disso, é importante considerar as condições do clima, luminosidade, temperatura, água e tipo de solo necessários para cada espécie.
Por isso, selecionamos a seguir algumas opções que podem se adaptar a diferentes tipos de jardins e oferecer uma bela exibição de flores.
1 – Vinca (Catharanthus roseus)
A Catharanthus roseus, também conhecida como Vinca-de-Madagascar e Vinca-de-gato é uma planta de florescimento abundante, com cores rosadas que se formam durante o ano todo. Bem como, existem também muitos cultivares com uma outras variedade de cores disponíveis.
Embora seja uma planta perene, é melhor tratá-la como bienal já que ela perde muito do seu aspecto e vigor com a idade. Ela prefere solos bem drenados e sol pleno, tanto em regiões tropicais como subtropicais.
2 – Trombeta-de-arauto (Beaumontia grandiflora)
A Beaumontia grandiflora é uma trepadeira lenhosa e muito ramificada nativa do Himalaia. Tem crescimento vigoroso, é extremamente florífera, além de resistente. Suas flores tem formato de trombeta, são brancas, vistosas, grandes e perfumadas.
Ela é perfeita para revestir caramanchões, portais e pergolados. Nesse sentido, precisa de uma estrutura forte e robusta para sustentar seu crescimento. Podas regulares servem para controlar seu tamanho e também como meio de conduzir o desenvolvimento. Ela prefere solo argiloso-arenoso desde que bem drenado e rico em material orgânico. Além disso, deve ser cultivada em jardins ensolarados.
3 – Lírio-do-zéfiro (Zephyranthes robusta)
A Zephyranthe robusta é originária do Sul do Brasil. É uma planta bulbosa, perene que atinge cerca de 30 a 40 cm de altura. Suas flores em formato de trompete são cor-de-rosa, surgem desde o fim da primavera até o início do verão.
Elas se adaptam bem a solos úmidos e bem drenados, enriquecidos de material orgânico, além disso, precisam de muita luz solar direta. Indica-se o cultivo em regiões com inverno marcante.
4 – Clívia (Clivia miniata)
A Clivia miniata é uma planta nativa da África do Sul, perene, que pode chegar a 40 cm de altura. Suas flores em forma de sino, surgem no final da primavera e variam do laranja ao amarelo. A inflorescência é lindíssima, firme em formato umbelado, com grande volume.
Essa é uma planta que prefere a meia-sombra, com preferência pelo sol da manhã. Além disso, ela floresce com maior facilidade em regiões de altitude e com clima mais ameno, como os do Sul do país. Precisa de umidade no solo e regas periódicas.
5 – Agapanto-violeta (Agapanthus inapertus)
O Agapanthus inapertus é nativo da África do Sul, e pode atingir cerca de 40 a 60 centímetros de altura. É uma planta com flores em forma de sino, que variam do violeta ao azul. A inflorescência se eleva acima da folhagem em formato de “guarda-chuva”.
Ela prefere o clima subtropical, sendo assim resistente a baixas temperaturas de inverno. O solo precisa ser mantido úmido e bem drenado.
6 – Camarão-amarelo (Pachystachys lutea)
A Pachystachys lutea é uma planta originária do Peru, com flores amarelas e folhagem verde-escura. Ela pode chegar a 1,2 metros de altura. Sua inflorescência surge em formato de espiga e atraem muitos beija-flores.
Gosta de solos úmidos e bem drenados, não tolera temperaturas muito baixas e precisa de luz solar direta para florescer. Em regiões de clima quente ela pode ser cultivada também em meia-sombra.
7 – Petúnia-elegante (Petunia ‘Color Rush’)
A Petunia ‘Color Rush’ é uma espécie perene nativa da América do Sul, incluindo do Brasil. Embora seja uma planta pequena de apenas 20 ou 30 cm de altura, ela compensa com um florescimento espetacular. As flores são rosa-arroxeadas e surgem durante quase o ano todo.
Apesar de ser uma planta perene, é preciso renová-las anualmente. Isso porque após um ano produzindo flores em profusão seu aspecto e vigor não são os mesmos da planta jovem. Ela gosta de sol pleno e é tolerante ao frio.
Enfim, essas são apenas algumas sugestões das muitas plantas com flores disponíveis para enfeitar o seu jardim. Lembre-se de escolher as que melhor se adaptam às condições do clima da sua região. Plantas bem adaptadas e com cuidados especiais exibem todo seu potencial e beleza.
E se você está procurando apenas flores de cor vermelha, esse outro artigo que publicamos anteriormente reúne 11 opções maravilhosas: 11 Flores Vermelhas No Jardim, Escolha As Suas.
Veja também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre plantas com flores para jardim? Então envie esse artigo para alguém que você conhece que também gosta de plantas. A seguir deixe suas estrelinhas abaixo.