Plantas Companheiras: Conhecendo Melhor Essa Técnica

plantas companheiras com alecrim, manjericão

À medida que a jardinagem caseira avança, é cada vez maior o número de pessoas interessadas e em busca de novas maneiras e métodos de cultivo de verduras e hortaliças. Com o cultivo de plantas companheiras, você pode plantar diferentes espécies e obter alguns benefícios que não aconteceriam em um plantio comum.

Embora seja uma novidade para muitas pessoas, o plantio companheiro existe há milhares de anos. E uma horta de sucesso não inclui apenas vegetais. Uma horta pode ser uma mistura que inclui ervas e flores.

O que é o Cultivo de Plantas Companheiras

O plantio companheiro é uma arte tradicional que precisa de planejamento, mas que vale a pena pelo resultado colhido. Trata-se do plantio de espécies que quando cultivadas juntas ou próximas se ajudam e beneficiam umas às outras.

Os benefícios incluem por exemplo, um controle ou inibição de ataque de pragas, além de melhorar a estrutura e o aproveitamento do solo e sua qualidade.

Não somente isso, mas também é possível observar o desenvolvimento mais rápido das plantas, a diminuição da erosão do solo, uma melhoria na fermentação do solo e melhor balanço de nitrogênio.

O nitrogênio é um componente essencial para as plantas, absorvido desde o começo da germinação, sendo responsável pelo crescimento, estimulação da fotossíntese e nutrição.

Plantas Companheiras na Horta Caseira

Você pode combinar num simples vaso ou jardineira na sua casa as plantas companheiras. Se tiver um pequeno espaço no jardim para iniciar essa experiência, melhor ainda.

Algumas espécies são mais sensíveis ao sol e ter como planta companheira plantas mais altas resolveria facilmente esse obstáculo. Especialmente quando você tem pouco espaço.

Além disso, plantas com raízes mais profundas são boas companheiras de plantas com raízes mais curtas, pois uma não atrapalha a outra.

Como exemplo, podemos citar a combinação da cebolinha com os tomates ou as roseiras. Isso funciona, pois a cebolinha mantém os fungos longe das rosas e os pulgões longe dos tomates.

Plantas altas como o milho e o girassol podem servir de suporte natural para as ervilhas e os pepinos escalarem.

O Manjericão tem a capacidade de manter longe os mosquitos e as moscas, além de melhorar o sabor e o crescimento de suas companheiras.

O melão e o milho são bons companheiros para a abóbora. Acrescente a eles o orégano e tenha suas plantas protegidas contra a maioria das pragas. Aliás, o orégano é uma planta companheira que combina com todas as outras.

A hortelã não deve ser plantada muito próximo das outras plantas pois suas raízes são muito agressivas e podem atrapalhar o cultivo das companheiras. Entretanto, quando plantada com uma distância segura, ela repele as traças do repolho e dos tomates.

Enfim, o cultivo de plantas companheiras cria um novo caminho para você experimentar e cultivar suas plantas com maior sucesso e proteção.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a planta companheiras? Deixe suas estrelinhas e seu comentário a seguir.

Deixe um comentário