As plantas de forração para sombra servem para cobrir áreas onde, geralmente, se requer baixa manutenção. No paisagismo, as plantas de forração têm hábitos rasteiros e são perenes. São escolhidas de acordo com suas texturas e cores para cobrir locais como encostas, áreas de difícil acesso, áreas de tráfego intenso, áreas extremamente secas ou mesmo para sufocar ervas daninhas.
Veja a seguir três opções de plantas de sombra que são ideais para cobrir espaços de jardim onde, por exemplo, as gramas ou outras espécies, não se desenvolvem.
Plantas de Forração para Sombra
1 – Aspidistra (Aspidistra elatior)
Para quem precisa de uma planta de forração com tamanhos que chegam a 60 centímetros de altura, por certo, a Aspidistra é perfeita. Tem folhas brilhantes, vistosas e grandes em tons de verde intenso. Ademais, possuem várias espécies com folhas variegadas em cores branco e creme.
A Aspidistra gosta de solo fértil e rico em matéria orgânica. É uma planta resistente para jardins, que tolera bem, tanto o frio, como o calor intenso. Suporta algum período de seca porém, não se adequa a solos encharcados, pois suas raízes se tornam sensíveis ao fungos.
Assunto relacionado: Confira 3 Plantas De Sombra De Tamanho Pequeno, Médio e Grande
2 – Planta-Tapete (Episcia cupreata)
A Planta-tapete forma lindas moitas redondas e pequenas de aproximadamente 15 centímetros de altura. Possui, não apenas uma linda folhagem com nervuras como também flores tubulares de vermelho vivo. Da mesma forma, seus outros cultivares também apresentam flores lindas em tons de amarelo, branco, rosa e lilás.
É uma planta que necessita de substrato mais umedecido e regas regulares. Para garantir a permanência da água por mais tempo no solo, você pode misturar turfa, casca de arroz carbonizado ou perlita.
Assunto relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas
3 – Trapoeraba-Peluda (Siderasis fuscata)
A Trapoeraba-Peluda é uma graça com seu formato de roseta. Se você quer uma planta de sombra para forração de tamanho compacto e cores vivas, certamente, essa é uma boa escolha. Elas têm as folhas verdes ovaladas, em tons fortes com um risco central prateado. Além disso, o verso das folhas são arroxeados conferindo um lindo contraste à folhagem.
É uma planta de origem tropical e por isso mesmo aprecia solos com maior umidade e que sejam protegidos da ação direta da luz solar. Atingem cerca de 30 a 40 centímetros de altura.
Veja Também:
Artigos Mais Recentes
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas sobre as plantas de forração para sombra? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.