Plantas Para Dentro de Casa: Folhagens Nativas

Plantas para dentro de casa

Encher a casa de verde e cultivar plantas em vários ambientes traz um ar de frescor e bem estar. As plantas para dentro de casa que são nativas do nosso país tem mais facilidade de adaptação e se desenvolvem melhor.

Embora cada uma das espécies tenha suas particularidades, o conhecimento nos permite cuidados especiais. Afinal, saber escolher o local, substrato, temperatura e tipo de rega sempre favorece o desenvolvimento saudável.

É bom lembrar que as plantas de dentro de casa, cultivadas na sombra, ainda precisam de muita luminosidade. Algumas de breve luz solar diária. Sendo assim, evite os locais muito longe das janelas e varandas. Se você busca plantas que suportem menos luminosidade dentro de casa, então veja também este artigo: 7 Plantas De Interior Para Locais De Pouca Luminosidade

Plantas Para Dentro de Casa

1 – Avencão (Adiantum subcordatum)

plantas para dentro de casa

O Avencão é uma samambaia com folhas delicadas que não gosta de ventos, correntes de ar e nem temperaturas baixas.

Ele gosta de solo argiloso-arenoso, rico em nutrientes. Além disso, as regas devem ser frequentes, mas sem encharcar o solo.

É ideal para ambiente interno, com folhas muito decorativas que, aliás, combinam com diversos estilos.

2 – Renda-Francesa (Rumohra adiantiformis)

A Renda-Francesa (foto principal) é também conhecida como Davália-Bola. É uma samambaia muito utilizada nos mais diversos tipos de arranjos florais.

Fica muito bonita tanto em vasos como em jardineiras. Elas gostam de muita umidade no substrato, que deve ser rico em material orgânico. Além disso, em estações de maior calor as folhas devem ser borrifadas para amenizar a alta temperatura.

3 – Caládio (Caladium bicolor)

Plantas para dentro de casa - Caládio

O Caládio tem vários nomes, talvez você o conheça por Tinhorão, Tajá, Coração-de-Jesus ou Lenço-Português. São centenas de variedades com folhas coloridas em diferentes tons. Escolha as espécies com folhas mais escuras, pois se desenvolvem melhor em ambientes sombreados.

Eles gostam de substrato umedecido e rico em material orgânico. Evite correntes de ar.

Deixe o Caládio próximo das janelas, onde a luz difusa é mais intensa.

4 – Singônio (Syngonium podophyllum)

O Singônio é uma planta coringa, pois pode ser cultivada de acordo com o vaso e o local. Nesse sentido, se tiver um apoio nas paredes ou treliças, ele vai crescer como trepadeira. Por outro lado, sem apoio para escalar, ele forma cascatas.

Gosta de ambientes bem iluminados e com substrato bem drenado, adubado e umedecido.

5 – Filodendro-Cordato (Philodendron hederaceum)

Como toda planta tropical, o Filodendro-Cordato ou Pendente aprecia a umidade e o calor. Assim, escolha um local que tenha boa iluminação sem luz solar direta.

É uma planta com crescimento rápido e vigoroso. Nesse sentido, ele pode ser cultivado tanto como trepadeira como planta de forração.

Prepare um substrato com boa drenagem e com nutrientes. Mantenha a umidade no vaso, mas sem provocar o alagamento das raízes.

6 – Cóstus-de-Fogo (Chamaecostus cuspidatus)

A Cóstus-de-Fogo é nativa da Mata Atlântica do leste do Brasil e também da Amazônia. No entanto, essa é uma opção para aquele local dentro de casa que é banhado pelo sol por pelo menos 3 horas do dia. Pode ser uma varanda ou uma janela.

Ela não suporta ambientes frios, e gosta de substrato rico em húmus e sempre umedecido.

Tem folhas muito charmosas em tom verde escuro e possui um cultivar com a nervura central e as margens prateadas.

7 – Vaso-Prateado (Aechmea fasciata)

O Vaso-Prateado é também conhecido como Aequimea. As folhas são marmorizadas em verde e cinza e não apenas tem uma inflorescência lindíssima, como também dura muito tempo.

Use o mesmo tipo de substrato comum para orquídeas, leve e com extrato orgânico. Elas gostam de ficar à sombra, bem como muito hidratadas.

Gostou de saber um pouco mais sobre as plantas para dentro de casa que são nativas do Brasil? Então, compartilhe com os amigos que também gostam de plantas. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas do site.

Se quiser ver outras opções de plantas para dentro de casa veja o artigo sobre 5 Palmeiras De Sombra Para Cultivo Dentro De Casa.

Outro artigo interessante para quem procura plantas de interior, é o Flores de Sombra: Conheça Quais as Mais Populares

Veja Também:

4.9/5 - (12 votes)

Deixe um comentário