11 Plantas Para Varanda Com Sombra

Se você gosta de plantas e tem uma varanda que não recebe luz solar, saiba que existem muitas espécies de plantas para varandas que gostam de sombra e luz indireta brilhante. A luz brilhante é aquela em que os raios de sol não atingem diretamente a planta. Desse modo, a planta recebe a luz refletida em outros objetos que estão sob os raios de sol.

Por outro lado, as plantas a seguir não se incomodam com a luminosidade fraca do sol. Assim, se você tem uma varanda que recebe um pouco de luz solar direta no início ou fim de tarde, a maioria das espécies citadas aqui se adequam a esse caso também.

Plantas para Varanda

1 – Cheflera (Schefflera arboricola)

Cheflera, plantas para varanda

A Cheflera é também conhecida como Planta-guarda-chuva-anã por seu aspecto semelhante e menor que a Árvore-guarda-chuva da Oceania.

Elas não apenas prosperam em condições de sombra, como ficam muito bonitas nas varandas onde a luminosidade é alta.

É melhor colocar a planta em um recipiente grande e sozinha. Caso contrário, o crescimento pode rapidamente tornar-se mais exuberante do que o pretendido e suas raízes deslocarem as outras plantas do vaso.

A manutenção é mínima, com regas esparsas e uma fertilização a cada mês.

2 – Begônia-rex (Begonia rex)

Begonia rex, plantas para varanda

Begônias são conhecidas como plantas típicas de varanda ou de interior. Como tal, elas são imediatamente associadas a locais sombreados. Elas também não devem ficar completamente em locais de pouca luz ou escuro para uma planta.

Se sua varanda recebe pelo menos um pouco de sol da manhã ou da tarde, a begônia vai gostar e aproveitar os raios mais fracos do sol. Entretanto, elas não devem ficar expostas a correntes de ar.

Além do cuidado de manter um substrato sempre um pouco umedecido, evite molhar as folhas da Begônia. Utilize regadores com bico fino e molhe de forma cuidadosa somente o substrato. Isso evita que os pecíolos e as folhas apodreçam. Fertilize cerca de uma vez por mês.

O maior atrativo da Begônia-rex são suas folhas desenhadas e coloridas. As espécies híbridas agora estão disponíveis em diversos tons e formatos de folhas.

3 – Morangos silvestres (Fragaria vesca)

Morangos silvestres (Fragaria vesca)

O que seria uma lista de plantas para varanda sem uma planta comestível?

Morangos silvestres também crescem em florestas em condições semelhantes às encontradas em uma varanda com sombra. Em princípio, a planta ainda deve receber um pouco de sol. Assim sendo, a sombra parcial é o ideal!

Além das flores, a planta também oferece pequenos frutos. Mas não espere uma colheita exuberante; o morango silvestre fica ligeiramente menor do que o tamanho de uma avelã.

Plante o morango silvestre separadamente se não quiser que ele ocupe toda a jardineira. O que você ainda precisa prestar atenção é que a terra deve sempre permanecer moderadamente úmida.

Essa dica dos morangos e a próxima erva é especialmente para você que tem pouco espaço. Já falamos sobre como decorar varanda pequena com plantas, dê uma olhada depois.

4 – Hortelã-verde (Mentha spicata)

Hortelã verde, plantas para varanda

Muitas ervas também prosperam em varandas com sombra. Em termos de sabor e aparência, o Hortelã-verde é o campeão.

Primeiramente, um pré-requisito importante para o cultivo de Hortelã-verde bem sucedido é um substrato rico em nutrientes com boa drenagem. Sempre mantenha o substrato úmido sem inundá-lo e você pode sentar e observar o crescimento da hortelã.

Todavia, cuidado ao plantar junto com outras ervas, pois suas raízes também são conhecidas por ocuparem rapidamente muito espaço no vaso.

Se você quiser colher as folhas, tome cuidado para não tirar muito de uma vez. Escolha no máximo 1/4 – 1/3 das folhas por vez para evitar a exposição da planta a estresse excessivo.

5 – Samambaia-pluma (Goniophlebium subauriculatum)

Samambaia-pluma - (Goniophlebium subauriculatum), plantas para varanda

As Samambaias trazem um verde exuberante para sua varanda sombreada e inegavelmente, apesar de ser uma planta muito comum, enriquece qualquer ambiente.

A maioria das espécies de Samambaias podem crescer em meia-sombra. O mesmo acontece com a Samambaia-pluma.

Você realmente só precisa ter certeza de plantar a Samambaia-pluma no solo mais nutritivo possível. Ou seja, uma mistura com substrato rico em matéria orgânica é o ideal.

Você também pode usar húmus de minhoca. Por outro lado, você só precisa fertilizar muito raramente.

Além de suas modestas demandas de luz, a Samambaia-pluma requer pouca água no inverno e regas generosas no verão. Regue semanalmente, a cada duas ou três vezes, mas tome cuidado para não encharcar o solo.

6 – Escudo-persa (Strobilanthes dyeriana)

Escudo-persa - (Strobilanthes dyeriana), plantas para varanda

O Escudo-persa tem a folhagem colorida e cintilante. A beleza das folhas arroxeadas, com o tempo vão adquirindo tons metalizados. Ademais, chama a atenção, mesmo sem as flores que a planta desenvolve.

Como acontece com muitas plantas tropicais, o solo deve ser mantido uniformemente úmido. Além disso, não tente levar o Escudo-persa para uma sombra mais escura que a luz brilhante da varanda. Muito provavelmente o cintilante das folhas vai se perder, e se tornar opaco ou sem vida.

Além disso, ele é uma planta que prefere as varandas semissombreadas. Gosta de solo frequentemente umedecido, mas com grande capacidade de drenagem.

7 – Bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana)

Bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana)

O Bambu-da-sorte é outra dessas plantas que você pode colocar em locais claros ou ainda cultivar em substrato ou na água.

Um lugar um pouco mais sombreado vai afetar a velocidade de crescimento. Isso não é inconveniente, especialmente com pequenas varandas, porque um Bambu-da-sorte de após alguns anos de crescimento atingiria rapidamente o teto ou cresceria em direção ao vizinho. Eles podem chegar a 1,80 metros

Em termos de água e nutrientes, o bambu também é descomplicado. Sendo assim, você pode fertilizar na primavera e no verão, quando o bambu tem seus surtos de crescimento.

Despeje bastante água e, sobretudo, evite o alagamento. Para manter a umidade no substrato, também é aconselhável cobrir o solo com um pouco de palha de casca de árvore, ou seja casca de pinus ou folhas de bambu.

8 – Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)  

Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)  

Depois de todas as plantas que podem brilhar principalmente com sua folhagem, a Maria-sem-vergonha com suas flores delicadas entra em cena. Ela também é muito conhecida como Beijo-turco.

Em seu habitat natural na África, a planta cresce principalmente em locais úmidos e sombreados – bons motivos para cultivá-la em sua varanda quando não existe o banho do sol.

Não é novidade que, mesmo quando cultivada em vasos, a planta gosta de um clima semelhante ao de sua terra natal. É por isso que você deve se certificar de que tenha muita umidade e deve regar especialmente bem.

Não suporta frio e nem geada, por isso não é indicada para a região sul do país.

9 – Hostas (Hosta)

hosta

Também chamadas de Funquia, as Hostas são mais uma opção de plantas de varanda com flores que prosperam na sombra.

Mas o esplendor de sua folhagem também encanta. Muitas espécies têm padrões que lembram outras plantas, como Dieffenbachia.

É particularmente popular devido à sua robustez, além disso tem alta tolerância à sombra, não gosta de temperaturas altas e nem seca.

Além da rega regular, deve-se manter o solo úmido. Você só deve pensar em separar flores mortas para estimular novas flores.

10 – Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)

Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum)

Essa é uma espécie muito marcante visualmente, pois suas folhas verdes tem um recorte incrível. Além disso, ela possui folhas ou frondes estéreis em forma de leque que são amarronzadas e servem de fundo para as folhas férteis.

O Chifre-de-veado pertence à família das samambaias e pode ser fixada em troncos, muros, fibra de coco e pedaços de madeira.

Elas não tem caule e devem ser cultivadas de preferência na vertical pra realçar toda sua beleza. Não apenas tem um cultivo muito simples como também precisam de pouca rega na semana.

11 – Camarão-rosa (Justicia scheidweileri)

Planta para varanda Justicia scheidweileri

Para completar, mais uma opção com flores. A planta Camarão-rosa tem flores tubulares em tons de rosa e lilás que surgem na primavera e no verão. Os beija-flores são seus visitantes frequentes nessa época.

Entretanto, mesmo sem as flores nas outras estações do ano, você ainda terá uma planta com folhagem desenhada de veios claros e definidos.

É uma planta pequena que chega a 30 cm de altura e que gosta de muita rega. Para garantir seu crescimento vigoroso, escolha um substrato rico em material orgânico e bom excelente drenagem.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre as Plantas para Varanda? Assim, compartilhe com outras pessoas que você sabe que também gostam de plantas. E então veja outros artigos sobre plantas que podem te interessar. Além disso, conheça nossas dicas de receita e de decoração.

Deixe um comentário