9 Plantas para Varanda com Sombra

plantas para varanda com sombra

Se você gosta de plantas e tem uma varanda que não recebe luz solar, saiba que existem muitas espécies de plantas para varandas que gostam de sombra e luz indireta brilhante. A luz brilhante é aquela em que os raios de sol não atingem diretamente a planta. Desse modo, a planta recebe a luz refletida em outros objetos que estão sob os raios de sol.

Plantas para Varanda com Sombra

1. Junco japonês – (Acorus gramineus)

junco japonês
Junco-japonês

TO Junco-japonês também é conhecido como grama Hakone, que são essas moitas verdes decorativas do Extremo Oriente.

Eles não apenas prosperam em condições de sombra, como precisam dela: ao sol, as folhas do Junco Japonês tornam-se rapidamente marrons. Por isso mesmo ele é tão ideal para uma varanda mais sombreada.

É melhor colocar a planta em um recipiente sozinha. Caso contrário, o crescimento pode rapidamente tornar-se mais exuberante do que o pretendido (e outras plantas serão deslocadas).

Mantenha a terra úmida, mas evite o alagamento. Se você não quiser verificar o solo com frequência, também pode espalhar uma camada de cobertura morta de casca de pinus no substrato – isso reterá a umidade por mais tempo.

2. Begônias – (Begonia) flores típicas para varandas sombreadas

begônia
Begônia

Begônias são conhecidas como plantas típicas de varanda.

Como tal, elas são imediatamente associadas a locais sombreados. Elas também não devem ficar completamente no escuro. Se sua varanda recebe pelo menos um pouco de sol da manhã ou da tarde, a begônia vai gostar e aproveitar os raios (indiretos) do sol.

Além do cuidado descomplicado – manter o solo úmido e dar fertilizante cerca de uma vez por mês – são sobretudo as flores que as tornam tão populares. As espécies híbridas agora estão disponíveis em quase todas as cores.

Begônias são plantas anuais. É por isso que você deve começar suas primeiras tentativas com plantas prontas, caso contrário pode acontecer que suas begônias floresçam tarde demais ou nem floresçam.

3. Morangos silvestres

morango silvestre
Morango-silvestre

O que seria uma lista como essa sem uma planta comestível?

Morangos silvestres também crescem em florestas em condições semelhantes às encontradas em uma varanda com sombra. Em princípio, a planta ainda deve receber um pouco de sol. Assim sendo, a sombra parcial é o ideal!

Além das flores, a planta também oferece pequenos frutos. Mas não espere uma colheita exuberante; o morango silvestre fica ligeiramente menor do que o tamanho de uma avelã.

Plante o morango silvestre separadamente se não quiser que ele ocupe toda a jardineira. O que você ainda precisa prestar atenção é que a terra deve sempre permanecer moderadamente úmida.

4. Hortelã-verde (Mentha spicata)

hortelã verde
Hortelã-verde

Muitas ervas também prosperam em varandas com sombra. Em termos de sabor e aparência, o Hortelã-verde é o campeão.

Primeiramente, um pré-requisito importante para o cultivo de Hortelã bem sucedido é um substrato rico em nutrientes com boa drenagem. Sempre mantenha o substrato úmido sem inundá-lo e você pode sentar e observar o crescimento do hortelã.

Todavia, cuidado ao plantar junto com outras ervas, pois suas raízes também são conhecidas por ocuparem rapidamente muito espaço no vaso.

Se você quiser colher as folhas, tome cuidado para não tirar muito de uma vez. Escolha no máximo 1/4 – 1/3 das folhas por vez para evitar a exposição da planta a estresse excessivo.

5. Samambaia-espada (polystichum munitum)

samambaia espada
Samambaia-espada

As Samambaias trazem um verde exuberante para sua varanda sombreada e inegavelmente, apesar de ser uma planta muito comum, enriquece qualquer ambiente.

A maioria das espécies de Samambaias podem crescer em meia-sombra. O mesmo acontece com a Samambaia-espada e a Samambaia-americana.

Você realmente só precisa ter certeza de plantar a Samambaia-espada no solo mais nutritivo possível. Ou seja, uma mistura com substrato rico em matéria orgânica é o ideal.

Você também pode usar húmus de minhoca. Por outro lado, você só precisa fertilizar muito raramente.

Além de suas modestas demandas de luz, a samambaia também requer pouca água. Regue semanalmente ou uma vez a cada duas semanas, mas tome cuidado para não encharcar o solo

6. Escudo-persa (Strobilanthes dyeranus)

escudo persa
Escudo-persa

O Escudo-persa tem a folhagem colorida e cintilante e ademais, chama a atenção, mesmo sem as flores que a planta desenvolve.

Como acontece com muitas plantas tropicais, o solo deve ser mantido uniformemente úmido. Além disso, não tente levar o Escudo-persa para uma sombra mais escura que a luz brilhante da varanda. Muito provavelmente o cintilante das folhas vai se perder, e se tornar opaco ou sem vida.

7. Bambu (Dracaena sanderiana)

bambu da sorte
Bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte é outra dessas plantas que você pode colocar em locais claros e escuros ou ainda cultivar em substrato ou na água.

Um lugar um pouco mais sombreado afeta apenas a velocidade de crescimento. Isso não é inconveniente, especialmente com pequenas varandas, porque um bambu de crescimento rápido atingiria rapidamente o teto ou cresceria em direção ao vizinho.

Em termos de água e nutrientes, o bambu também é descomplicado. Sendo assim, você pode fertilizar na primavera e no verão, quando o bambu tem seus surtos de crescimento.

Despeje bastante água e sobretudo, evite o alagamento. Para manter a umidade no substrato, também é aconselhável cobrir o solo com um pouco de palha de casca de árvore, ou seja casca de pinus ou folhas de bambu.

8. Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)  

Maria-sem-vergonha
Maria-sem-vergonha

Depois de todas as plantas que podem brilhar principalmente com sua folhagem, a Maria-sem-vergonha com suas flores delicadas entra em cena.

Em seu habitat natural na África, a planta cresce principalmente em locais úmidos e sombreados – bons motivos para cultivá-la em sua varanda quando não existe o banho do sol.

Não é novidade que, mesmo quando cultivada em vasos, a planta gosta de um clima semelhante ao de sua terra natal. É por isso que você deve se certificar de que tenha muita umidade e deve regar especialmente bem.

Não suporta frio e nem geada, por isso não é indicada para a região sul do país. Ademais, para conhecer tudo sobre o cultivo da Maria-sem-vergonha clique aqui.

9. Hostas – (Hosta)

hostas
Hostas

Também chamadas de Funquia, as Hostas são mais uma opção de plantas de varanda com flores que prosperam na sombra.

Mas o esplendor de sua folhagem também encanta. Muitas espécies têm padrões que lembram outras plantas, como Dieffenbachia.

É particularmente popular devido à sua robustez, além disso tem alta tolerância à sombra, não gosta de temperaturas altas e nem seca.

Além da rega regular, deve-se manter o solo úmido. Você só deve pensar em separar flores mortas para estimular novas flores.

4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

Crisântemos: Como Cuidar desta Planta de Flore Intensas

Agrião: a Planta Ideal para Plantar Com as Crianças

Gostou desse artigo sobre as Plantas para Varanda? Assim, compartilhe com outras pessoas que você sabe que também gostam de plantas. E então veja outros artigos sobre plantas que podem te interessar. Além disso, conheça nossas Receitas do Pomar e da Horta.

5/5 - (3 votes)

Deixe um comentário