Pleomele (Dracaena Reflexa): Como Cuidar E Conseguir Densa Folhagem

Dracaena Reflexa

A Dracaena reflexa é um arbusto grande, muito cultivado tanto em jardins como também em vasos. Elas são densas e encantam por suas folhagens tropicais.

Além disso, é uma planta que se adapta bem em ambientes semissombreados, quando o cultivar tem folhas completamente verdes. Sendo assim, uma boa alternativa para quem procura por espécies maiores para colocar dentro de casa.

Embora sejam plantas resistentes, são muito sensíveis ao excesso de água das regas. Nesse sentido, quando cultivar sua Dracaena reflexa em vasos, procure por um que tenha orifícios de drenagem.

Existem cerca de 35 espécies de Dracenas, todas tipicamente tropicais e que não gostam de baixas temperaturas.

Sobre a Dracaena Reflexa

Nativa das ilhas Maurício, Madagascar e Índia, a Dracaena reflexa é um arbusto ereto, semilenhoso, ramificado e que pode chegar a 3 metros de altura.

Ela pertence à família Asparagaceae, e é conhecida popularmente como Dracena Malaia, Dracena Reflexa, Pleomele e Pau D´água.

As folhas da Dracena Reflexa são coriáceas, verde escuras e laminadas. Porém, seu cultivar mais procurado é o que tem as folhas variegadas com bordas cremes e centro verde.

Elas possuem inflorescência de cor branca que surgem nos ramos terminais. As flores são bem pequenas e se destacam mais quando em contraste com a folhagem verde escuro.

Assunto Relacionado: Tipos de Dracenas e os Cuidados Básicos

Como Cultivar a Dracaena Reflexa

Como típicas plantas tropicais, as Dracenas Reflexas gostam de ambientes quentes e úmidos. Preferem locais bem iluminados durante todo o ano e, se bem cuidadas, duram muitos anos.

É muito comum ver algum tipo de Dracena em escritórios, shoppings e consultórios. São plantas resistentes que suportam até mesmo o ar-condicionado desses locais.

Contudo, no caso da Dracaena reflexa, ela precisa de pelo menos 2 horas de sol diariamente. A espécie de folhas escuras se adapta melhor dentro de casa, pois o tom escuro das folhas permanece muito bonito, desde que esteja em ambiente semissombreado.

Ao contrário da Dracena variegada, com folhas creme e verde, que deve ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra de no mínimo 6 horas. Os tons claros indicam que a planta se desenvolve mais bonita e cheia em pleno sol.

É comum as Dracenas que estão em ambientes internos perderem muitas folhas. Isso acontece pois elas precisam de um mínimo diário de luz solar para se desenvolverem saudáveis.

Sendo assim, embora elas não morram facilmente, sua aparência ficará muito aquém do que seria uma planta exuberante, em todo seu esplendor, quando cultivada ao sol.

Substrato, Rega e Adubo

É importante preparar um bom substrato para que as raízes da planta não fiquem sufocadas. Materiais bem drenados facilitam a aeração do solo e ajudam no escoamento da rega. A perlita, por exemplo, é um elemento excelente que ajuda a manter o solo aerado.

Assunto Relacionado: Perlita x Vermiculita

Contudo, o substrato não deve ser muito leve pois a Dracaena reflexa cresce muito, sendo necessário um solo que ajude na estabilidade da planta.

Outro ponto importante em relação ao cultivo da Pleomele ou Dracena é a rega. Embora elas suportem um pequeno período de seca, o excesso de água nas raízes pode prejudicar a planta.

A adubação com fertilizante padrão, NPK 10-10-10 é suficiente a cada mês. Porém, outras formulações são igualmente interessantes para a planta. Por exemplo, adubos foliares ou Bokashi.

Como Podar a Dracaena Reflexa ou Pleomele

A poda é recomendada sobretudo para estimular a ramificação.

Corte sempre em ângulo e se certifique de utilizar um produto selante como canela ou própolis para evitar a contaminação do local do corte.

Lembre-se que todas as estacas retiradas geram novas plantas. Ao enterrar a estaca retire as folhas da base que ficarão em contato com o solo a fim de evitar o apodrecimento.

Você pode também fazer o enraizamento da estaca em água. Espere até que as raízes atinjam um bom tamanho, de ao menos 10 centímetro de comprimento e então coloque-as no substrato preparado.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a Pleomele ou Dracaena Reflexa? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (14 votes)

Deixe um comentário