A princípio, você precisa fazer o replantio da sua orquídea a cada dois ou três anos. Se você nunca replantou uma orquídea antes, pode estar se perguntando se existe mesmo essa necessidade. Separamos três indicadores para você compreender melhor e tirar a pergunta que pode estar martelando: quando devo replantar minha orquídea e porquê. Vamos lá!
Quando devo Replantar minha Orquídea
A maioria das orquídeas comercializadas como plantas domésticas são epífitas na natureza. Isso significa que elas crescem naturalmente apoiadas nos galhos das árvores. A fim de imitar tais condições de crescimento, replantar as orquídeas em um substrato especial para orquídeas é essencial para manter sua saúde e vitalidade.
O crescimento excessivo das raízes, o desgaste natural do substrato e o aspecto geral doente, são as principais razões para acender o alerta do replantio. A seguir exemplificamos melhor cada um desses motivos.
1 – Crescimento das raízes da Orquídea
Embora as orquídeas se alimentem também pelas folhas, as raízes são uma parte vital de toda planta, pois elas são responsáveis pela absorção de água e nutrientes.
Quando as raízes começam a crescer vigorosamente e saem pelos orifícios de drenagem do vaso, é um sinal de que a planta está ficando muito grande para o seu recipiente atual. Isso significa uma superlotação do vaso e essa falta de espaço pode prejudicar a continuação do desenvolvimento.
Raízes saudáveis e ativas devem ser claras, firmes e ter uma textura suave. Se você notar que as raízes da orquídea estão crescendo vigorosamente e saindo pelas laterais do vaso, é um sinal de que a planta precisa de mais espaço para crescer e se desenvolver adequadamente.
2 – Substrato desgastado
O substrato em que a orquídea está plantada é responsável por fornecer suporte e nutrientes à planta. Com o tempo esse substrato pode ficar compactado, pois o material vai se decompondo naturalmente. Isso impede que a água flua adequadamente pelas raízes da orquídea.
Se você notar que o substrato está desgastado, compactado ou tem um cheiro ruim, é hora de replantar a orquídea. O substrato deve ser leve e poroso para permitir a livre circulação de ar e água. Além disso, deve ser capaz de reter umidade sem reter água em excesso.
Existem muitos tipos diferentes de substratos disponíveis para orquídeas, incluindo casca de pinus, musgo esfagno, carvão vegetal e outros materiais orgânicos.
Ao replantar sua orquídea, certifique-se de remover todo o substrato antigo e inspecionar cuidadosamente as raízes da planta. As raízes danificadas ou apodrecidas devem ser cuidadosamente podadas para evitar a propagação de doenças. Em seguida, replante a orquídea em um vaso limpo e com substrato fresco, tomando cuidado para não compactar o substrato ao redor das raízes.
3 – Aparência doente da Orquídea
Se sua orquídea parece murcha ou desnutrida, mesmo depois de receber água e nutrientes adequados, pode ser um sinal de que as raízes estão estressadas ou que o substrato não está mais funcionando adequadamente.
Diversas doenças podem surgir nesse caso como fungos e pragas. Eles deixam as folhas das orquídeas amareladas, enrugadas e manchadas. Bem como raízes amolecidas, escuras e com odor.
Ao notar algum desses aspectos na sua orquídea, faça o replantio o mais rápido possível. Retire delicadamente todas as partes afetadas da planta, como raízes e folhas mortas. Assim como todo o substrato.
Então, replante a orquídea em um substrato fresco e um vaso limpo. Mantenha todos os cuidados de manutenção para revitalizar sua orquídea e restaurar sua aparência saudável.
Portanto, após conhecer um pouco mais sobre os motivos para replantar sua orquídea, você decidirá com mais facilidade o momento certo.
Cuidados após o Replantio
Após o replantio, mantenha os cuidados com sua orquídea para garantir que ela cresça saudável e forte. Aqui estão algumas dicas para cuidar da sua orquídea após o replantio:
- Mantenha a orquídea em um local com luz indireta: A orquídea precisa de luz, mas não diretamente do sol.
- Regue a planta regularmente: A orquídea precisa ser regada regularmente, mas evite deixar o substrato encharcado.
- Fertilize a planta: Após o replantio, a orquídea precisará de nutrientes adicionais para crescer. Fertilize a planta com um fertilizante próprio para orquídeas a cada duas semanas.
- Mantenha a umidade: A orquídea precisa de umidade para crescer. Portanto, pulverize as folhas regularmente para mantê-las úmidas.
Enfim, agora você será capaz de decidir com maior facilidade o momento certo para replantar sua orquídea.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou de saber mais sobre o tema “quando devo replantar minha orquídea”? Conte nos comentários no final da página se você costuma fazer o replantio das suas orquídeas. Em seguida marque suas estrelinhas abaixo.