Quando Trocar A Planta De Vaso

Torrão da planta fora do vaso com as raízes ocupando todo o espaço nas mão de uma pessoa usando luvas

São vários os fatores que fazem com que uma planta prospere. Além da luz, água, calor e nutrientes, o solo é um elemento importantíssimo para o desenvolvimento das plantas. Então, como saber o momento certo para renovar o substrato e quando trocar uma planta de vaso?

Algumas espécies têm um crescimento tão acelerado que suas raízes surgem na superfície e nos orifícios do vaso ou os arrebentam. Esses são sinais inconfundíveis de que a planta está pedindo mais espaço.

Vejamos a seguir o que observar para sabermos como trocar uma planta de vaso.

Quando Trocar a Planta de Vaso?

A princípio, a melhor maneira de saber quando trocar uma planta para um recipiente maior é retirar a planta do vaso e verificar as raízes.

O crescimento das raízes através dos orifícios pode, mas não significa que é o momento da troca.

Por outro lado, se as raízes já penetraram em todo o substrato e quase não existe mais solo suficiente, sim, essa planta precisa de um espaço maior.

Além do fato de que as raízes podem estar com pouco espaço no vaso, o solo deve ser analisado.

Solo muito duro, quase como pedra e uma camada superficial branca de calcário indicam que a planta precisa ser replantada.

O solo empedrado pode ser percebido também através da rega. Nesse sentido, a água tem dificuldade de penetrar no solo e acaba escorrendo para os lados.

Embora estes sejam os sinais mais evidentes, outros fatores podem revelar a necessidade de mudar a planta de vaso.

O crescimento lento também pode indicar que a planta está precisando de um espaço maior.

Porém lembre-se que as plantas jovens geralmente crescem mais rápido do que uma planta adulta. Assim, é comum o replantio da planta jovem a cada ano.

Por outro lado, plantas adultas podem ficar confortáveis no mesmo vaso por 3 ou 4 anos.

Para saber sobre o tamanho dos vasos e a melhor época de replantio, dê uma olhada neste outro artigo onde abordamos estes assuntos: Quando e Porquê Replantar Suas Plantas de Dentro de Casa

Veja Também:

Gostou de saber quando trocar a planta de vaso? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (6 votes)

Deixe um comentário