Como Fazer Receita De Calda Bordalesa Em Pequena Quantidade

Receita de calda bordalesa

A Calda Bordalesa é uma mistura com ação antifúngica utilizada nas plantas para controlar e combater doenças causadas por fungos. Embora seu uso seja comum em hortas e pomares, é possível a utilização da calda para tratar plantas ornamentais em casa.

É uma combinação simples e fácil de fazer que é composta de sulfato de cobre, cal e água. Dessa forma, disponibilizamos adiante a maneira de como fazer a receita de Calda Bordalesa em pequena quantidade.

Como é um produto que não pode ser armazenado, pois sua validade é de apenas 3 dias, a receita em menor quantidade é ideal para apenas uma aplicação.

Como Fazer Receita de Calda Bordalesa em Casa

Você vai precisar de material de proteção para manusear os produtos com cuidado. Dessa forma, use máscara de proteção para evitar a inalação das partículas finas da cal virgem e também luvas.

Ingredientes para Fazer a Calda Bordalesa:

  • 5 gramas de sulfato de cobre
  • 5 gramas de cal virgem
  • 1 litro de água

Material de Apoio:

  • 2 recipientes de plástico (não use metal)
  • Balança de precisão
  • 2 colheres de plástico ou de madeira para mexer
  • 1 pano de prato para coar

Preparo:

Em um dos recipientes de plástico coloque o sulfato de cobre e metade da água. Vá mexendo até dissolver tudo. Às vezes, dependendo da qualidade do sulfato de cobre, ele demora a se dissolver.

Uma opção é colocar o sulfato de cobre na água algumas horas antes ou então misturá-lo com um pouco de água morna.

No outro recipiente, coloque a cal virgem e adicione a água aos poucos. De forma que primeiro, a cal vire uma pasta. E depois com o acréscimo de mais água ela se transforma no que chamamos de leite de cal.

Em seguida, derrame o líquido azul, ou seja, o sulfato de cobre dentro do pote do leite de cal. Não inverta essa derrama pois pode talhar todo líquido.

Continue mexendo toda a mistura até a hora de passar pelo pano para coar.

Como Verificar o pH da Mistura

A mistura não deve ficar muito ácida pois isso pode causar um efeito ruim e prejudicar sua planta. Então, após feita a mistura, teste o pH antes de jogar nas plantas.

Se você tiver o instrumento de medição de pH, verifique se a mistura está entre 8 e 9, que é o ideal.

Caso contrário, faça o seguinte: pegue uma faca de aço (não pode ser inox) e mergulhe na solução por dois minutos. Se o metal sair manchado, é sinal de que a mistura ficou ácida.

Desse modo, acrescente um pouco mais de cal virgem. A metade da quantidade original de cal virgem deve ser suficiente. Então, faça novamente o teste.

Aplicação da Calda Bordalesa

Depois de coado e verificado o pH, coloque a Calda Bordalesa no borrifador ou no pulverizador. Aplique em todas as partes da planta, inclusive na parte inferior das folhas.

Se preferir adicione um pouco de detergente à mistura, cerca de uma colher de sopa, pois ele ajuda na fixação do produto na planta.

A aplicação deve ser feita de preferência no final do dia.

Essa receita serve para todas as plantas ornamentais, inclusive as mais sensíveis como as orquídeas.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre como fazer receita de Calda Bordalesa? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (12 votes)

Deixe um comentário