Sinocrassula yunnanensis: A Interessante Suculenta Jade Chinês

Imagem de cima da roseta da suculenta Sinocrassula yunnanensis

A Sinocrassula yunnanensis é uma suculenta em formato de roseta muito densa que tem uma folhagem escura verde acinzentada. Diferente da maioria das suculentas, ela prefere temperaturas mais baixas.

Ela é conhecida popularmente por Jade Chinês, uma referência a sua origem nativa. Vamos ver a seguir como cultivar e todas as dicas para você ter uma Sinocrassula em casa.

Sobre a Suculenta Sinocrassula yunnanensis

A Sinocrassula yunnanensis cresce espontaneamente na província de Yunnan, na China. Ela pertence à família Crassulaceae assim como as suculentas Rupestris e a Cotyledon tomentosa, já citadas aqui no nosso site.

A suculenta Sinocrassula yunnanensis tem folhas carnosas em tons que mudam de acordo com a luminosidade oferecida, indo do verde escuro para nuances de azul e roxo.

As folhas têm formato arredondado na parte inferior e achatado na face superior, com ponta afiada, porém não espinhosa. Além disso, possuem uma fina camada de pelos brancos.

As rosetas podem atingir de 5 a 10 centímetros de altura com cerca de 3 cm de diâmetro. Cada roseta apresenta de 50 a 70 folhas. A roseta principal desenvolve um aglomerado com outras rosetas filhas.

A Sinocrassula yunnanensis é uma suculenta com característica monocárpica, o que significa que cada roseta floresce apenas uma vez. Depois disso, ela murcha e morre, sendo substituída pelas próximas.

Ela possui hastes floridas verdes ou avermelhadas de 5 a 10 cm, peludas e densamente frondosas. As flores são pequenas e podem ser brancas ou levemente rosadas.

Flor Sinocrassula yunnanensis
Imagem instagram: eligeverdefc

Como Cuidar da Suculenta Sinocrassula yunnanensis

A Sinocrassula yunnanensis prefere ambientes mais frescos, sendo mais simples seu cultivo nos estados do Sul do Brasil. Além disso, assim como outras suculentas, o excesso de água pode ser fatal.

Luz e Temperatura

Essa é uma suculenta que suporta climas mais frios, dessa forma a temperatura ideal de cultivo varia entre 10°C e 21°C.

Evite colocar sua suculenta em sol pleno se você mora em uma cidade com clima mais quente. Nesse sentido, a suculenta Jade Chinês pode ser aclimatada e acostumada ao sol mais forte, desde que gradualmente.

Porém, o melhor é trazer sua planta para a sombra nos meses mais quentes, a partir de outubro.

O cultivo em sombra também é possível, desde que seja um local com bastante luminosidade. Lembrando que quando a suculenta sente falta de luz, ela cresce estiolada, suas hastes apresentam folhas que crescem longe uma das outras. Perdendo assim seu aspecto denso.

Nesse caso, você pode cortar as partes estioladas, pois elas não se recuperam. E a medida seguinte é mover sua planta para um local com mais disponibilidade de luz.

Rega e Substrato

A Sinocrassula yunnanensis é uma típica suculenta com capacidade de armazenar água em suas folhas. Assim, para evitar o excesso de água, as regas devem acontecer poucas vezes no mês.

Regue sua planta somente quando o solo já estiver completamente seco, pois elas não toleram o encharcamento.

Para que as raízes fiquem livres de todo o excesso de água, o solo deve ser muito bem drenado. Se você utiliza cachepô ou pratinhos no fundo do vaso, estes devem ser esvaziados alguns minutos depois da rega.

O substrato é o típico de plantas suculentas e cactos, bem aerado e leve.

Adubo

A fertilização da planta Jade Chinês pode ser feita a cada 4 ou 6 semanas durante a primavera e o verão. É bom pular a adubação nos meses de outono e inverno pois a suculenta tem uma atividade de crescimento menor.

Como Propagar a Sinocrassula yunnanensis

A Sinocrassula yunnanensis pode ser propagada muito facilmente, tanto por meio dos brotos laterais, das sementes e também pelas folhas.

Veja Também:

Gostou das dicas sobre a suculenta Sinocrassula yunnanensis ? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.8/5 - (13 votes)

Deixe um comentário