O Que Significa Um Substrato Bem Drenado: Confira!

substrato bem drenado

Quando pesquisamos sobre aquela planta que acabou de chegar em casa, muitos artigos sugerem ideias do tipo de solo que deve ser usado naquela determinada espécie. Talvez um dos tipos de recomendação mais citados tenha a ver com a  boa drenagem do solo. Bom, vamos desvendar aqui o que significa um substrato bem drenado para as plantas e o que você deve fazer para transformá-lo.

O que Significa um Substrato Bem Drenado

O substrato bem drenado permite que a água escorra entre os elementos a uma velocidade moderada, que não cause acúmulo ou poças e também não passe com extrema rapidez.

Quando o solo drena muito rapidamente, as raízes não têm tempo suficiente para absorver a água e acabam ficando prejudicadas, apesar de terem sido regadas.

Por outro lado, quando acontece o escoamento com lentidão, ou seja, o solo não consegue drenar a água com rapidez suficiente, causa o encharcamento das raízes da planta. Por consequência, a ingestão de oxigênio das raízes fica prejudicada e a planta acaba não suportando.

Elementos para Criar um Substrato Bem Drenado

Dependendo do tipo de solo que você tem, é possível melhorar a composição e transformá-lo em um substrato bem drenado. Veja exemplos de alguns elementos que podem ser acrescentados:

  • Musgo de turfa: o musgo de turfa retém várias vezes o seu peso em umidade. Nesse sentido, como não compacta ou quebra facilmente, ele dura por vários anos servindo também como elemento de aeração do solo.
  • Lascas de madeira: retém a umidade, ajuda no controle da temperatura e da mesma forma, quando usada como cobertura do solo, controla a proliferação das ervas daninhas.
  • Esterco: ele ajuda a soltar solos muito compactados, quando misturado ao solo arenoso torna o substrato mais úmido, além disso, ele ajuda a reduzir a velocidade do escoamento da água.
  • Compostagem: sua principal característica é funcionar como um adubo natural para as plantas. Contudo, o acréscimo de compostagem no solo faz com que ele fique mais aerado além de proteger contra a degradação.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre o que significa um substrato bem drenado? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.9/5 - (15 votes)

Deixe um comentário