Tilandsia: Cuide Corretamente da Sua Planta Aérea

tilandsia
Tillandsia cyanea

Da família das bromélias, a espécie Tilandsia é uma planta aérea que pode ser cultivada sem substrato. Mundialmente são conhecidas mais de 500 espécies além de muitas variedades híbridas.

À primeira vista, as Tilandsias tem um aspecto delicado e frágil, porém não se engane, são espécies fortes e resistentes.

Para ter uma Tilandsia por muito tempo em casa, é necessário cuidar de suas necessidades básicas. Então, continue lendo este artigo e saiba como você pode cuidar melhor da sua Tilandsia.

Sobre a Tilandsia

As Tilandsias são plantas herbáceas, ou seja, seu caule tem uma consistência flexível e não é lenhoso.

Nativas de toda a América do Sul e Central, elas são encontradas sobre os caules de grandes árvores, incrustadas em rochas e algumas poucas variedades são encontradas em solo.

Se caracterizam principalmente por não apresentarem raízes. Sendo assim conseguem seu alimento através de pequenas escamas entre as folhas. E é por meio dessa superfície que absorvem a água e a luz que necessitam. As poucas raízes que desenvolvem servem para se agarrar e manter-se sobre as árvores ou rochas.

Como cultivar em casa

Algumas espécies de Tilandsia são acinzentadas e preferem locais arejados e com boa luz natural. A Tillandsia fuchsii e a Tillandsia argentea são exemplos de tons cinzas. Já as outras com tons de verde intenso podem ser cultivadas à sombra, como por exemplo a Tilandsia cyanea (foto do topo).

tillandsia argentea
Tillandsia argentea

Para fixá-la em algum ponto de apoio você pode usar tanto uma linha de pesca, meia de nylon ou simplesmente colar uma parte da planta em superfície com adesivo plástico ou cola quente. Contudo, em todos os casos observe a direção natural de crescimento da planta.

Tente regá-las por meio de névoa de água. Ou então use um borrifador comum. Faça isso algumas vezes na semana e em tempos de muita secura e calor, pelo menos de 2 em 2 dias. Outra maneira, é submergir a planta em alguma bacia com água por alguns minutos mensalmente. Logo após sacuda delicadamente para retirar todo o excesso de água.

4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

5 Bons Motivos Para Ter Um Jardim na Sua Varanda ou Terraço

Suculenta Pata de Elefante: Dicas Rápidas

Gostou destas dicas? Aproveite para conhecer mais sobre plantas lendo os outros artigos do nosso blog. Além disso, deixe seu comentário logo abaixo. Logo após, compartilhe com alguém que também gosta de plantas. E então, deixe sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário