Antes de levar uma planta para casa é sempre bom fazer uma pesquisa para entender melhor suas características e preferências. Um fator que sempre é motivo de dúvidas e perguntas é com relação ao tipo de luminosidade que determinada planta precisa.
É simples perceber que nem toda luz é igual, da mesma maneira que nem toda sombra é a mesma. Assim, quando entendemos as quatro formas de luminosidade, fica mais fácil cultivar nossas plantas de acordo com a luz que elas precisam.
Como os Tipos de Luminosidade afetam as Plantas
A quantidade de luz que a planta recebe afeta diretamente o seu desenvolvimento. Conforme a intensidade da luz aumenta, a quantidade de fotossíntese também aumenta.
Além disso, a quantidade de luz aumenta proporcionalmente a intensidade de respiração da planta, fazendo com ela perca mais água.
Mas outros fatores também ajudam nesse processo, como por exemplo, o grau da temperatura, CO2 (dióxido de carbono), o vento, a quantidade de água disponível no solo, bem como os nutrientes.
A pergunta a ser feita é sempre: qual a quantidade de luz que minha planta receberia se estivesse em seu habitat de origem?
Nesse sentido, a pesquisa sobre as características da planta vai nos ajudar a definir qual o melhor local para ela no ambiente caseiro, seja no jardim ou dentro dos cômodos da casa.
E embora as lojas de jardinagem, floriculturas e mercados ofereçam quase sempre as mesmas espécies de plantas, a escolha de alternativas é maior do que você possa imaginar!
O que é Sol Pleno
O sol pleno é também chamado de luz direta e não tem segredos. Trata-se essencialmente de colocar a planta diretamente sob a luz do sol.
Plantas que gostam de sol pleno, ficam à vontade recebendo a maior quantidade de sol possível durante o dia.
Se você tem um jardim que, no entanto, não tem sol o dia todo, saiba que o ideal é no mínimo 8 horas de sol para as plantas que precisam da luz direta do sol.
Sombra total
A sombra total ou apenas sombra é o local onde a luz do sol não pode penetrar. As plantas que gostam de sombra são aquelas que estão protegidas do sol em florestas densas de mata fechada. Ou ainda sob a sombra de grandes montanhas, em meio a rochas ou outro tipo de habitat que mantém essas plantas longe dos raios solares.
Dessa forma, os locais dentro de casa que acomodam esse tipo de planta são aqueles onde a luz solar não chega. Trata-se de locais como banheiros, cozinhas, corredores, embaixo de escadas, quartos, salas e outros.
Mesmo entre esses locais existe uma grande variação de intensidade de luz. Ou seja, as sombras não são iguais. Sendo assim, você vai descobrir que dentre as plantas consideradas “de sombra”, algumas precisam de maior grau de luminosidade que outras.
Locais que estão próximos às janelas e varandas recebem mais luz em comparação com cômodos que não tem grande entrada de luminosidade como corredores e banheiros, por exemplo.
Esse é um tipo de luminosidade que está entre os mais procurados por quem cultiva plantas dentro de casa. E para nossa sorte existe um bom número de opções de plantas que gostam de sombra total. Algumas mais exigentes com relação ao cultivo como as Calatheas e outras que demandam menos cuidados como a Zamioculca.
Luz Indireta Brilhante
A luz indireta brilhante é também chamada de luz fraca ou luz brilhante. Este tipo de luz está entre a sombra total e a meia-sombra. É um tipo de luz para plantas que crescem em ambientes sombreados na natureza e conseguem sobreviver sem a luz solar direta, no entanto, precisam de muita luminosidade.
Em casa, trata-se de uma área que não recebe a luz direta do sol, seja porque paredes, casas vizinhas ou edifícios impedem isso. Mas geralmente, existe uma luminosidade melhor do que a sombra total por reflexo de paredes ou janelas.
Dentro de casa, o melhor local para esse tipo de luz é bem próximo às janelas e varandas.
Meia-sombra
Chamamos de meia-sombra, sombra parcial ou semissombra, quando a planta precisa de 3 a 4 horas de sol e o restante do dia aceita a sombra.
Na natureza isso ocorre na maioria das vezes com plantas que ficam sob a sombra de uma árvore, por exemplo. Por causa do movimento do sol ou mesmo com o vento, as folhas das árvores se movem deixando a luz solar passar repetidas vezes.
O ideal, para a maioria das plantas de meia-sombra, seria a luz do início do dia, já que a luz do sol no fim do dia é mais forte. Algumas plantas de meia-sombra podem até suportar o sol do meio-dia (mais quente), porém outras apresentam rapidamente danos nas folhas.
Enfim, ao comprar suas plantas, geralmente você tem a escolha entre aquelas para o local ensolarado, parcialmente sombreado e sombreado. Mas isso não diz tudo, porque como vimos anteriormente, nem todas as sombras são iguais. Sendo assim, é imprescindível uma pesquisa sobre os hábitos da planta que você está levando para casa. Isso garante um cuidado mais específico e uma planta feliz e saudável.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou de saber um pouco mais sobre o tipo de luminosidade para as plantas? Deixe seus comentários lá no final e então marque suas estrelinhas abaixo.