Tipos de Bromélias: Você Conhece Ou Tem Alguma Delas Em Casa?

tipos de bromélias

As maravilhosas bromélias são plantas de poucos cuidados e assim, muito fáceis de cultivar. São tão populares que por isso é raro ver algum projeto paisagístico que não contemplem alguns tipos de Bromélias. Conheça algumas dicas para você escolher quais bromélias vai cultivar aí na sua casa.

Nativas das Américas, as bromélias pertencem à família Bromellaceae. Todavia, são mais de 3 mil espécies e estão incluídas aí centenas de cruzamentos que são conhecidos como híbridos.

Como as Bromélias se alimentam?

Algumas bromélias podem absorver água e nutrientes pelas raízes como a maioria das plantas. Por exemplo, o abacaxi, que também pertence à mesma família das bromélias.

Outra maneira de absorção dos nutrientes é por meio de suas folhas que são cobertas por uma espécie de escamas. Um exemplo são as Tillandisias, plantas aéreas que crescem, em sua maioria, sobre os troncos das árvores ou rochas. Ou seja, suas raízes servem para se fixar nas árvores e todo o alimento de que precisam são absorvidos pelas suas folhas.

E por último, as bromélias que se alimentam da água acumulada entre suas folhas. São as espécies ornamentais mais comuns. Contudo, nos últimos anos foram um pouco esquecidas por causa dos riscos de atração do mosquito da dengue.

Quais tipos de Bromélias escolher?

Achmea-orlandiana_-Achmea-cylindrata_-Achmea-fasciata tipos de bromélias
Achmea-orlandiana_-Achmea-cylindrata_-Achmea-fasciata

Antes de escolher qual tipo de Bromélia colocar em casa, seja no jardim ou em vasos, pesquise sobre a espécie e quais suas características.

No caso de colocar sua planta em jardins, dê preferência às Bromélias cultivadas em ambientes externos, fora de estufas. Sendo assim, não há necessidade de adaptação.

No entanto, tenha o cuidado de verificar a procedência da sua planta. Bromélias oriundas de extrativismo, retiradas diretamente das matas, tem levado à extinção de espécies na natureza.

As bromélias são muito versáteis em relação à composição nos jardins. Elas podem ser usadas tanto como forração, como também bordaduras de jardins, gramados, assim como podem ser colocadas em árvores e rochas.

Além disso, algumas espécies são perfeitas para montagem de painéis verticais, onde se adequa em seu formato pendente.

A saber, elas variam muito com relação ao porte, a quantidade de luz adequada e a predominância das folhagens e flores. Desse modo, pesquise um pouco sobre os hábitos da planta que você deseja adquirir.

Quais os tipos de Bromélias para cultivo ornamental?

As bromélias mais comuns usadas para cultivo ornamental são:

  • Aechmea;
  • Alcantarea;
  • Cryptanthus;
  • Guzmania
  • Neoregelia;
  • Tillandsias;
  • Nidularium e
  • Vriesea.
Guzmania-Wittmackii-hybrids - Neoregelia-carolinae - Vriesea-duvaliana tipos de bromélias
Guzmania-Wittmackii-hybrids – Neoregelia-carolinae – Vriesea-duvaliana

Perguntas frequentes:

Como evitar a larva de mosquitos nas folhas da bromélia?

Primeiramente, para evitar larvas de mosquitos na água que fica parada entre as folhas das bromélias, jogue um pouco de húmus junto com a rega. Além disso, jogue fora essa água toda semana.

Guzmania conifera, Cryptanthus zonatus, Guzmania hybrid rana
Guzmania conifera, Cryptanthus zonatus, Guzmania hybrid rana

Veja Também:

Calathea Lancifolia: Você Tem Que Ter Uma na Sua Sala

Saiba Como Cuidar da Planta Jiboia Definitivamente

Filodendro Xanadu: a Planta Perfeita para sua Sala

Filodendro Brasil: Curiosidades, Substrato, Regas e Luz

Falsa Seringueira: Tenha essa Árvore Deslumbrante na Sua Sala

Gostou deste artigo sobre tipos de Bromélias? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Bromélia em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

5/5 - (1 vote)

Deixe um comentário