Se você está pensando em uma planta elegante, com belas folhagens e fácil de cuidar, conheça alguns tipos de Dracenas que separamos a seguir. Elas são muito populares e você provavelmente já se deparou com alguma dessas espécies por aí. Elas enfeitam com um visual harmonioso ambientes de salas, escritórios, jardins, hotéis, parques e varandas.
São muitas espécies de Dracenas, em torno de 120, variando em tamanho, forma, cor das folhas e padrões. Algumas delas têm um crescimento ereto, formando troncos lenhosos, enquanto outras são mais delicadas e arbustivas.
Tipos de Dracenas para interior
Entre os diversos tipos de Dracenas, algumas se destacam pela popularidade e facilidade de cultivo. Por exemplo, a Dracaena marginata, com suas folhas finas e alongadas, é uma escolha bem popular para ambientes internos.
Existe no mercado uma grande variedade de híbridos da Dracena que podem gerar alguma confusão, inclusive em seus nomes populares. Segue abaixo os tipos mais procurados e mais comuns de cultivo, sobretudo em ambientes internos.
- Dracaena fragrans – Nomes populares: Pau dágua, Dracena Massangeana, Coqueiro de Vênus
- Dracaena marginata bicolor – Nomes populares: Dracena bicolor
- Dracaema marginata tricolor – Nomes populares: Dracena tricolor
- Dracaena reflexa – Nomes populares: Pleomele
- Cordyline fruticosa – Nomes populares: Dracena Vermelha
- Cordyline terminalis – Nomes populares: Dracena Chocolate
Cuidado Básicos com as Dracenas
Um aspecto notável das dracaenas é sua capacidade de adaptação a diversos ambientes e diferentes tipos de luminosidade.
Muitas espécies toleram baixos níveis de luz, além de irregularidades na rega, o que as torna plantas de interior ideais, especialmente para quem não dispõe de muito tempo para cuidados constantes.
Como Regar a Dracena
Dracenas nunca devem receber excesso de água, ou seja, permitir solos encharcados, onde as raízes fiquem por muito tempo ensopadas. Uma primeira providência é que os vasos devem ter muitos orifícios para drenagem desse excesso de rega.
Além disso, uma boa mistura de substrato permite não apenas uma drenagem adequada como também permite que as raízes respirem melhor. Assim, para manter a rega em dia, ofereça água sempre que o substrato já estiver um pouco seco desde a última rega.
Embora as dracaenas não exijam níveis de umidade tão altos quanto algumas plantas tropicais, elas se beneficiam de um ambiente com umidade moderada. Uma maneira de aumentar a umidade é cultivar várias plantas juntas.
Onde Cultivar as Dracenas
Cultivar Dracenas pode ser relativamente fácil, mas, como qualquer planta, elas podem enfrentar alguns desafios se não forem colocadas em locais com a luminosidade correta.
Ao escolher uma Dracena para um espaço interior, considere a quantidade de luz natural disponível e o tamanho do espaço. Variedades como a Dracaena marginata e a Dracaena reflexa, que podem crescer bastante, são ideais para cantos de salas.
No jardim, todas elas podem atingir alturas bem maiores em comparação com o cultivo em vasos. Nesse sentido, ao escolher vasos para sua Dracena, opte por tamanhos grandes que sejam proporcionais ao tamanho da planta que você escolheu.
À medida que sua planta crescer, troque os vasos para tamanhos maiores e ao mesmo tempo renove o substrato.
Por outro lado, além do cultivo em solo, você também pode cultivar sua Dracena exclusivamente em água. Todas elas permitem o cultivo direto na água. Já falamos aqui no blog sobre o cultivo de plantas na água, leia em Hidroponia: Como Cultivar Suas Plantas na Água, para saber um pouco mais.
Folhas com Problemas
Se sua Dracena está com a ponta da folha queimada de marrom, isso pode ser excesso de minerais: na água ou na fertilização.
- Água: nossa água de torneira tem cloro e outros tipos de minerais usados como agentes de purificação. Além disso, em alguns estados do país a concentração desses minerais é maior. Um jeito de melhorar a água para as Dracenas é usando a água filtrada. Entretanto, para um efeito mais eficiente de diminuição dos minerais, deixe a água filtrada em um balde de um dia para o outro antes de regar suas plantas.
- Fertilizantes: da mesma forma, o excesso de fertilização também causa problemas nas folhas. Uma vez que, ao exceder a medida de adubo você está, na verdade, colocando à disposição da planta uma quantidade maior de nutrientes do que as raízes são capazes de utilizar.
“Maquiando” as folhas
Depois que as pontas queimadas surgiram, não existe maneira de tirá-las a não ser cortando parte da folha. Use uma tesoura afiada e limpa e faça o corte seguindo o contorno da folha, como se fosse um corte em “V”.
Desse modo a aparência permanece semelhante e você não perde a folha toda.
Caule comprido
É provável, que em ambientes internos sua planta comece a adquirir um tamanho maior que o desejado para o local. Se você quer controlar o tamanho comprido do caule da Dracena então, faça uma poda no caule escolhido, e ele se ramificará.
Para conseguir o máximo de botões possíveis nessa poda, deixe para fazer o corte no início da primavera. É quando a planta está se preparando para começar a crescer e assim, a coroa ficará mais cheia com o tempo.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou das dicas de sobre os Tipos de Dracena? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.