Tipos de Dracenas e os Cuidados Básicos

dracaena tipos
Crédito imagem: thejoyofplants.co.uk

Se você tem alguma desses tipos de Dracenas em casa, continue lendo este artigo para conhecer melhor algumas particularidades sobre sua planta.

Tipos de Dracenas para interior

Existe no mercado uma grande variedade de híbridos dessa planta que podem gerar alguma confusão, inclusive em seus nomes populares. Segue abaixo os tipos mais procurados e mais comuns de cultivo.

  • Dracaena fragrans – Nomes populares: Pau dágua, Dracena Massangeana, Coqueiro de Vênus
  • Dracaena marginata bicolor – Nomes populares: Dracena bicolor
  • Dracaema marginata tricolor – Nomes populares: Dracena tricolor
  • Dracaena reflexa – Nomes populares: Pleomele
  • Cordyline fruticosa – Nomes populares: Dracena Vermelha
  • Cordyline terminalis – Nomes populares: Dracena Chocolate

Cuidado Básicos com as Dracenas

Água e drenagem

Dracenas nunca devem receber excesso de água, ou seja, permitir solos encharcados. Dessa forma, os vasos devem ter muitos orifícios para drenagem desse excesso de rega.

Uma boa mistura de substrato para a Dracenas são 2 partes de terra orgânica com 1 parte de perlita. A perlita é um componente que ajuda na aeração do solo, permitindo que as raízes da planta respirem melhor.

Por outro lado, além do cultivo em solo, você também pode cultivar sua Dracena exclusivamente em água. Todas elas permitem o cultivo direto na água. Já falamos aqui no blog sobre o cultivo de plantas na água, clique aqui se quiser saber um pouco mais.

Folhas com Problemas

Se sua Dracena está com a ponta da folha queimada de marrom, isso pode ser excesso de minerais: na água ou na fertilização.

  • Água: nossa água de torneira tem cloro e outros tipos de minerais usados como agentes de purificação. Além disso, em alguns estados do país a concentração desses minerais é maior. Um jeito de melhorar a água para as Dracenas é usando a água filtrada. Entretanto, para um efeito mais eficiente de diminuição dos minerais, deixe a água filtrada em um balde de um dia para o outro antes de regar suas plantas.
  • Fertilizantes: da mesma forma, o excesso de fertilização também causa problemas nas folhas. Uma vez que, ao exceder a medida de adubo você está, na verdade, colocando à disposição da planta uma quantidade maior de nutrientes do que as raízes são capazes de utilizar.

“Maquiando” as folhas 

Depois que as pontas queimadas surgiram, não existe maneira de tirá-las a não ser cortando parte da folha.

Use uma tesoura afiada e limpa e faça o corte seguindo o contorno da folha, como se fosse um corte em “V”.

Desse modo a aparência permanece semelhante e você não perde a folha toda.

Caule comprido

É provável, que em ambientes internos sua planta comece a adquirir um tamanho maior que o desejado para o local. Se você quer controlar o tamanho comprido do caule da Dracena então, faça uma poda no caule escolhido, e ele se ramificará.

Para conseguir o máximo de botões possíveis nessa poda, deixe para fazer o corte no início da primavera. É quando a planta está se preparando para começar a crescer e assim, a coroa ficará mais cheia com o tempo.

Veja Também:

Quando e Porquê Replantar Suas Plantas de Dentro de Casa

Quer Uma Planta Fácil e de Sombra: Cultive a Aglaonema

Como Salvar a Planta Que Recebeu Muita Água

7 Plantas Que Precisam de Pouca Água e Gostam de Sombra

Cultive a Estrelítzia no Seu Jardim Com Flores Fascinantes o Ano Todo

Gostou das dicas de sobre os Tipos de Dracena? Logo após terminar a leitura, conte abaixo quais dessas plantas você cultiva em casa. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

4.7/5 - (6 votes)

Deixe um comentário