Quando se trata de plantas de interior, a espécie Monstera é uma das escolhas mais populares para quem procura por uma folhagem surpreendente. Com ar tropical e baixa necessidade de manutenção, não é de admirar que tantas pessoas procurem sobretudo pela mais conhecida, que é a Monstera Deliciosa ou Costela-de-Adão. No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de plantas Monstera que podem prosperar muito bem dentro de casa? Neste artigo, apresentaremos quatro tipos de Monstera que irão surpreendê-lo com suas características e beleza únicas.
Considerando que já falamos anteriormente sobre a Monstera Deliciosa típica nesse outro artigo, vamos te mostrar outras três opções de espécie Monstera que são tão belas quanto esta.
Tipos de Monstera
As Monsteras crescem na natureza em ambientes semissombreados, pois se prendem como trepadeiras nos troncos de árvores, ficando protegidas da luz direta do sol. Quando não encontram apoio para escalar, elas crescem com a extremidade erguida e suas hastes tendem a inclinar.
Cultivar uma dessas espécies em casa pode parecer um desafio, no entanto elas são resistentes e gostam de sombra claras.
1 – Monstera Deliciosa ‘Albo’
Esse é um cultivar da Monstera Deliciosa que possui as folhas variegadas de branco ou creme. É também conhecida como Costela-de-Adão-variegada. Assim como sua espécie típica, ela é muito procurada para cultivo em ambientes internos.
Suas folhas são únicas em beleza e tamanho. Se apresentam como uma folhagem comum quando jovens e só a medida que crescem e ganham tamanho, é que surgem suas fenestras. As fenestras são os rasgos ou recortes que a folha adquire quando amadurece, tornando-a assim instantaneamente reconhecível.
A Monstera Deliciosa ‘Albo’ pode crescer mais de um metro de altura quando apoiada em um tutor. Mas quando cultivada em ambientes internos, seu tamanho é mais modesto. Sendo, de fato uma ótima opção para quem quer uma planta marcante em casa.
2 – Monstera ‘Burle Marx’s Flame’
A Monstera ‘Burle Marx’s Flame’ é uma versão mais leve da Costela-de-adão tradicional. Suas folhas tem rasgos profundos que dão um aspecto gracioso e suave ao conjunto da planta. Ela é conhecida popularmente como Imbé-rasgado.
As folhas têm um tamanho de cerca de 22-34 x 12-20 centímetros. No entanto, possuem hastes grossas que precisam de apoio para sustentar as muitas folhas que surgem.
Ela se desenvolve bem em clima quente e à sombra dentro de casa ou em jardins semissombreados. Aceita o cultivo tanto em regiões tropicais como subtropicais.
3 – Monstera Adansonii
A Monstera Adansonii, também conhecida como Costela-de-adão ou Imbé-furado, é uma versão menor da Monstera Deliciosa típica. Aliás, não só suas folhas são mais delicadas como também possuem orifícios menores. Esta planta é perfeita para quem quer uma Monstera dentro de casa, mas não tem espaço para o cultivar maior.
Nesse sentido, a Monstera Adansonii se adapta muito facilmente a vasos menores, sejam pendentes ou de piso. Além disso, é uma planta relativamente fácil de cuidar que gosta de umidade constante para crescer saudável. Como seu crescimento é rápido, sobretudo durante a estação do verão, ela pode ser podada para controle ou condução do seu tamanho.
4 – Monstera Deliciosa ‘Thai Constelation’
A Monstera deliciosa ‘Thai Constelation’ é uma das espécies Monstera mais raras. Suas folhas se parecem muito com a cultivar típica, mas como você pode observar na foto acima, possui variegação em forma de manchas e pontos na cor branca.
Ela é uma planta rústica, considerada resistente para cultivo em ambientes internos. Com seu crescimento inicial ereto que tende a se inclinar e deitar, suas hastes devem ser guiadas. Sendo assim, ela pode ser cultivada como trepadeira. Basta um apoio ou tutor para que seu crescimento seja acelerado.
Enfim, as plantas Monstera são uma excelente escolha para quem quer ter dentro de casa ou no jardim espécies exuberantes e que atraiam todos os olhares. Com características únicas, essas plantas certamente deixam o ambiente mais tropical e aconchegante.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou de saber mais um pouco sobre os tipos de Monstera? Conhece alguém que também tem fascínio por essas folhas largas e fenestradas? Compartilhe e então deixe suas estrelinhas abaixo.