9 Tipos De Palmeira Para Jardim: Escolha A Sua!

Tipos de palmeira para jardim

As palmeiras são plantas verdadeiramente lindas que realçam qualquer ambiente com seu visual tropical. Elas são resistentes e versáteis, pois se adaptam muito facilmente à variados tipos de clima. Veja algumas sugestões de tipos de palmeira para jardim que você pode utilizar na sua casa de acordo com o espaço disponível.

Cuidados Básicos com as Palmeiras

O melhor é sempre transplantar a palmeira quando já existe o desenvolvimento visível do tronco, pois suas raízes não são muito tolerantes à mudança de local quando muito jovens. Além disso, elas se estabelecem melhor quando o tempo está mais quente. Assim, o período entre a primavera e o verão é perfeito.

É muito importante não plantar a palmeira mais profunda do que foi originalmente cultivada, ou seja, a base do tronco deve permanecer no mesmo nível para evitar a asfixia das raízes. Enfim, vamos ver a lista dos tipos de palmeira para jardim.

Tipos de Palmeira Para Jardim

Tipos de palmeira para jardim 1

1 – Palmeira-garrafa (Hyophorbe lagenicaulis)

A Palmeira-garrafa é de porte pequeno e possui um tronco largo que armazena água para períodos de seca. As folhas verdes arqueadas contrastam com o a cor acinzentada do tronco escultural, sendo assim perfeitas para plantio isolado onde ficam em evidência no jardim.

Como planta tropical, prefere ambientes de calor e umidade, assim o solo deve ser fértil e drenado. Gosta de regas frequentes, podendo ser cultivado tanto em sol pleno quanto à meia-sombra. Além disso, suporta ventos fortes, sendo inclusive utilizada em regiões litorâneas.

2 – Palmeira-moinho-de-vento (Trachycarpus fortunei)

A Palmeira-moinho-de-vento é uma espécie apropriada para sol pleno e meia-sombra. Se adapta bem a regiões de climas frios suportando temperaturas negativas e geadas, sendo assim apropriada para regiões mais frias do país, todavia não gosta de ventos fortes.

3 – Palmeira-das-vassouras (Chamaerops humilis)

É uma palmeira pequena, própria para jardins menos espaçosos, alcançando apenas cerca de 3 a 5 metros de altura. Possui folhas duras e espinhosas e é extremamente resistente à seca. Assim, gosta de solo mais calcário, chegando a sobreviver em terrenos pobres de nutrientes desde que bem drenado. Seu crescimento é considerado lento.

4 – Butiá (Butia capitata)

Tipos de palmeira para jardim 2

O Butiá é uma planta resistente de aspecto rústico com tronco bem largo e de crescimento lento. Por causa de bainhas que recobrem o seu tronco, é indicado o seu cultivo como planta isolada no jardim para que fique em evidência sua beleza tropical.

Pode ser cultivado tanto em sol pleno como à meia-sombra e além disso, em regiões litorâneas. Possui um fruto muito saboroso, utilizado na confecção de sucos, sorvetes e licores.

5 – Palmeira-de-saia (Washingtonia filifera)

A Palmeira-de-saia tem um formato interessante que faz jus ao seu nome. Dessa maneira, o que provoca o visual de saia são as folhas mortas que persistem presas à palmeira formando um lindo contraste com as folhas verdes da copa.

Deve ser cultivada em sol pleno e em jardins com espaço maior. Além disso, ela é tolerante a temperaturas mais baixas do sul do país.

6 – Palmeira Pinanga (Pinanga coronata)

A Palmeira Pinanga é um pouco diferenciada das outras espécies citadas aqui. Elas crescem formando touceiras como o bambu, e suas folhas são grandes e recortadas.

Versátil pode ser cultivada tanto ao ar livre quanto, em jardins de inverno, como também em vasos. As plantas jovens devem estar protegidas do sol pleno.

7 – Palmeira-imperial-de-porto-rico (Roystonea borinquena)

tipos de palmeira para jardim

Se você procura uma palmeira grande, a Palmeira-imperial-de-porto-rico pode chegar a 30 metros de altura. E o melhor é que seu crescimento é considerado rápido, dessa forma com as condições ideais de luminosidade pode crescer ao menos 1 metro por ano.

Devido ao seu tamanho, é adequada para jardins grandes e espaçosos. Não requer muitos cuidados, desde que irrigada regularmente, uma vez que prefere solo pesado com maior umidade. É resistente a ventos fortes e ambientes de praia.

8 – Palmeira-andante (Socratea exorrhiza)

A Palmeira-andante é nativa da Floresta Amazônica. Tem um aspecto um tanto peculiar que deixa à mostra suas raízes, dessa forma seu cultivo é muito atrativo em jardins assim como também em vasos, devido ao visual diferente.

9 – Palmeira-leque (Licuala grandis)

A Palmeira-leque é uma espécie de pequeno porte e o motivo do seu esplendor, por certo são as folhas enormes em forma de leque. Ela não tolera climas frios, sendo melhor cultivada protegida do vento, que pode danificar suas folhas.

Ela gosta de ambiente quente e úmido, sendo possível seu cultivo em sol pleno e também à sombra, desde que sob condições específicas de luminosidade.

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou desse artigo sobre os tipos de Palmeira para jardim? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (12 votes)

Deixe um comentário