Tipos de Sálvia Para Você Cultivar No Jardim

tipos de salvia guaranitica

Além da Sálvia comum (Salvia officinalis) que consumimos em pratos culinários, existem cerca de 900 tipos de sálvia ao redor do mundo. A maior parte delas, em torno de 600 espécies, se encontra no Continente Americano.

Elas pertencem à família Lamiaceae, são arbustivas e geralmente perenes e aromáticas. A maioria das flores tem formatos tubulares e atraem muitos insetos polinizadores, além de alguns pássaros.

Dentre os tipos de sálvia, existem aquelas utilizadas como condimentos culinários, outras como planta medicinal e há ainda o uso meramente ornamental. As plantas utilizadas como ornamentais atribuem seu valor não só a beleza de suas flores como também ao seu aroma suave.

Tipos de Salvia para Cultivo em Jardins e Vasos

Salvia Farinacea

tipos de salvia - farinacea

A Salvia farinacea é originária dos Estados Unidos e dentre os tipos de sálvia citados aqui, é por certo, a favorita dos paisagistas. Ela é utilizada nos jardins tanto como para fazer bordadura como também adensadas em maciços. Quando florescem além de perfumadas, formam um visual incrível.

Embora apreciem o frio de regiões subtropicais, elas devem ser cultivadas a pleno sol. Prepare solo rico em matéria orgânica. As regas devem ser feitas sempre na base da planta. Pois, isso dificulta o aparecimento de fungos nas folhagens.

Salvia Involucrata

salvia involucrata

A Salvia involucrata é nativa do México e América Central. Pode atingir cerca de 1,2 a 2,3 metros de altura. Elas florescem ao longo de quase todo o ano. Possuem flores tubulares rosas que atraem muitos beija-flores. Além disso, possui folhas ovaladas e serreadas nas bordas.

Gostam de sol pleno, podendo ser cultivadas ainda em local levemente sombreado. Mantenha o substrato umedecido, sem, contudo, deixar encharcar. Ela tolera temperaturas mais baixas de até -5°C e também geadas.

Salvia Guaranitica

salvia guaranitica

A Salvia guaranitica é nativa do Brasil, Argentina e Paraguai. Elas formam grandes aglomerados de caules com inflorescência curtas em espigas com flores tubulares em cores azuladas.

Dentre os tipos de salvia apresentados aqui, ela é uma planta rizomatosa e demora ao menos 2 anos para atingir sua altura máxima, ou seja, cerca de 80 centímetros. Tolera pequenos períodos de seca e gosta de sol pleno. Embora mais encontrada na Região Sul do país, ela se adapta bem em todas as regiões subtropicais.

Assim como a espécie anterior, recebem a visita de muitos beija-flores.

Salvia Leucantha

salvia leucantha

A Salvia Leucantha é originária do México e pode atingir quase um metro de altura. As folhas, aliás, diferente dos outros tipos de sálvia apresentados aqui, são em forma de lâminas estreitas e lanceoladas.

Suas flores possuem corolas brancas com cálices roxos. São aveludadas e atraem insetos polinizadores, assim como pássaros cambacica e beija-flor.

Gostam de estar em locais ensolarados e ficam muito elegantes também em vasos e jardineiras. Por seu aspecto mais delicado, as hastes se vergam quando plantadas em vasos pendentes formando um lindo visual com as flores arroxeadas.

Salvia Mexicana

Tipos de salvia - salvia mexicana

A Salvia Mexicana, como o próprio nome indica, é originária do México. Elas atingem cerca de 1,5 a 2 metros de altura. Ela possui folhas verdes ovais em formato de coração e com nervuras profundas.

As flores são azuladas e bilabiadas, ou seja, sua corola se divide em duas partes. É uma planta rústica e de simples cultivo. Gosta de ambientes ensolarados aceitando também a meia-sombra.

Prepare solos férteis, bem drenados e que tenham umidade regular. Pode ser cultivada também em regiões costeiras onde a salinidade está presente no solo. Todavia, não tolera geadas.

Salvia Splendens

salvia splendens

A Salvia splendens é natural do Brasil e cresce até cerca de 80 centímetros de altura. As folhas ovais têm bordas dentadas e são grandes com até 12 cm de comprimento.

As flores vermelhas têm um tom escarlate maravilhoso que inegavelmente formam lindos canteiros. Além disso, elas surgem várias vezes durante o ano. Elas podem ocorrer também em cores roxas, rosas e brancas.

Dos tipos de sálvia comumente cultivados no Brasil, decerto, a Salvia splendens apresenta um cultivo muito simples. Podem ser propagadas não só por estacas, como também multiplicadas por sementes.

Toleram ambientes frios com temperaturas de no mínimo 10°C. Gostam de sol e se adaptam bem em regiões de clima subtropical.

Salvia Hispanica

salvia hispanica tipos de salvia

Você talvez conheça a Salvia hispanica pelo nome de Chia, Semente-de-Chia ou ainda Mexican Chia. Ela é cultivada há séculos pelos Astecas, na América Central principalmente como planta medicinal.

No Brasil, a Chia se tornou famosa sobretudo pelo seu efeito antioxidante, além de outros benefícios. Sendo que hoje faz parte da maioria das dietas como um alimento super saudável.

Ela é nativa da América Central, tem folhas simples e elípticas, com margens serreadas. A parte inferior das folhas tem tons de verde esbranquiçado. As flores são azuladas e surgem em densas espigas.

Contudo, ao contrário das espécies anteriores, ela se multiplica apenas por sementes.

Gostou das dicas sobre os tipos de sálvia? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.

4.9/5 - (7 votes)

Deixe um comentário