Quem busca decorar um pergolado com muitas flores pode encontrar alguma dificuldade no momento de escolher a espécie que melhor se adapta ao tipo de estrutura da casa. Separamos aqui algumas sugestões de trepadeiras que além de serem muito charmosas, possuem também floração abundante.
Um ponto importante antes de se decidir entre os tipos de trepadeiras para pergolado que apresentamos a seguir é avaliar a estrutura que você tem, pois algumas espécies podem se tornar muito densas e pesadas.
Tipos de Trepadeiras para Pergolado
1 – Trepadeira-jade (Strongylodon macrobotrys)
Nada mais especial do que abrir esta lista de tipos de trepadeiras para pergolado com a deslumbrante Trepadeira Jade. Além do seu tom singular de azul-turquesa, ela desenvolve cachos enormes e pendentes com dezenas de flores.
Nesse sentido, é bom que o seu pergolado seja dos grandes, pois cada cacho pode atingir mais de um metro de comprimento.
É uma planta que gosta de clima tropical e subtropical, e se adapta bem em locais com temperatura um pouco mais baixa com inverno ameno.
2 – Lágrima-de-cristo (Clerodendrum thomsoniae)
Nativa da África, a Lágrima-de-Cristo tem um crescimento vigoroso e flores belíssimas. Talvez você conheça uma espécie com flores totalmente vermelhas, mas o mais comum é sua apresentação em duas cores: o branco puro com a corola vermelha.
Seu florescimento ocorre nos meses de verão, mas em condições ideais de calor e umidade ela pode florescer ao longo de todo o ano. Podas de contenção devem ser feitas para também incentivar o novo florescimento.
3 – Gloriosa (Gloriosa rothschildiana)
A trepadeira Gloriosa cresce muito rápido e tem folhas brilhantes em formato de lanças com as pontas transformadas em gavinhas que ajudam na fixação.
Ela recebe outros nomes populares como Garras-de-Tigre e Lírio-trepadeira. Pode atingir até 2 metros de altura, e é perfeita para regiões com temperaturas amenas.
4 – Sapatinho-de-Judia (Thunbergia mysorensis)
Se você quer uma trepadeira que atraia muitos beija-flores, então avalie ter uma trepadeira Sapatinho-de-Judia no seu pergolado. Assim como nós, os beija-flores se encantam com as cores contrastantes do vermelho com amarelo das flores.
É uma trepadeira nativa da Índia, de clima com períodos bem definidos de chuva e calor e outro de seca. O que indica algumas preferências particulares de cultivo.
5 – Sinos-de-Convento (Cobaea scandens)
Entre os tipos de trepadeiras para pergolado, a Sino-de-Convento talvez seja a que precisa de estrutura mais robusta para suportar seu tamanho e crescimento vigoroso. Embora seja possível seu cultivo a partir de vasos, quando cultivada em solo, seu porte pode se tornar bem volumoso.
Ela gosta de sol pleno em regiões com clima mais ameno, no entanto, se a sua cidade está em uma região com altas temperaturas, prefira cultivá-la na meia-sombra.
6 – Cipó-de-São-João (Pyrostegia venusta)
Essa trepadeira é daquelas que se adaptam bem em todo tipo de clima e por isso mesmo está presente em todas as regiões do país. Assim, é possível que você a conheça por outros nomes como Cipó-de-lagarto, Flor-de-São-João, Marquesa de Belas, Cipó-pé-de-lagartixa, Cipó-beija-flor, entre outros.
Suas flores laranjas, além de muito destacadas, tem um formato interessante depois que desabrocham, lembrando finas fitas que se enrolam.
A trepadeira Cipó-de-São-João não só fica maravilhosa nos pergolados, mas também preenche com colorido alaranjado as cercas vivas.
7 – Glicínia (Wisteria floribunda)
A Glicínia é um arbusto que se enrosca facilmente nas estruturas, possuindo um crescimento vigoroso e rápido. Seus ramos são tão fortes e resistentes que em seu país de origem, eles servem como estruturas de pontes. Os ramos são trançados acima de pequenos rios e acrescidos de tábuas para atender como uma travessia de ponte para a população da localidade.
Nesse sentido, escolha bem os locais onde colocar sua Glicínia, evitando proximidade com estruturas da casa. E embora os ramos jovens sejam flexíveis e fáceis de conduzir, à medida que envelhecem se tornam fortes e robustos.
8 – Dipladênia (Mandevilla splendens)
A Dipladênia é uma trepadeira nativa do Brasil e que floresce abundantemente quando está no jardim sob sol pleno, mas pode também ser cultivada à meia-sombra. Seus ramos semilenhosos se assemelham a cipós.
As flores surgem nas estações da primavera e verão e podem ser vermelhas, rosas, brancas ou amarelas.
Seu perfume suave atrai muitos polinizadores como abelhas e beija-flores. E por causa desse aroma agradável que exala recebe também o nome popular de Flor-tutti-frutti.
9 – Cipó-roxo (Fridericia patellifera)
A trepadeira Cipó-roxo é nativa do Brasil, sobretudo do Pantanal, e além de vigorosa tem uma floração abundante no período do outono.
Embora sua floração em tons rosados e lilás seja um espetáculo, ela ainda é rara no cultivo como planta ornamental. Mas é perfeita para revestimento de pergolados ou como muros e cercas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim