Tradescantia Pallida Ou Trapoeraba Roxa: Conheça As Dicas De Cultivo

Tradescantia Pallida

A Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida) é uma das espécies coloridas de forração mais presentes em parques e praças. Elas formam coberturas maciças que ficam lindíssimas em contraste com as cores verdes dos gramados.

Seu nome popular mais comum é Trapoeraba-roxa, porém ela também é conhecida como Coração-roxo, Trapoerabão ou simplesmente Trapoeraba.

As cores vivas de roxo são seu grande atrativo e ficam mais exuberantes quando cultivadas no sol.

Sobre a Trapoeraba-Roxa

O gênero da Tradescantia pallida engloba cerca de 70 espécies, entre elas algumas bastante conhecidas como por exemplo, o Lambari-roxo (Tradescantia zebrina) e a Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis).

Elas são nativas da América do Norte, principalmente México, e pertencem à família da Commelinaceae; a mesma da planta Tostão (Callisia repens).

A Tradescantia pallida tem folhas carnosas que chegam a 9 centímetros de comprimento. As hastes crescem fortemente eretas e depois se tornam pendentes. O que torna o seu cultivo em vasos, como plantas pendentes, também muito atraente.

As flores são rosas e muito delicadas. Se formam nas pontas dos brotos e embora sozinhas não tenham muito efeito decorativo, quando em volume, contribuem para deixar o visual dessa planta ainda mais atrativo.

Como Cuidar da Tradescantia Pallida

A Tradescantia pallida é uma planta que gosta de sol e muita luminosidade. O cultivo à meia-sombra, apesar de tornar o tom de roxo das folhas mais escuro, também é possível.

É uma planta que prefere temperatura em torno de 20° C. Embora suas folhas sejam extremamente resistentes, ela não tolera geadas e nem climas frios.

O solo tanto no jardim como em vasos, deve permitir uma boa drenagem da água da rega. Nesse sentido, prepare substrato rico em húmus ou material orgânico que contenha grânulos grandes de casca de árvores, perlita ou carvão.

Esteja atento às regas frequentes. Elas não gostam de períodos de seca, sendo assim, devem ser hidratadas constantemente. Cuidado com o excesso, pois esse é um dos fatores que prejudicam a Tradescantia pallida.

Ela pode ser facilmente propagada por estacas nos períodos da primavera e verão. Multiplica-se também através de divisão de touceiras.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre a Tradescantia Pallida ? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

4.8/5 - (15 votes)

Deixe um comentário