Zamioculca Como Cuidar: Tenha uma Planta Sempre Maravilhosa

zamioculca como cuidar

Essa é a planta que se adequa a alguns obstáculos que são complicados para outras plantas. Neste artigo da Zamioculca como cuidar, você vai encontrar respostas para a maioria das suas dúvidas.

A Zamioculca precisa de luz?

Toda planta precisa de luz para realizar a fotossíntese, sendo assim nenhuma planta gosta de ser colocada em locais escuros.

A Zamioculca apenas tem uma estrutura de rizomas que permite que ela sobreviva em lugares mais escuros por um período de tempo maior. Assim, podemos tirar vantagem dessas características da Zamioculca colocando-a naquele local que precisa de uma planta na decoração porém, não recebe tanta luminosidade.

Só a título de curiosidade, ela pode suportar cerca de 5 meses, sem luz e sem água, antes de começar a deteriorar.

Onde colocar a Zamioculca?

A Zamioculca pode ser colocada em locais de sombra. Conseguem sobreviver nos locais mais longe das janelas e varandas, ou seja, ambientes que recebem pouca luz.

Entretanto, saiba que quanto mais escuro o ambiente menos sua planta vai prosperar, crescer e se desenvolver.

Pode ser colocada também em ambientes externos, como jardins, terraços e varandas contudo, protegida do sol pleno.

Quantas vezes por mês regar a Zamioculca?

Depende do clima da sua região. Ou seja, o mais importante é que o solo deve estar completamente seco antes de realizar a rega.

Sendo assim, observe primeiramente o clima e temperatura da sua cidade. Algumas regiões do país tem a umidade do ar alta, outros tem temperaturas elevadas quase o ano todo e ainda locais onde o clima é frequentemente seco.

No caso da Zamioculca é sempre melhor deixar um período de tempo maior, seco, do que exceder na rega. Isso pode matar rapidamente as raízes.

Qual o substrato para a Zamioculca?

A Zamioculca pode ser cultivada em substrato aerado com excelente drenagem.

Para que não exista risco de umidade para as raízes, sempre descarte a água que fica no pratinho do vaso. Caso sua planta esteja em vasos, é claro.

Para ajudar no seu desenvolvimento, fertilize na primavera e no outono.

Mudas de Zamioculca

Com efeito, o jeito mais simples é você fazer mudas de Zamioculca por meio da haste. Dessa forma, corte o galho inteiro da planta e enterre cerca de dois centímetros no vaso. Regue, deixando protegido do sol. Em cerca de 30 dias depois esse galho já estará com raízes e um pequeno rizoma.

Outra maneira de fazer mudas é usando apenas as folhas entretanto, é mais demorado. Nesse caso, enterre somente a metade da folha em substrato, regue e deixe à sombra. Dessa maneira, as raízes e o rizoma devem demorar cerca de 60 dias para se desenvolverem.

Zamioculca, como cuidar das Pragas

É muito raro qualquer tipo de praga ou doenças atacarem a zamioculca. Elas são bastantes resistentes e fortes.

Contudo, se acontecer de encontrar pragas é muito provável que tenha vindo de alguma planta vizinha. Ao tratar a Zamioculca, verifique também todas as suas outras plantas.

Calda de sabão ou álcool eliminam pulgões e colchonilhas. Primeiramente retire o excesso das pragas com um pano umedecido. Em seguida aplique, por exemplo, a cada de sabão regularmente até que tudo tenha desaparecido.

Veja Também:

Tipos de Dracenas e os Cuidados Básicos

Antúrio: Como Cuidar dos Problemas que Surgem.

Cacto Rabo-de-Rato: A Mais Bela Planta Pendente

Monte Vasos de Cactos para Enfeitar Todos os Cômodos da Casa

Já Conhece as Folhas Maravilhosas da Planta Hosta?

Gostou das dicas sobre a Zamioculca Como Cuidar? Logo após terminar a leitura, conte abaixo se você cultiva em casa essa planta. Aproveite e compartilhe com seus amigos e então marque as estrelinhas abaixo.

5/5 - (6 votes)

Deixe um comentário