Existem mais de 60 espécies de Sansevieria. Vamos conhecer aqui 4 tipos de Sansevieria que são também conhecidas por nomes populares como Espada-de-São-Jorge, Espada-de-Santa-Bárbara e Espada-de-Ogum.
São consideradas de fácil cultivo pois se adaptam as mais severas adversidades. Dessa forma, suportando tanto a falta quanto o excesso de água.
Na hora de comprar a sua Sansevieria, certifique-se de que seja uma planta saudável e você tenha chance de fazer outras mudas facilmente. Escolha plantas sem as bordas queimadas ou qualquer outra mancha escura nas folhas.
Podem ser cultivadas dentro de casa e na sombra das varandas. Reserve para as Sansevierias aqueles locais da casa mais afastados das janelas. Uma vez que elas suportam menos luminosidade do que a grande maioria das plantas de sombra.
Tipos de Sansevierias
1 Sansevieria trifasciata laurentii
A Sansevieria trifasciata possui diversos cultivares e variedades com diferentes tamanhos e coloração de folhas.
É a mais comum de se ver em jardins pois, são muito resistentes ao sol pleno, além de tolerarem períodos de seca.
Suas folhas são muito bonitas com rajados de verde claro e escuro na transversal, podendo ou não ter linhas amarelas nas bordas.
2 Sansevieria trifasciata “Golden Hahnii”
É uma variedade pequena que atinge até 20 centímetros e surgem em formato de uma roseta.
Apesar de suas folhas firmes, tem a aparência muito graciosa e ficam lindas agrupadas num mesmo vaso.
Seus tons variam do amarelo e verde clarinho nas bordas até o verde mais escuro no centro.
3 Sansevieria ehernberguii
Suas folhas tem um aspecto incomum e interessante como se fossem um leque. Elas surgem do centro da planta, se alternando entre elas, num efeito de camadas.
Contudo, tem um crescimento mais lento em relação às outras Sansevierias.
4 Sansevieria cylindrica
Usada como matéria prima na fabricação de fibras, a Sansevieria cylindrica, assim como o próprio nome sugere tem o formato cilíndrico longo e roliço.
As folhas suculentas e pontiagudas podem chegar a 90 centímetros de comprimento. Além disso, ficam muito bonitas em vasos de interior.
Ademais, quando brotam podem surgir mudas que apresentem meio círculo apenas, não tirando a beleza e o aspecto minimalista da planta.
Quando plantadas podem ser inclinadas ou manter o visual original que aponta para cima.
Enfim, se você quiser ler sobre algumas dicas práticas para o cultivo da Sansevieria, leia esse texto que publicamos, clicando no link.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre os Tipos de Sansevieria? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma delas em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.