A Calathea inclui algumas das espécies de folhagens tropicais com os mais belos padrões de desenhos. Nativa da Região Amazônica, é uma planta de sombra bastante popular para o cultivo em casas e apartamentos. Aqui vão algumas ocorrências comuns que podemos encontrar no plantio da Calathea.
1 – As Folhas da Calathea se Movem
Não se preocupe se as folhas da sua calathea pendem para baixo e para cima. Isso é natural tanto que também são conhecidas como “planta viva”.
Dessa forma, a biologia nomeia esse movimento como ritmo circadiano, que compreende as 24 horas de luz e temperatura durante o dia e a noite
À noite a planta tem as pontas das folhas voltadas para cima e durante o dia ela usa a pressão nos nós para mover a folhas para baixo.
Esse processo serve para otimizar a quantidade de luz que pode atingir a face das folhas durante o dia.
2 – A Calathea e a Luminosidade
No sol pleno a planta se enfraquece além de ter as folhas danificadas com o calor do sol. Desse modo, as folhas ficam amarronzadas nas bordas e a planta como um todo tende a ficar desbotada.
A luminosidade ideal é de sombra com luz indireta média a intensa.
3 – Vasos Com Furos
Por certo, os vasos com furos ajudam imensamente na drenagem rápida da água. De tal forma que, se você exagerou na rega, a grande maioria da água vai ser escoada pelos orifícios.
Contudo, se permanecer o erro de excesso de água, suas folhas e caules podem ficar amareladas. Se durar mais de duas semanas as raízes apodrecem. Neste caso, você perceberá manchas escuras nas folhas e as raízes terão forte odor desagradável.
4 – Falta de Água
Se a rega for insuficiente para manter o solo hidratado, as folhas da Calathea se transformarão em partes secas e amarronzadas com as bordas queimadas e onduladas.
Sempre que perceber algum desses sintomas, aumente a frequência de rega no número de vezes que oferece água.
Tente não aumentar o volume de água, apenas a repetição das regas.
5 – Calathea com Folhas Queimadas
Na maioria das vezes, percebemos rapidamente os danos que aparecem nas folhas.
Nesse caso, não retire a folha toda. Use uma tesoura limpa e corte somente a ponta ou a borda da folha.
Sendo assim você continua com o bonito volume de folhas e não ficará tão aparente o corte, já que suas folhas são muito exuberantes.
E se você é um admirador das calatheas, leia nesse outro artigo todos os cuidados com as folhas exuberantes da Calathea Orbifolia.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo de 5 dicas sobre a Calathea? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.