Calathea Orbifolia: Como Cuidar Da Planta e Suas Características

Calathea orbifolia

O que existe de especial na Calathea orbifolia é provavelmente suas folhas grandes e listradas. É uma das muitas espécies de Calathea que são excelentes como planta de sombra. Como a típica planta tropical, elas gostam de calor e umidade. Se você ainda não conhece a planta Calathea orbifolia, veja a seguir algumas dicas de cultivo e características dessa linda folhagem.

Calathea Orbifolia: Características e Origem

A Calathea orbifolia pertence à família da Marantaceae e é natural da América do Sul, ocorrendo no Brasil em região de Mata Atlântica. Sua classificação botânica passou a ser Goeppertia orbifolia a partir de 2012.

Suas folhas são maravilhosamente desenhadas, listradas com manchas verde escura ao longo das nervuras laterais. Tem as bordas levemente onduladas e arredondadas, o que justifica seu nome orbifolia, que significa “folhas redondas”. Ademais, possui inflorescência branca, porém rara nas plantas cultivadas dentro de casa.

A Calathea orbifolia é conhecida também pelos nomes populares de Caetê-redondo e Calatéia-melancia. É uma planta perene e pode atingir cerca de 40 centímetros de altura.

Substrato e Luminosidade para a Calathea Orbifolia

Prefere substrato grosseiro, leve e rico em matéria orgânica. Para o cultivo em vasos, prepare uma camada de drenagem no fundo do vaso para que a água excedente escorra totalmente.  

Além disso, para manter a umidade que a planta precisa, forre um cachepô com argila expandida e coloque o vaso da Calathea orbifolia dentro. Isso evita que as raízes fiquem danificadas pelo encharcamento.

De acordo com seu ambiente natural, a Calathea gosta de estar à sombra da copa das árvores. Sendo assim, em casa, procure um local onde a planta receba bastante luminosidade indireta. Um banheiro com janelas grandes é um bom lugar para esse tipo de planta por causa da umidade.

Assunto Relacionado: Banheiro com Plantas que Gostam de Umidade: Saiba Escolher

Nos jardins, busque por espaços de meia-sombra, pois não é recomendado o sol pleno, uma vez que suas folhas podem ficar queimadas.

Calathea Orbifolia: Rega e Adubação

Como a Calathea orbifolia precisa de substrato umedecido, as regas devem ser regulares. Sempre que possível ofereça água da chuva para a planta que está no interior, pois essa água é livre de minerais.

Assim que a parte superior do substrato, os primeiros dois centímetros, secarem, é hora de regar novamente. Embora aprecie a umidade, a Calathea orbifolia não deve ficar com água estagnada, pois suas raízes podem sofrer. Desse modo, sempre jogue fora a água que ficou no pratinho após a rega.

Use adubo líquido a cada 4 semanas para manter os nutrientes que a planta precisa. Dilua um pouco menos do que a quantidade de adubo indicada na embalagem a fim de evitar o risco do excesso de adubação.

Assunto Relacionado: 4 Dicas de Como Fertilizar as Plantas de Dentro de Casa

Veja Também:

Posts Recentes:

Gostou deste artigo sobre a Calathea orbifolia? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Calathea em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.

4.9/5 - (11 votes)

Deixe um comentário