O que existe de especial na Calathea orbifolia é provavelmente suas folhas grandes e listradas. É uma das muitas espécies de Calathea que são excelentes como planta de sombra. Como a típica planta tropical, elas gostam de calor e umidade. Se você ainda não conhece a planta Calathea orbifolia, veja a seguir algumas dicas de cultivo e características dessa linda folhagem.
Calathea Orbifolia: Características e Origem
A Calathea orbifolia pertence à família da Marantaceae e é natural da América do Sul, ocorrendo no Brasil em região de Mata Atlântica. Sua classificação botânica passou a ser Goeppertia orbifolia a partir de 2012.
Suas folhas são maravilhosamente desenhadas, listradas com manchas verde escura ao longo das nervuras laterais. Tem as bordas levemente onduladas e arredondadas, o que justifica seu nome orbifolia, que significa “folhas redondas”. Ademais, possui inflorescência branca, porém rara nas plantas cultivadas dentro de casa.
A Calathea orbifolia é conhecida também pelos nomes populares de Caetê-redondo e Calatéia-melancia. É uma planta perene e pode atingir cerca de 40 centímetros de altura.
Substrato e Luminosidade para a Calathea Orbifolia
Prefere substrato grosseiro, leve e rico em matéria orgânica. Para o cultivo em vasos, prepare uma camada de drenagem no fundo do vaso para que a água excedente escorra totalmente.
Além disso, para manter a umidade que a planta precisa, forre um cachepô com argila expandida e coloque o vaso da Calathea orbifolia dentro. Isso evita que as raízes fiquem danificadas pelo encharcamento.
De acordo com seu ambiente natural, a Calathea gosta de estar à sombra da copa das árvores. Sendo assim, em casa, procure um local onde a planta receba bastante luminosidade indireta. Um banheiro com janelas grandes é um bom lugar para esse tipo de planta por causa da umidade.
Assunto Relacionado: Banheiro com Plantas que Gostam de Umidade: Saiba Escolher
Nos jardins, busque por espaços de meia-sombra, pois não é recomendado o sol pleno, uma vez que suas folhas podem ficar queimadas.
Calathea Orbifolia: Rega e Adubação
Como a Calathea orbifolia precisa de substrato umedecido, as regas devem ser regulares. Sempre que possível ofereça água da chuva para a planta que está no interior, pois essa água é livre de minerais.
Assim que a parte superior do substrato, os primeiros dois centímetros, secarem, é hora de regar novamente. Embora aprecie a umidade, a Calathea orbifolia não deve ficar com água estagnada, pois suas raízes podem sofrer. Desse modo, sempre jogue fora a água que ficou no pratinho após a rega.
Use adubo líquido a cada 4 semanas para manter os nutrientes que a planta precisa. Dilua um pouco menos do que a quantidade de adubo indicada na embalagem a fim de evitar o risco do excesso de adubação.
Se você quiser saber um pouco mais sobre alguns problemas que podem acontecer com suas plantas, dê uma olhada nesse outro artigo onde falamos sobre folhas queimadas nas pontas.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou deste artigo sobre a Calathea orbifolia? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e conte se você tem uma Calathea em casa. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas. E então, marque sua avaliação nas estrelinhas.