Fazer jardinagem na água é uma excelente alternativa para quem não quer mexer com terra em casa. Ficou animado? Pois tem mais, não se preocupe com a medida certa de rega, encharcamento de solo, mofo das raízes, ou com o pet que gosta de cavar a terra. Se você está convencido de que a hidroponia é para você veja a seguir algumas dicas de como cultivar plantas na água.
Como Cultivar Plantas na Água
As plantas cultivadas na água não atingem recordes de crescimento mas se desenvolvem lindas e saudáveis, e além disso elas produzem menos ramos e suas folhas serão menores do que suas parentes plantadas no solo.
Quais Plantas Posso Cultivar na Água
Muitas plantas de interior podem ser cultivadas diretamente na água e também algumas hortaliças como por exemplo, a sálvia, a hortelã, o alecrim e o orégano.
As plantas mais tradicionalmente cultivadas em água são as espécies epífitas, ou seja, aquelas que crescem em árvores pois elas toleram muito bem a umidade.
Veja alguns exemplos: aglaonema, hera, singônio, Costela de Adão, Lírio da Paz, Alocasia, Antúrio, Orquídea.
Escolha o Recipiente
Se você quiser acompanhar a saúde das raízes da sua planta, utilize vasos, jarros, garrafas, potes, tubos de ensaio e tudo mais que seja transparente. O recipiente transparente é importante pois, plantas como as orquídeas, também realizam fotossíntese por suas raízes verdes.
Evite materiais metálicos como o cobre e latão por exemplo, eles podem oxidar ou interagir com o fertilizante alterando a composição da água. Sendo assim, se prefere usar o metal, escolha os cachepôs metalizados, que não entram em contato com a planta e ainda combinam com a decoração da casa.
Passo a Passo de Como Cultivar Plantas na Água
Escolhido o recipiente, vamos aos próximos passos:
- Recipientes pequenos e leves podem ser preenchidos com pedras, cascalho ou areia no fundo para dar estabilidade;
- Se sua planta está vivendo no solo há algum tempo, retire-a do solo e lave as raízes até que não reste nenhuma parte de terra;
- Se for cortar as raízes, faça o seguinte: antes de colocar a planta na água deixe cicatrizar o corte por uns dois dias e só depois coloque a planta na água;
- Em seguida, preencha o recipiente com água;
- E logo depois, coloque a planta dentro sem submergir as folhas;
- Encontre o local dentro de casa que tenha luminosidade ideal para a espécie que você está cultivando;
- As estacas e as plantas aquáticas precisam de um pouco mais de luz do que outras plantas, pois precisam de bastante energia da fotossíntese para formar as raízes aquáticas;
- A água deve ser trocada semanalmente ou sempre que notar que está escurecendo ou ficando verde;
- Ofereça fertilizantes líquidos a cada mês, porém diminua a dosagem indicada na embalagem;
Enfim, esse tipo de cultivo é muito simples e você pode experimentar aí na sua casa. Por outro lado, se conhecer um pouco mais sobre as plantas que gostam de água, cultivadas em um substrato, leia este outro artigo que publicamos.
Veja Também:
- Como Plantar Physalis no Jardim de Casa
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
Gostou desse artigo sobre como cultivar plantas na água? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.