As plantas ornamentais adoecem e são atacadas por fungos e pragas . Os problemas surgem, sobretudo por erros de cultivo. E em geral, porque damos o mesmo tratamento a diferentes espécies. Conhecer as plantas que você tem em casa é fundamental para conseguir um desenvolvimento saudável. Entretanto, algumas dicas podem te ajudar a evitar as folhas amarelas nas plantas.
Separamos a seguir algumas possíveis causas de folhas amareladas que podem ser úteis sobretudo se você não tem ainda experiência no cultivo e manutenção das plantas de casa.
Possíveis Causas das Folhas Amarelas nas Plantas
Existem várias razões que podem deixar as folhas das plantas amarelas. É importante identificar corretamente a causa de acordo com os cuidados que você dispensa a planta em questão.
Contudo, saiba que o amarelamento das folhas antigas é comum e você não deve ser preocupar nesse caso. O alerta é para quando muitas folhas da sua planta estão sendo afetadas.
Aqui estão algumas das possíveis causas do amarelamento:
Deficiência Nutricional
A falta de nutrientes essenciais, como nitrogênio, ferro ou magnésio, pode levar ao amarelamento das folhas. Nesse sentido, é importante fornecer à planta uma fertilização equilibrada para mantê-la saudável. Se você tem muitas plantas em casa, comece a anotar os períodos de adubação para não esquecer as datas recomendadas. Cada planta tem uma exigência diferente, o que significa fertilização adequada para uma espécie pode ser pouco para outras. Entenda um pouco melhor sobre os fertilizantes nesse outro artigo que publicamos anteriormente: Como Funcionam os Fertilizantes? Conheça Todos os Nutrientes.
Doenças Fúngicas
Algumas doenças causadas por fungos, como a ferrugem e o míldio, podem causar o amarelamento das folhas. Essas doenças se desenvolvem geralmente em condições de alta umidade e temperatura. Algumas espécies suculentas, por exemplo, preferem ambientes mais secos. Assim, sempre que perceber alguma alteração nas folhas, trate o mais rapidamente possível com fungicidas adequados.
Infestação de Pragas
Pragas como pulgões, ácaros e cochonilhas, também podem causar o amarelamento das folhas. Essas pragas se alimentam da seiva das plantas, causando danos e enfraquecendo-as. A solução é implementar medidas de controle de pragas, como a aplicação de inseticidas, naturais ou químicos. A remoção manual das pragas também pode ser feita para evitar a proliferação. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais fácil será a remoção.
Excesso de Água
Essa talvez seja a causa mais comum do amarelamento das folhas. Isso porque pode ser complicado acertar a quantidade certa de água. Não só a quantidade de água, mas também a frequência. A rega depende de vários fatores como por exemplo, o tipo de vaso, a drenagem do substrato, a temperatura do ambiente, a umidade do ar, vento, sol, chuva, enfim, tudo pode alterar a forma como devemos regar nossas plantas. Nesse sentido, o excesso de água provoca a falta de oxigênio nas raízes e o consequente acúmulo de nutrientes no solo, deixando as folhas amarelas.
Enfim, realize inspeções regulares para identificar o mais cedo possível qualquer causa que esteja provocando folhas amarelas nas plantas. Além disso, remova as folhas amarelas ou danificadas, pois elas podem servir como fonte de infecção por doenças e abrigo para pragas.
Veja Também:
- Philodendron Renauxii: Dicas Essenciais para Cultivo
- Lírio-Aranha-Vermelho: Exuberância em Flores Vermelhas
- Transforme o Jardim com a Tradescantia Spathacea: o Abacaxi-Roxo
- Jardinagem Sustentável para Casas com Jardim
- Gerânio-Pendente (Pelargonium peltatum): Beleza e Colorido para o Seu Jardim
Gostou das dicas sobre as possíveis causas das folhas amarelas nas plantas? Então compartilhe com alguém que também cultiva plantas em casa. Em seguida, marque suas estrelinhas abaixo.