Palmeira Rafis ou Rhapis Excelsa: Conheça Todas As Dicas

palmeira rafis

A Palmeira Rafis é uma das plantas de grande porte mais populares e que é extremamente tolerante à ambientes sombreados. Ela cresce muito lentamente, tem simples manutenção, é uma planta barata e além disso enriquece o visual de qualquer cômodo da casa.

Se você ainda não tem uma palmeira como planta de interior, não hesite em escolher a Rafis. Suas folhas em forma de leque são seu ponto forte e surgem de troncos tubulares de diversas alturas.

Elas se adaptam aos mais diversos locais da casa, pois são plantas muito decorativas e que, com pouco esforço, duram por muitos anos.

A Palmeira Rafis (Rhapis excelsa) é nativa da China e pertence à família das palmeiras, a Arecaceae. Embora alcance até 3 metros de altura ao ar livre, quando plantada em vasos sua altura atinge cerca de um metro e meio.

Como Cuidar da Planta Rafia em Vaso

A Palmeira Rafis gosta de estar em substrato levemente umedecido composto por elementos de excelente drenagem. Seu cultivo em vaso pode ser feito tanto em locais de sombra, quanto meia-sombra e sol pleno. Além disso, as regas devem ser constantes, porém evitando o encharcamento.

Embora a Palmeira Ráfia possa ser cultivada no mesmo tipo de substrato tanto no jardim como em vasos, certifique-se de oferecer um solo fértil, rico em material orgânico. Bem como, material drenante que facilite o escoamento da água.

Nesse sentido, elementos como a perlita e húmus de minhoca são excelentes para cuidar da planta Ráfia.

Assunto Relacionado: Saiba mais Sobre a Perlita e Como Usar nas Plantas

Se você não sabe a quantidade correta, uma receita equilibrada para vasos por exemplo, seria 6 partes de terra orgânica de qualidade com 3 partes de perlita e 1 parte de húmus de minhoca.

Com relação a irrigação, a Rafia planta precisa estar sempre hidratada, de forma que o substrato não fique totalmente seco entre uma rega e outra. Sendo assim, mantenha a umidade do solo, porém sem deixar que ele fique encharcado.

A maneira mais simples de controlar a umidade do solo, é testando com as mãos. Afunde o dedo nos primeiros centímetros e verifique se ele já está seco. O teste evita o exagero de água e também garante que sua planta Rafia não fique com sede.

Ao mesmo tempo, a Pameira Rafis suporta um pequeno período de seca, dessa forma não se preocupe se precisar deixar a planta sem água durante sua ausência por motivo de viagens, por exemplo. Ela sobreviverá.

Se você utiliza pratinhos embaixo dos vasos, lembre-se de esvaziá-los para que a água parada ali, não afete as raízes da sua planta.

Planta Rafia como Cuidar da Fertilização

A fertilização da planta Rafia deve ser cuidadosa assim como todas as plantas que são cultivadas em vasos. Isso porque um pequeno excesso de adubo pode fazer grande estrago.

Nesse sentido, o melhor é adubar levemente a Palmeira Rafis a cada dois ou três meses. Utilize a metade da indicação descrita na embalagem do fabricante.

A adubação é importante para que sua planta continue se desenvolvendo saudavelmente.

Antes de adubar, sempre regue primeiro a planta que está no vaso. Além disso, também não deixe o substrato secar nessa semana depois de oferecer a dose de adubo.

Palmeira Raphis, Pontas Queimadas ou Folhas Amareladas

palmeira raphis pontas queimadas
Palmeria Raphis com pontas queimadas

Como é uma planta que gosta de umidade, se as folhas da Palmeira Raphis apresentarem pontas queimadas é, o mais comum, sinal de ambiente muito seco. Isso acontece quando a planta é cultivada, por exemplo, em locais com a presença constante de ar-condicionado.

Algumas cidades do país também têm climas extremamente quentes e secos, e isso por certo afetará sua planta. Nesses casos, o uso de um umidificador pode ajudar.

Por outro lado, se sua planta Rafis está com as folhas amarelas, isso indica mais comumente um excesso de água.

Também é possível que as folhas fiquem amareladas por falta de água ou excesso de adubo. Assim, verifique o que pode estar acontecendo de acordo com a rotina de cuidados.

Outro fator que pode levar à descoloração das folhas é a mudança repentina de local. Quantidades diferentes de luz afetam as folhas da Raphis excelsa, seja de um local com pouca ou muita luz para um outro local com luz oposta.

Como Fazer Muda da Palmeira Rafia

A Rafia se multiplica através de sementes ou pela divisão das touceiras.

E já que estamos falando de palmeiras veja esse outro artigo que fala somente sobre espécies de palmeiras de sombra.

Veja Também:

Gostou desse artigo sobre a Palmeira Rafis ? Deixe suas estrelinhas abaixo e então, compartilhe com quem você sabe que também gosta de plantas. Logo depois, aproveite para ler nossos outros posts do Blog. Além disso, dê uma olhada na parte de decoração e receitas.

Deixe um comentário