Eles são exóticos, estranhos e fáceis de cuidar. Os cactos vêm em todas as formas e tamanhos e encantam jardineiros pelo mundo afora. Se você ainda não tem um em casa, selecionamos aqui 5 espécies de cactos diferentes para você se animar.
Cactos Diferentes para Cultivo
1 – Cacto-Cérebro (Mammillaria elongata)
Esse é um tipo muito interessante, pois suas hastes, embora sejam individuais, parecem que são uma coisa só. O que acontece com o Cacto-cérebro é um crescimento formando cristas. Ou seja, as hastes se tornam cristatas por causa da duplicação constante das suas pontas.
Este tipo de cacto, mais compacto e fechado requer regas muito cuidadosas a fim de evitar problemas com fungos.
2 – Chapéu-de-Bispo (astrophytum myriostigma)
O cacto Chapéu-de-bispo não possui espinhos. É uma espécie cilíndrica com formato de estrela e flores que surgem solitárias ou em grupos. A saber, cresce muito lentamente, demorando cerca de 20 anos até atingir a fase adulta.
Deve ser regado muito esporadicamente e na fase de descanso, ou seja, nos meses mais frios, as regas não precisam acontecer.
3 – Velho-Peruano (Espostoa lanata)
O cacto Velho-peruano é revestido por uma densa “cabeleira” branca de pelos finos. Apesar de possuir hastes cilíndricas típicas, a pilosidade confere um visual bem diferente.
Nativo dos Andes, ele se adequa a regiões quentes e secas. Além disso, suas flores são noturnas.
4 – Cacto-Osso (Hatiora salicornioides)
Este é um cacto extremamente ramificado com hastes segmentadas que se tornam pendentes à medida que crescem. O Cacto-osso é nativo do sudeste do Brasil e atinge cerca de 20 centímetros de altura. As flores são amarelas.
Diferente da maioria dos cactos, ele gosta de regas mais abundantes durante todo o ano. Além disso, o cultivo é melhor em sombra ou meia-sombra.
5 – Cabeça-de-Frade-do-Periperi (Melocactus matanzanus)
É um cacto raro nativo da Bahia e do Norte de Minas Gerais. Embora o cacto Cabeça-de-frade-do-periperi tenha um caule comum, ele possui cerca de 14 costelas profundas com muitos espinhos eretos e centrais.
Além disso, ele possui um cefálio que surge na fase adulta e emite pequenas flores rosas sequenciais na primavera.
Assunto Relacionado: Conheça 7 Raridades Entre Os Lithops: Chamados De Cactos Pedras
Veja Também:
Gostou das dicas sobre os cactos diferentes? Então, você já tem uma planta dessa em casa? Aproveite e compartilhe com seus amigos que também gostam de plantas e não esqueça de deixar suas estrelinhas abaixo.